Escravidao E A Igreja
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1. Vieira em movimento: subjacências da distinção entre tapuias, tupis e negros
resumo A Igreja cristã foi constituída no contexto de expansão do Império Romano, do qual a escravidão era um fundamento importante. Apesar de seu discurso redentor, ela aceitou e integrou a escravidão em sua doutrina e instituições. Mas, foi com base na doutrina agostiniana da escravidão que a Igreja se adaptou a uma conjuntura propriamente escravi
Estud. av.. Publicado em: 02/12/2019
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2. Casamentos mistos: entre a escravidão e a liberdade
Resumo Esse artigo busca ampliar o estudo sobre os casamentos mistos, temática ainda pouco explorada no âmbito da historiografia brasileira. A presente análise focalizou os casamentos entre pessoas de estratos sociais distintos: livres e escravos ou livres e descendentes de escravos(as) africanos(as). Por meio do cruzamento nominativo das atas de casament
Rev. bras. estud. popul.. Publicado em: 2017-05
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3. Gênero, sexo e raça e a formação de subjetividades femininas em Cuba, século XIX
Resumo: Os estudos de gênero sobre o século XIX cubano têm privilegiado as mulheres escritoras. Para a aproximação a esses discursos, existem várias teorias nos campos literários e feministas. Porém, a incidência da classe, da raça, do sexo nas relações de gênero1 e na formação das subjetividades2 femininas entre setores populares é um tema m
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-04
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4. Compadrio e escravidão na Bahia seiscentista
A partir do estudo do compadrio em quatro paróquias rurais na Bahia, entre 1613 e 1700, são examinadas as especificidades do período de consolidação da escravidão na principal capitania açucareira do Estado do Brasil. Por meio de uma análise quantitativa, demonstra-se a reduzida relevância demográfica dos forros, o prestígio de pardos e mulatos de
Afro-Ásia. Publicado em: 2014-12
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5. Na Bahia Setecentista, um pioneiro do abolicionismo?
No ano de 1992, foi republicado por Paulo Suess Etíope Resgatado, de autoria do Pe. Manuel Ribeiro Rocha. Tratava-se de obra raríssima, pois, quanto consta, só havia em todo o Brasil um único exemplar, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Já vinha eu fazendo pesquisas em torno do Pe. Ribeiro Rocha, a quem costumava qualificar de "pioneiro do abolic
História. Publicado em: 2012-12
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6. Orisha: a cultural manifestation of god: an analysis of catholic liturgies inculturated / Orixás: a manifestação cultural de Deus - uma análise das liturgias católicas inculturadas
O objetivo desta pesquisa é discutir o processo de abertura da Igreja Católica às religiões afrobrasileiras, tendo como foco a liturgia das missas inculturadas (ou missa afro) nas quais elementos das religiões afro-brasileiras (principalmente do candomblé) são adotados. Em São Paulo, por exemplo, o ícone dessas celebrações é a missa da mãe negra
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/10/2011
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7. A PRESENÇA DA IGREJA NAS AÇÕES ABOLICIONISTAS DO NORTE MINEIRO: O caso do Bispado de Diamantina 1864-1888. / A PRESENÇA DA IGREJA NAS AÇÕES ABOLICIONISTAS DO NORTE MINEIRO: O caso do Bispado de Diamantina 1864-1888.
O tema desta pesquisa é a prática de manumissões e o processo de abolição da escravidão na região de Diamantina, província de Minas Gerais, entre os anos 1860 e 1888. O assunto das manumissões será abordado a partir das cartas de liberdade. Pretende-se, a partir dessa documentação, estabelecer o comportamento das variáveis das alforrias na regi�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/10/2011
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8. Os Santos Óleos: relações sociais e alforrias na Pia Batismal Freguesia de São Gonçalo, Rio de Janeiro, meados do século XVIII / The holy oils: social relations and the emancipation font - Freguesia de São Gonçalo, Rio de Janeiro, mid-eighteenth century
Segundo a doutrina católica, o rito batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizando. No entanto, esse mesmo ato eucarístico pode ter sido utilizado pelos escravos ou ex-escravos para abrir outras portas que não apenas a vida cristã, mas uma possibilidade de arranjos sociais para amenizar a sua condição de cativo n
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/01/2011
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9. A confraria de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos de Quixeramobim (Cearà - Brasil): identidades e sociabilidades. / La confrÃrie de Notre Dame do Rosaire des Hommes Noirs de Quixeramobim (CearÃ-BrÃsil):identitÃs et sociabilitÃs
As irmandades ou confrarias de Nossa Senhora do RosÃrio dos Homens Pretos floresceram no Brasil no perÃodo da escravidÃo, adquirindo grande interesse para os africanos livres e cativos e seus descendentes. Apesar da imposiÃÃo ao culto catÃlico que lhes caracterizava, essas associaÃÃes leigas nÃo deixaram de ser um vetor de criaÃÃo de sociabilidade
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/10/2010
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10. A REFORMA CATÓLICA EM MARIANA E O DISCURSO ULTRAMONTANO DE DOM VIÇOSO (1844-1875)
O objetivo desse trabalho é analisar a ala da Igreja Católica denominada ultramontana ou romanizadora na figura de Dom Viçoso, Bispo de Mariana, bem como seu discurso e projeto de sociedade para o século XIX. Para isso, o corte cronológico desse trabalho vai de 1844, ano em que Dom Viçoso assume o Bispado em Mariana e termina em 1875, ano de sua morte
Publicado em: 2010
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11. A dignidade humana em João 10,10 e na doutrina social da igreja
Esta dissertação, balizada por uma antropologia teológica, coloca em evidência a dignidade inalienável do ser humano, pelo fato de ter sido querido, planejado e criado por Deus a sua imagem e semelhança, e vivificado por um espírito que o distingue de qualquer outro ser vivo, ponto fulcral da Doutrina Social da Igreja. A dignidade foi adulterada pelo
Publicado em: 2009
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12. O turíbulo e a chaminé: a ação do bispado no processo de constituição da modernidade em Diamantina, 1864-1917
A presente dissertação tem por objetivo central a análise das ações empreendidas pela Igreja Católica em Diamantina, através do seu Bispado, entre os anos de 1864 a 1917. Visa compreender a forma como ela exerceu sua influência e interferiu no processo de constituição da modernidade da cidade e, por consequência, do norte de Minas. A análise do d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2007