Escravidao De Origem Africana
Mostrando 1-12 de 14 artigos, teses e dissertações.
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1. Religião, compadrio e hierarquia social: faces da monarquia portuguesa de Antigo Regime em Goiás (séculos XVIII-XIX)
RESUMO Referente à Vila Boa de Goiás de meados do século XVIII até a terceira década do século XIX, o artigo se baseia na hipótese de que os ataques de índios hostis interferiram decisivamente nas relações e redes de compadrio entre senhores e seus escravos de origem africana. Pautada na ideia de que hierarquia, autogoverno, escravidão e disciplin
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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2. Estratégias e mobilidade social: o acesso de descendentes de escravos e libertos ao clero secular no bispado do Rio de Janeiro (1702-1745)
Resumo: O artigo procura analisar o processo de mobilidade social de descendentes de escravos e libertos de origem africana na América portuguesa, destacando as estratégias executadas pelos grupos familiares no intuito de superar a mácula imposta pela escravidão. Nesse sentido, privilegia-se o papel da carreira eclesiástica em sociedades escravistas hie
Tempo. Publicado em: 2020-09
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3. LEGBA NO BRASIL - TRANSFORMAÇÕES E CONTINUIDADES DE UMA DIVINDADE
Resumo Neste artigo apresento as transformações e continuidades do culto no Brasil a Legba, entidade africana de origem fon-ewe, com especial atenção a sua prática no tambor de mina maranhense. Parto do processo de reinterpretação feito pelos europeus dessa entidade na África e como esse processo se estendeu ao Brasil por ocasião da Diáspora Africa
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
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4. Alguns vêm de lá, outros de cá: a Amazônia no tráfico interno brasileiro de escravos (século XIX)
O presente artigo é voltado ao tráfico de escravos africanos e crioulos no âmbito da região amazônica e entre esta e outras partes do Império do Brasil, denominado pela historiografia como tráfico interno de escravos. A partir de uma gama variada de evidências, são analisadas quatro questões específicas (desdobradas no texto em cinco seções): a
História. Publicado em: 17/09/2018
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5. Liberdade e Solidariedade: visões sobre o cativeiro em um julgamento afro-baiano do século XVII
RESUMO Este artigo consiste em uma leitura do processo inquisitorial de Simão, africano liberto nascido no Congo e residente no Recôncavo Baiano no final do século XVII. Simão foi denunciado ao Santo Ofício de Lisboa em 1685 após ser acusado pelo proprietário André Gomes de Medina e por seus escravos de matar outros cativos com feitiços. Antes de se
História. Publicado em: 17/09/2018
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6. No âmago da africanização: pessoas negras e de cor nos mapas populacionais do Maranhão colonial (1798-1821)
Resumo O estudo analisa o “boom” demográfico das populações escravas de origem africana nas áreas de plantation a partir dos Mapas Estatísticos do Maranhão. Em especial, focalizamos a freguesia do Rosário do Itapecuru utilizando outras fontes documentais – inventários post mortem e registros paroquiais de batismo. Os Mapas de 1798 e 1821 possib
Rev. bras. estud. popul.. Publicado em: 2017-09
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7. ECONOMIA E DEMOGRAFIA DA ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO E NO GRÃO-PARÁ: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA ESTRUTURA DA POSSE DE CATIVOS (1785-1850)
Resumo O artigo examina as estruturas da posse de escravos dos principais espaços de economia agrícola do Maranhão e agroextrativista do Grão-Pará, entre os anos de 1785 e 1850. A partir da análise serial de inventários post-mortem, reconstroem-se os padrões de distribuição e os graus de concentração da propriedade escrava, assim como as caracter
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/02/2017
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8. Arqueologia da escravidão em fazendas jesuíticas: primeiras notícias da pesquisa
Nesta nota de pesquisa apresentamos questões teóricas e metodológicas sobre uma investigação em arqueologia histórica iniciada recentemente, que visa analisar o cotidiano da escravidão, regimes demográficos, práticas culturais etc. Um levantamento de sítios arqueológicos em antigas senzalas e fazendas escravistas do Vale do Paraíba e norte flumin
Hist. cienc. saude-Manguinhos. Publicado em: 2012-12
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9. Signo Cimarrón: o direito de significar
Neste trabalho pretendemos apresentar uma possibilidade de leitura do livro Signo Cimarrón, de Edimilson de Almeida Pereira, levantando nele as principais questões que nos parecem relevantes, são elas: a) a importância da memória para manter vivas as tradições e os costumes do lugar de origem; b) a importância da linguagem na difusão da memória; c)
Publicado em: 2009
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10. Libertos no Rio Grande de São Pedro: Porto Alegre e Viamão no final do século XVIII e início do XIX. / Freed in Rio Grande de São Pedro: Porto Alegre and Viamão in the late eighteenth and early nineteenth.
O objetivo desta pesquisa é estudar a vida dos libertos de Porto Alegre e Viamão, Rio Grande do Sul, destacando e tentando entender aspectos importantes de seu cotidiano, como relações familiares, sociais e econômicas. Para isso, me vali do estudo de trajetórias individuais e do estudo quantitativo daquele grupo na segunda metade do século XVIII e in�
Publicado em: 2009
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11. Devoção e identidades: significados do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia no Rio de Janeiro e nas Minas Gerais no Setecentos
O artigo procura refletir sobre o papel do culto de Santo Elesbão e Santa Efigênia, no século XVIII, como um dos fatores de construção de identidades entre segmentos da população negra no Brasil colonial. Defendo a idéia de que o estímulo ao culto fazia parte de uma das estratégias da Igreja na conversão de africanos e seus descendentes, no entant
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2006-06
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12. Estudo comparativo entre a teologia africana e a teologia afro-americana
O estudo comparativo entre as teologias africana e afro-americana que envolve semelhanças e diferenças foi feito em três capítulos. O primeiro discute os pressupostos considerados orientadores no desenvolvimento deste trabalho, como os sentidos do termo teologia, seu objeto, suas fontes tradicionais e a teologia em contexto. Este capítulo aborda, ainda,
Publicado em: 2006