Drama Historia E Critica
Mostrando 1-12 de 44 artigos, teses e dissertações.
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1. Le chef-doeuvre inconnu de Honoré de Balzac e a representação artística: literatura e pintura
No presente estudo, que tem como corpus de análise a obra francesa Le chef-doeuvre inconnu, de Honoré de Balzac, articulada as produções pictóricas advindas da própria obra mediante os personagens-pintores reais e ficcionais, Frenhofer, Poussin e Porbus, pretende-se demonstrar como a representação artística, tanto na literatura, quanto na pintura, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
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2. O drama ético na obra de Graciliano Ramos: leituras a partir de Jacques Derrida
Esta tese pretende aproximar criticamente os trabalhos do escritor brasileiro Graciliano Ramos e do filósofo francês Jacques Derrida, tendo como foco principal a reflexão de natureza ética que atravessa, de maneira distinta mas comparável, os seus textos. O ponto de contato principal entre esses autores aparentemente tão distintos está no fato de que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2012
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3. Mito e absurdo no moderno drama francês e em Nelson Rodrigues
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, num primeiro momento, como se produzem novos sentidos através da utilização dos mitos gregos no drama francês da época entreguerras e do período em que a França esteve sob a Ocupação alemã devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. O objeto de pesquisa são as peças míticas de Jean Girau
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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4. Diálogos Miméticos entre Sêneca e Shakespeare : As Troianas e Ricardo III / Mimetic dialogues between Seneca and Shakespeare : The Trojan Women and Richard III
A presente dissertação tem por objetivo propor um diálogo entre duas obras dramáticas de grande significância, Ricardo III e As Troianas, no cânone de seus autores, respectivamente, William Shakespeare (1564 - 1616) e Lucius Annaeus Sêneca (4 a.C - 65 d.C). A premissa inicial é a relação tradicional entre ambos, que atribui ao tragediógrafo elisab
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/11/2011
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5. A boa nova anunciada à natureza: o drama-poesia em três discursos de Maria Gabriela Llansol
"Para que o romance não morra", Nuvens", "O encontro inesperado do diverso" - discursos pronunciados por Maria Gabriela Llansol em 1991, em contextos diversos - são os textos que orientam esta leitura, que objetiva perscrutar, no espaço da obra llansoliana, o conceito estético llansoliano drama-poesia em relação com a reprodução estética do mundo, e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/04/2011
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6. Literatura e história na peça D. Afonso VI de D. João da Câmara / Literature and history in part D. Afonso VI of D. João da Câmara
Nesse estudo, pretenderemos inquirir sobre a construção discursiva literária da peça D. Afonso VI, do escritor português oitocentista, D. João da Câmara. A peça pretende um diálogo intertextual com a historiografia em torno do monarca português seiscentista, herdeiro dEl-Rei Restaurador D. João IV. A ficção joanina colherá na historiografia o p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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7. O drama público de Raul Pompeia: sexualidade e política no Brasil finissecular
A partir do suicídio de Raul Pompeia, buscamos compreender como sua trajetória intelectual e política revela relações pouco reconhecidas entre a sexualidade e a esfera pública no contexto brasileiro de fins do século XIX. Autor de O Ateneu (1888), o jovem republicano, desenvolveu uma crítica do Império por meio de uma história dos descaminhos morai
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2011-02
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8. História e ficção na construção do conflito trágico Em as bruxas de salém, de Arthur Miller
A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre história e ficção na construção da peça The Crucible (As Bruxas de Salém, 1953), de Arthur Miller. Após situar o leitor no teatro moderno norte-americano e na vida do autor, buscando assim enquadrar os estudos do texto no contexto da época de Miller, visando uma interpretação que
Publicado em: 2011
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9. Verdade e Saber: Gnoseologia e Ética no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin. / Truth and Knowledge: Gnoseology and Ethics in the preface to Origin of German Tragic Drama by Walter Benjamin.
A diferenciação entre saber e verdade em Questões Introdutórias de Crítica do Conhecimento, prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin, mostra que o primeiro pode ser possuído na consciência enquanto a verdade esquiva-se a qualquer tentativa de apropriação. Apenas o saber responde a uma questão de caráter intencional. Enq
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
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10. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
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11. O crítico Machado de Assis : da tradição à renovação
O presente estudo busca compreender o papel de Machado de Assis na crítica brasileira isto é, em que medida o escritor legitima ou refuta as normas da literatura vigente , bem como os princípios que nortearam a sua produção literária. Primeiramente, apresentamos de que maneira a crítica de Machado de Assis foi entendida pelos estudiosos que procuraram
Publicado em: 2010
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12. Jorge Andrade e a trilogia da procura
A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado. A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montage
Publicado em: 2010