Edward Gordon Craig
Mostrando 1-6 de 6 artigos, teses e dissertações.
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1. Artificialidade Intencional: um princípio para reposicionar o corpo
Resumo: O artigo desenvolve um exercício de pensamento sobre o princípio da artificialidade intencional depreendido da obra de Edward Gordon Craig com o objetivo de fazer mover o corpo na formação docente. As noções foucaultianas de corpo dócil, corpo utópico e heterotopia são postas em operação em lateralidade com as propostas craiguianas da Übe
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 18/02/2019
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2. Edward Gordon Craig e o Teatro para Bobos: retrato de um encenador como autor cômico
RESUMO Durante a Primeira Guerra Mundial, o encenador Edward Gordon Craig escreveu um ciclo de comédias para marionetes, Teatro para Bobos, que permanecerá inacabado. Esse aspecto de sua obra foi, por muito tempo, negligenciado pela maioria dos críticos devido a sua contradição com as declarações do autor contra os autores dramáticos e o teatro liter
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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3. Um Diálogo às Margens do Ganges: Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy
RESUMO O artigo analisa o diálogo entre Edward Gordon Craig e Ananda Coomaraswamy, historiador de arte indiana, como ponto inaugural do universo investigativo conhecido como teatro intercultural e as consequências desse diálogo no pensamento do diretor inglês, desafiando sua criação do Über-marionette. A partir desse diálogo, o texto apresenta a post
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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4. As Contradições em Gordon Craig
RESUMO As aparentes contradições no pensamento teatral de Gordon Craig podem ser solucionadas se forem abordadas como um constructo pragmático que assume a forma de um sistema concêntrico que gira em torno da contemplação mística, sendo que cada camada constitui um sucedâneo mais ou menos remoto dessa contemplação. Ao detalhar cada uma dessas camad
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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5. O Projeto Scene de Gordon Craig: uma história aberta à revisão
RESUMO O artigo propõe uma revisão do projeto Scene, de Gordon Craig, uma invenção patenteada em 1910 e desenvolvida até 1922. O próprio Craig manteve uma posição ambígua sobre se foi ou não um projeto irrealizado. Seu filho e biógrafo Edward Craig sustentou que as aspirações originais de Craig nunca foram alcançadas devido a limitações técn
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-12
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6. O Paradoxo do ator-marionete : diálogos com a prática contemporânea
Este texto busca refletir sobre as implicações do conceito de ator-marionete, partindo do pressuposto que este constitui um paradoxo, pois a função ator remete a uma autonomia, enquanto que a marionete subentende a manipulação por outro que esteja fora de seu corpo. A estrutura do texto está dividida em três capítulos que fazem diálogos com prátic
Publicado em: 2005