Educacao Ludica E Ensino Aprendizagem
Mostrando 1-12 de 43 artigos, teses e dissertações.
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1. O Uso da Estratégia Gameficação na Educação Médica
RESUMO Introdução O ensino por meio de metodologia ativa vem ganhando cada vez mais destaque no cenário da educação médica, complementando, ou mesmo substituindo, o método de ensino tradicional. Diante disso, o sistema de gameficação, bem aceito por estudantes, inova, uma vez que o aprendizado se torna lúdico e participativo, contribuindo para a
Rev. bras. educ. med.. Publicado em: 2019-03
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2. Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil
Resumo: Acreditando que as crianças das camadas populares têm direito de vivenciar situações nas quais possam, na escola, refletir sobre textos de diferentes gêneros escritos, principalmente os literários, e sobre os princípios do sistema de escrita alfabética, objetiva-se discutir o ensino e a aprendizagem da linguagem escrita envolvendo meninos e m
Rev. Bras. Estud. Pedagog.. Publicado em: 2016-12
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3. trabalhando Futsal na escola atraves da ludicidade
A curiosidade deste tema surgiu a partir de experiências vividas na prática de ensino supervisionado, onde as aulas de futsal eram apresentadas sem cunho pedagógico. O objetivo é mostrar nesta pesquisa o futsal como uma atividade lúdica e prazerosa, sem a preocupação da técnica, mas respeitando cada faixa etária e o processo de ensino aprendizagem.
Publicado em: 26/09/2015
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4. Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saude
Questiona-se que tecnologia lúdico-educativa no aprendizado sobre o Sistema Único de Saúde favorece a imaginação, a descontração, a espontaneidade e a reflexão na formação de profissionais de saúde. Os objetivos foram desenvolver o jogo de tabuleiro (IN)DICA-SUS, centrado no diálogo das políticas de saúde com o lúdico; analisar os componentes
Texto contexto - enferm.. Publicado em: 2013-06
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5. Um modelo semântico de busca e recuperação de jogos educacionais para ambientes virtuais de aprendizagem
Jogos educacionais tem atraído a atenção de professores interessados em motivar, de forma lúdica e descontraída, os aprendizes durante a realização de atividades de aprendizagem (AAs). Apesar dos benefícios que o uso planejado de jogos pode agregar ao processo de aprendizagem, via de regra, o professor não é um especialista em jogos e na maioria da
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2012
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6. O uso do jogo autódromo alquímico como mediador da aprendizagem no ensino de Química / The use of game alchemical speedway as a mediator of learning in the Chemistry teaching
O objetivo dessa pesquisa foi analisar um jogo didático intitulado Autódromo Alquímico e como esse tipo de metodologia pode contribuir para o Ensino de Química. As hipóteses de trabalho a priori são que atividades lúdicas e jogos desse tipo podem (i) favorecer a motivação dos alunos e o interesse dos mesmos em aprender (ii) desenvolver nos educandos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/02/2012
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7. Implicações pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra / pedagogical implications of playful for teaching and learning of Algebra
O presente trabalho objetivou estudar as implicações pedagógicas de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Médio. Utilizamos como caminho metodológico o experimento didático que é um método de investigação que estuda os processos de ensino e aprendizagem de estudantes em sala de aula (CEDRO; MOURA, 2010). Como princi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/10/2011
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8. Implicações pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra / pedagogical implications of playful for teaching and learning of Algebra
O presente trabalho objetivou estudar as implicações pedagógicas de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da álgebra no Ensino Médio. Utilizamos como caminho metodológico o experimento didático que é um método de investigação que estuda os processos de ensino e aprendizagem de estudantes em sala de aula (CEDRO; MOURA, 2010). Como princi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/10/2011
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9. O projeto a escola vai ao bosque Auguste Saint-Hilaire: atividades lúdicas em um espaço de educação não formal / The project a escola vai ao bosque Auguste Saint-Hilaire: ludic ativity in a non formal space
O presente estudo tem como objetivo analisar as atividades propostas pelo projeto A Escola vai ao Bosque Auguste Saint-Hilaire além de refletir sobre a importância de espaços não formais e do lúdico para o Ensino de Ciências. O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 1999, em um espaço de educação não formal localizado na Universidade Federal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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10. O projeto a escola vai ao bosque Auguste Saint-Hilaire: atividades lúdicas em um espaço de educação não formal / The project a escola vai ao bosque Auguste Saint-Hilaire: ludic ativity in a non formal space
O presente estudo tem como objetivo analisar as atividades propostas pelo projeto A Escola vai ao Bosque Auguste Saint-Hilaire além de refletir sobre a importância de espaços não formais e do lúdico para o Ensino de Ciências. O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano de 1999, em um espaço de educação não formal localizado na Universidade Federal
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 04/10/2011
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11. Dimensão lúdica e arquitetura: o exemplo de uma escola de educação infantil na cidade de Uberlândia / Playful dimension and architecture: the example of an early childhood school in Uberlândia
Partindo do tema arquitetura e educação, a pesquisa teve por objetivo compreender o espaço escolar, contextualizado e delimitado nas escolas que atendem a crianças de zero a seis anos de idade e elaborar um projeto de arquitetura para uma escola de educação infantil, que apresente soluções espaciais que contemplem as necessidades das crianças nesta
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/03/2011
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12. A possibilidade de uso de objetos de aprendizagem para o ensino de artes visuais
Este projeto visa entender como se faz, pensa e cria um objeto de aprendizagem que favoreça o ensino de arte-educação, de forma lúdica, a partir da construção de um objeto de aprendizagem de autoria. Tendo por finalidade unir os processos de aprendizagem através de uma proposta didático-pedagógica voltado para o uso das Tecnologias de Informação e
Publicado em: 2011