Educacao Musical
Mostrando 25-36 de 451 artigos, teses e dissertações.
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25. O Conhecimento profissional na formação do professor de música
Resumo Apresentação do livro Professional Knowledge in Music Teacher Education. Este é o primeiro livro que trata do conhecimento profissional do professor de música. Reúne 13 capítulos organizados em três partes com diferentes finalidades, os quais são escritos por autores de diversos países. Eles apresentam as muitas formas de definir o termo "con
Per musi. Publicado em: 2016-08
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26. O encontro de saberes como uma contribuição à etnomusicologia e à educação musical
Parte do livro:Etnomusicologia no Brasil
Autor(es): Carvalho, José Jorge de; Cohen, Liliam Barros; Corrêa, Antenor Ferreira; Chada, Sônia
EDUFBA. Publicado em: 2016
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27. Capoeira na disciplina Sociologia da Música
Resumo:O artigo aborda a experiência de ensino na disciplina Sociologia da Música no Curso de Licenciatura Plena em Música da UFPA, a partir de uma experiência ocorrida em 2013. O tema geral utilizado nas aulas foi a capoeira, a partir do olhar da sociologia da música, da Educação Musical e da etnomusicologia. A principal intenção da utilização de
Per musi. Publicado em: 2015-12
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28. Música na escola? Reflexões e possibilidades
O livro foi pensado para a disciplina "Metodologia da educação musical", do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Daiane Stoeberl e Érica Gomes. Voltado para quem quer começar a conhecer sobre o ensino de música no Brasil, pensando no contexto escolar, o livro traz uma introdução sobre a educação musical escolar, e um históri
Publicado em: 04/09/2015
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29. Brincando com sons
Esta é a primeira edição do livro Brincando com Sons: o lúdico na educação infantil, publicado pela Editora UNICENTRO para a disciplina "Dinâmicas para a educação musical", ofertada ao curso de Arte-Educação UNICENTRO/UAB. O livro traz uma breve contextualização da ideia de jogo e de brincadeira na educação, além de falar da contribuição qu
Publicado em: 04/09/2015
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30. Música e transformação: por um olhar diferenciado na história da música
O livro foi escrito para a disciplina "História da música" do curso de Arte-Educação da UNICENTRO/UAB, pelas professoras Érica Gomes e Daiane Stoeberl. Mais do que tratar dos estilos e dos compositores, o livro traz abordagem voltada para a apreciação musical por meio das músicas de diferentes contextos histórico-culturais. Com base em Wisnik, prop�
Publicado em: 04/09/2015
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31. A narrativa da montagem do funk carioca no cotidiano escolar
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a possibilidade de a narrativa da montagem do
funk carioca orientar práticas educacionais mais emancipatórias. Enquanto uma prática musical da diáspora negra fortemente presente no cotidiano da escola municipal carioca de ensino fundamental em que trabalho (eEduc. Soc.. Publicado em: 2015-06
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32. Música e desenvolvimento em Salvador (Bahia), à luz da geografia crítica e ecologia dos saberes
Registro do mapeamento de um conjunto considerável de instituições que utilizam a música como elemento estético-pedagógico relevante na transformação social de cidadãos em Salvador (Bahia), uma cidade que, distante dos discursos turísticos, apresenta consideráveis índices de pobreza, concentração de renda e desigualdade socioeconômica. O refer
Per musi. Publicado em: 2015-06
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33. ENSAIOS SOBRE MÚSICA E CONSTRUÇÕES CONTEMPORÂNEAS: compreensão musical por meio da apreciação
RESUMOGOMES, Érica Dias. Ensaios sobre música e construções contemporâneas: compreensão musical por meio da apreciação. 2014. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Guarapuava, 2014.A presente pesquisa buscou refletir sobre a compreensão de músicas contemporâneas em processos educacionai
Publicado em: 27/05/2015
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34. Comportamentos de Crianças do Espectro do Autismo com seus Pares no Contexto de Educação Musical
o Transtorno do espectro do autismo (TEA) é marcado por prejuízos nas áreas de interação social, comunicação, comportamento e processamento sensorial. Aspectos relacionados a prejuízos no repertório de interação social, bem como estratégias para torná-la mais adequada têm sido amplamente estudados. Dentre estas estratégias, as que utilizam mú
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2015-03
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35. Imaginação e processos de criação na perspectiva histórico-cultural: análise de uma experiência
Este artigo aborda a imaginação como processo psicológico fundamental do ser humano, tomando como base os trabalhos de Vigotski e seus interlocutores, e tendo como eixo reflexivo uma pesquisa-intervenção desenvolvida em uma Organização Não Governamental de arte-educação. A investigação se caracterizou pela oferta de oficinas de percussão, produ�
Estud. psicol. (Campinas). Publicado em: 2015-03
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36. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical
"Desde a década de 1960, as práticas criativas em Educação Musical têm sido alvo de interesse e estudo de muitos educadores musicais/ compositores em todo o mundo. Esteve também bastante presente no Brasil, com as propostas de Hans-Joachim Koellreutter e Conrado Silva, entre muitos outros. Assinale-se, também, a presença no país do canadense Murray Schafer a partir de 1990, que exerceu grande influência nos estudos dessa temática, desde que começou a visitar o Instituto de Artes da Unesp e a ter seus livros publicados no Brasil. Recentemente, em 2011 e 2012, prosseguindo em sua tradição de pesquisar esse tema, o GEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical –, sediado no IA/Unesp, recebeu a visita da pesquisadora e docente Chefa Alonso, musicista espanhola especializada em técnicas de Improvisação Livre, em que se destaca o trabalho sistemático de criação e improvisação com instrumentos, voz e corpo. A preocupação com as práticas criativas em Educação Musical é o germe de toda pesquisa desenvolvida pelo GEPEM no decorrer dos anos e a vinda de Chefa Alonso contribuiu fortemente com as investigações do grupo. Sua experiência enriqueceu o trabalho e reforçou a percepção da importância de se aprofundar no estudo dessa temática e em sua aplicação em diferentes contextos, nas escolas, projetos sociais e em cursos profissionalizantes e superiores de Música. No presente trabalho, Marisa Trench de Oliveira Fonterrada oferece ao leitor o resultado de sua pesquisa na área de Educação Musical, partindo da análise da experiência de Chefa Alonso e enveredando por uma profunda reflexão a respeito do tema, graças à colaboração de educadores musicais de todo o país, consultados por internet, e de pesquisadores brasileiros e espanhóis entrevistados. Em Ciranda de sons, apresenta-se um levantamento inédito de como o assunto tem sido tratado no Brasil, tanto no que se refere à produção acadêmica quanto no que diz respeito à atuação de professores de música brasileiros de diferentes formações e que atuam em múltiplos espaços, assim contribuindo para o desenvolvimento da área da Educação Musical."
Autor(es): Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira
Editora UNESP. Publicado em: 2015