Economia Criativa
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13. Economia criativa e territórios usados: um debate baseado nas contribuições de Milton Santos
Resumo Este trabalho explora a literatura internacional e nacional sobre espaços criativos, destacando os aportes teóricos de Milton Santos sobre territórios e suas contribuições para o tema. Delimita-se um conceito de território criativo que incorpora uma perspectiva crítico-reflexiva de análise para os estudos nesse campo teórico e favorece uma ab
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2017-06
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14. A potência de imaginar: arte, cultura e trabalho na economia dos bens abundantes
Resumo Este artigo tem como ponto de partida alguns dos enunciados que atualmente incidem sobre o fazer artístico, especialmente as propostas sobre a economia criativa, a economia das artes ou a economia da cultura. Em geral, eles se baseiam na possibilidade de extrair riquezas do pensamento, das redes e dos afetos. O apelo crescente por criatividade, que d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-04
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15. A arte do encontro: a paradiplomacia e a internacionalização das cidades criativas
Resumo O objetivo do artigo é explicar por que cidades criativas buscam desenvolver a paradiplomacia em seus processos de internacionalização. O argumento central indica que o desenvolvimento da paradiplomacia na internacionalização de cidades criativas está relacionado a quatro fatores principais: (1) a busca de cooperação técnica no exterior para
Rev. Sociol. Polit.. Publicado em: 2017-03
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16. Indivíduo, Liderança e Cultura: Evidências de uma Gestão da Criatividade
Resumo O objetivo deste artigo é analisar a prática gerencial do que se chama aqui gestão da criatividade, a partir do indivíduo em seu grupo, do processo de liderança e da cultura. Essa gestão se baseia na visão de deliberação de dirigentes com ações orquestradas para ampliar a criatividade coletiva. A literatura ressalta a importância da criati
Rev. adm. contemp.. Publicado em: 2017-02
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17. INOVAÇÃO EM MICROEMPRESAS DA ECONOMIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS
RESUMO Objetivo: As pesquisas relacionadas à economia criativa vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos, principalmente pelo aumento de sua representatividade na economia global. Acredita-se que as organizações da economia criativa possuem características organizacionais diversas dos setores econômicos tradicionais, em que a criatividade é
RAM, Rev. Adm. Mackenzie. Publicado em: 2016-10
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18. ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA REGIONAL
RESUMO No contexto de uma economia baseada no conhecimento, as iniciativas baseadas no conceito de Economia Criativa podem promover um processo de diversificação econômica regional dos países em desenvolvimento. No Brasil, políticas públicas focalizadas nessas atividades tem sido implementadas com o objetivo de reduzir desigualdades socioeconômicas e
Rev. econ. contemp.. Publicado em: 2016-09
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19. QUEM PRECISA DE CULTURA? O CAPITAL EXISTENCIAL DO FUNK E A CONVENIÊNCIA DA CULTURA
Resumo Qual é a conveniência do funk? Deve o funk ser útil para poder ser aceito como cultura? Muitas vezes discursos que buscam apresentar o funk como uma prática cultural legítima recorrem a sua suposta utilidade. Duas leituras se destacam. O funk serviria para retirar crianças e jovens do "mundo do crime" ou seria uma lucrativa forma de economia cri
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2016-08
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20. Sobre a cadeia de cconomia criativa no Brasil: potencial e desafios
RESUMO O artigo apresenta uma análise da Economia Criativa no Brasil, mostrando seu potencial de desenvolvimento para a geração de renda e emprego, visando à retomada do desenvolvimento no país. São apresentados inicialmente conceitos e características da Economia Criativa para em sequência analisar o perfil e as potencialidades de desenvolvimento de
Brazil. J. Polit. Econ.. Publicado em: 2016-03
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21. Entidades performáticas e desestabilização: o desenvolvimento local para além do mainstream
Resumo: A partir da identificação de um contexto particular na porção noroeste de Minas Gerais, caracterizado por relativa efervescência artístico-cultural, buscamos, neste artigo, analisar os usos estratégicos do patrimônio cultural imaterial. Inscrevem-se nessas estratégias o apelo performático à literatura e a adesão persuasiva ao discurso da
Interações (Campo Grande). Publicado em: 2016-03
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22. Desenvolvimento e potencial de clusters criativos para as cidades médias brasileiras
Resumo: Este estudo investiga a presença de clusters criativos nos municípios médios brasileiros em 2010 e baseia-se na metodologia de identificação proposta por Machado, Simões e Diniz (2013). A análise das cidades médias evidencia a criação de tipologias e diferenças nos padrões das aglomerações criativas. Ao isolar os efeitos dos grandes cen
Nova econ.. Publicado em: 2016
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23. ECONOMIA CRIATIVA E LIDERANÇA CRIATIVA: UMA ASSOCIAÇÃO (IM) POSSÍVEL?
RESUMO Atuando em uma economia caracterizada por indivíduos criativos, fontes de vantagem competitiva e crescimento nas economias pós-industriais, os líderes das organizações assumem enorme importância no ambiente competitivo atual, tornando-se um diferencial, visto que o estilo de liderar reflete sobre o desempenho da organização. Diante disso, este
REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre). Publicado em: 2015-12
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24. Comunicação, economia criativa e desenvolvimento local: a experiência do 'Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania'
Resumo O estudo analisa as apropriações da economia criativa pelos comunicadores do Núcleo de Comunicação Bombando Cidadania, no bairro da Bomba do Hemetério, Recife, Pernambuco. Parte-se dos aportes da Comunicação para o desenvolvimento e da perspectiva dos estudos culturais latino-americanos sobre apropriações culturais e culturas populares. Como
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2015-12