Drama Barroco
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. “Relações Perigosas”: Walter Benjamin e Carl Schmitt no crepúsculo de Weimar
Resumo Enzo Traveso analisa a relação entre Walter Benjamin e Carl Schmitt no contexto da crise europeia dos anos 1930. Benjamin consagrou a Schmitt algumas passagens de seu livro sobre o drama barroco alemão (1928) e em 1930 escreveu a ele uma carta em que enfatizou suas afinidades com o teórico da ditadura e do decisionismo. Schmitt não respondeu a ca
Rev. Direito Práx.. Publicado em: 2020-09
-
2. ERRATA
Resumo Enzo Traveso analisa a relação entre Walter Benjamin e Carl Schmitt no contexto da crise europeia dos anos 1930. Benjamin consagrou a Schmitt algumas passagens de seu livro sobre o drama barroco alemão (1928) e em 1930 escreveu a ele uma carta em que enfatizou suas afinidades com o teórico da ditadura e do decisionismo. Schmitt não respondeu a ca
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-09
-
3. A Cidade barroca na Europa e América Ibérica
Existem ou existiram cidades barrocas? Essa é questão basilar que o presente livro pretende responder. Para isso, o autor desenvolve uma investigação que tem como fundamento a averiguação da hipótese que assegura que o mesmo espírito que tomaria de assalto o mundo ocidental em todo o século XVII e na maior parte do século XVIII, contaminando a arte, a arquitetura, a literatura, a música, o teatro, teria igualmente alcançado a configuração visiva das cidades. Apontando para a atualidade do estudo crítico da História da Arquitetura, constrói-se a narrativa passando pelo sentido da “Urbanística Barroca”, na França e em Roma, e, posteriormente, frente às grandes contribuições dos mestres do Barroco italiano, discutindo o fenômeno da cidade barroca através da leitura do espaço e suas relações com os monumentos que compõem o drama barroco. O trabalho também aborda de maneira diferenciada como o fenômeno da cidade barroca se manifestou na produção da cidade brasileira setecentista, analisando particularmente Ouro Preto e, na América Hispânica, a cidade de Cusco, com todas as suas similaridades e diversidades.
Autor(es): Baeta, Rodrigo Espinha
EDUFBA. Publicado em: 2017
-
4. Le chef-doeuvre inconnu de Honoré de Balzac e a representação artística: literatura e pintura
No presente estudo, que tem como corpus de análise a obra francesa Le chef-doeuvre inconnu, de Honoré de Balzac, articulada as produções pictóricas advindas da própria obra mediante os personagens-pintores reais e ficcionais, Frenhofer, Poussin e Porbus, pretende-se demonstrar como a representação artística, tanto na literatura, quanto na pintura, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/07/2012
-
5. Imagens a partir da vida danificada : cinema em ensaios constelares
O presente trabalho consiste na investigação da idéia de ¿vida danificada¿ a partir de sua potencial expressão no campo do cinema. Vida danificada ¿ beschädigten Leben ¿ é um termo empregado por Adorno no subtítulo de uma de suas mais importantes obras, Minima Moralia, escrita nos anos 40, ainda antes do término da Guerra, e publicada em 1951. Ne
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
6. Verdade e Saber: Gnoseologia e Ética no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin. / Truth and Knowledge: Gnoseology and Ethics in the preface to Origin of German Tragic Drama by Walter Benjamin.
A diferenciação entre saber e verdade em Questões Introdutórias de Crítica do Conhecimento, prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão de Walter Benjamin, mostra que o primeiro pode ser possuído na consciência enquanto a verdade esquiva-se a qualquer tentativa de apropriação. Apenas o saber responde a uma questão de caráter intencional. Enq
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/10/2010
-
7. A alegoria na lírica baudelairiana: uma leitura a partir de Walter Benjamin
Almeja-se, com esta dissertação, analisar como Walter Benjamin reabilita a forma alegórica da poesia das Fleurs du mal de Charles Baudelaire e, com isso, possibilita uma outra abordagem do poeta, revelando o seu caráter crítico. Através das noções de tempo e de história, Benjamin articula as imagens alegóricas do spleen com as imagens simbólicas d
Publicado em: 2009
-
8. Short narrative of evil: Anselm Kiefer and Walter Benjamin / Pequena história do mal: Anselm Kiefer e Walter Benjamin
A presente pesquisa procura reunir as reflexões pictóricas de Anselm Kiefer no âmbito da tradição intelectual da literatura, do mito, da história e da religião, e que se condensam na categoria da catástrofe de O Drama Barroco Alemão e do Trabalho das Passagens de Walter Benjamin. Procuraremos mostrar o estatuto da metrópole como o lugar do Mal, ins
Publicado em: 2009
-
9. Mito e história: A crítica do destino e da mera vida em Walter Benjamin (1916-1925). / Mythe et histoire: Une critique du destin et la vie simple de Walter Benjamin (1916-1925).
Esse trabalho procura entender a radicalidade crítica e política nos textos de juventude de Walter Benjamin. Nos escritos produzidos entre 1916 e 1925, a crítica do mito (Mythos) pela história (Geschichte) é a oposição fundamental que se desenvolve numa crítica da obra de arte e num plano de discussão ética. Nota-se que essa oposição não surge d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/07/2008
-
10. Entre a hesitação e a ação : a melancolia, o barroco e a literatura em Walter Benjamin
O presente trabalho tem por objetivo tentar demonstrar a intrincada relação entre o sentimento da melancolia e a capacidade de ação crítica e criadora expressos, aparentemente, em grande parte da obra e da vida do pensador alemão Walter Benjamin. A melancolia, que influenciou o estado de espírito de muitas épocas, veio a ser determinante nos humores
Publicado em: 2006
-
11. O DESVIO DO MÉTODO: LINGUAGEM E HISTÓRIA NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN / THE DETOUR OF METHOD: LANGUAGE AND HISTORY ON THE THOUGHT OF WALTER BENJAMIN
Esta dissertação aborda um aparente problema do Prefácio crítico do livro A origem do drama barroco alemão. Este texto - que aproxima a teoria da linguagem de Benjamin de uma terminologia filosófica mais tradicional - surpreende com a proposição método é desvio. Esta dissertação trata do tema do desvio (Umweg), relacionando-o à questão central
Publicado em: 2006
-
12. Do conceito de Darstellung em Walter Benjamin ou verdade e beleza
Este artigo tenta explicitar o conceito de Darstellung utilizado por W. Benjamin para caracterizar a tarefa da filosofia no prefácio de Origem do Drama Barroco Alemão. Procede em três tempos: primeiro, a diferença entre verdade e conhecimento; segundo, a relação entre verdade, exposição, de si mesma e beleza; terceiro, a interpretação bastante pecu
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2005-12