Edouard Manet
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. O COUP DE TÊTE DE MANET: OS SEGREDOS ESCONDIDOS EM PLENA LUZ DO DIA
RESUMO A arte moderna teve início com Le Déjeuner sur L’Herbe (1863), de Édouard Manet. Alguns poucos estudiosos sugeriram que seu ímpeto em se desvencilhar da tradição derivava de reminiscências de sua viagem ao Brasil, em 1849. Essa interpretação é rechaçada pela maioria e pelo establishment dos museus, apegados a uma origem clássica e france
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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2. Decifra-me ou devoro-te
resumo Decifra-me ou devoro-te apresenta uma análise da obra Olympia, do artista Edouard Manet. Trata-se de estabelecer uma comparação entre a pintura de Manet e o conto de E. T. A. Hoffmann, O homem de areia, levando-se em conta a relação entre as personagens femininas de ambos e a mercadoria.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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3. Manet: Uma revolução simbólica
Neste excerto de um curso no Collège de France em 1999, Pierre Bourdieu mostra como as opções estéticas e temáticas da arte de Édouard Manet inauguraram uma ruptura com a produção artística de seu tempo e representaram um desafio às normas impostas pelo academicismo conservador e pelo Estado.
Novos estud. - CEBRAP. Publicado em: 2014-07
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4. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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5. O verbal e o não-verbal em manual de pintura e caligrafia, de José Saramago : contribuições da semiótica para a fruição da leitura
In this work, we aim to present an intersemiotic reading about the José Saramagos novel Manual of painting and calligraphy to contribute to the construction of meaning of romance. This reading resulted of analyses and interpretations of the romantic character text consti-tuted by the verbal and non-verbal languages, in other words, of the narrative itself
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2010
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6. IN INADVERTENCE: ABOUT THE UNCERTAINTY IN MANET¿S PAINTING / POR INADVERTÊNCIA: SOBRE A INCERTEZA NA PINTURA DE MANET
Este trabalho procura discutir a obra do pintor francês Édouard Manet (1832 ¿ 1883) a partir da intuição de que sua de que, flutuante entre dois blocos de narrativas produtores de certezas (entre a tradição do Renascimento e a tradição moderna; entre a era dos tratados e a dos manifestos) não consegue aderir aos discursos sobre a representação e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/08/2010
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7. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L Après-midi d un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky
Esta dissertação possui duplo intento. Por um lado, ambiciona tocar o complexo universo poético de Stéphane Mallarmé por uma de suas mais refinadas composições, porém menos estudadas pela crítica contemporânea brasileira: L Après-midi d un faune (1876). Por outro lado, visa discutir as inter-relações (ou sintonias ) que podem ser percebidas entr
Publicado em: 2010