Discurso Autobiografico
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
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1. Um xamã yanomami frente ao discurso filosófico-sociológico da modernidade
resumo Neste texto, que procura tecer um diálogo entre literatura e filosofia-sociologia, desenvolvemos um duplo argumento, tendo por base uma discussão entre a obra A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert, e a teoria filosófico-sociológica da modernidade de Jürgen Habermas: i) a marca distintiva da literatura ind
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2018-04
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2. Lembrar, esquecer, memorizar, rememorar: memória e modos de existência
Resumo Nas obras autobiográficas, conforme o narrador relata suas memórias no tempo da narração, rememora o passado adormecido e materializa as lembranças desse passado no texto. Conduz-nos, desse modo, nos termos da semiótica tensiva, da dêixis da ausência para a da presença. Entretanto, na história contada, as experiências vividas pelo sujeito d
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
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3. Labor, trabalho e ação: elementos pertinentes aos conceitos arendtianos em relatos autobiográficos de trabalhadores do setor de transportes
A reflexão, junto à classe trabalhadora, sobre questões relacionadas à saúde no ambiente de trabalho, visando à criticidade e às ações que resultem no enfrentamento de seus problemas é um importante instrumento de mudança da realidade. O objetivo desta pesquisa exploratória é identificar elementos pertinentes aos conceitos arendtianos (labor, tr
Saude soc.. Publicado em: 2014-12
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4. El rastro y la ruina: tras la huella de Antonio José Ponte y Abilio Estévez
Um tópico frequente nos estudos contemporâneos sobre a memória é o dos rastros, marcas ou vestígios memoriais. Após uma fecunda sistematização no pensamento filosófico, o que poderíamos chamar de uma teoria do rastro impacta hoje os estudos da literatura e da cultura, trazendo à luz poéticas originais. Interesso-me por essa noção porque pretend
Alea. Publicado em: 2013-06
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5. Autobiografia e ficcionalidade em O Diário do Hospício e o Cemitério dos Vivos
Diário do hospício e O cemitério dos vivos, de Lima Barreto, são obras pouco conhecidas no meio acadêmico. As narrativas de caráter autobiográfico retratam a trágica experiência do autor com a loucura. Sendo que, um dos aspectos que mais chamam a atenção nestes textos é a ambiguidade narrativa, que os insere tanto no plano do registro como da fic
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/05/2012
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6. Memórias de um sobrevivente, de Luis Alberto Mendes: "O eu prisioneiro" e "O prisioneiro do eu"
A presente pesquisa constitui-se no estudo da obra Memórias de um Sobrevivente (2001), de Luiz Alberto Mendes, observando os mecanismos de uma construção discursiva híbrida. Na obra, o sujeito da enunciação conta sua trajetória desde a infância até os primeiros anos de condenação ao cárcere, em um período que vai dos anos 50 aos anos 80, em uma
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2011
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7. Na trama da escrita autoficcional: relações entre obra e vida em Lygia Bojunga Nunes
Esta pesquisa envolve análises das relações entre obra e vida na escrita de Lygia Bojunga Nunes, tomando como pressuposto teórico a concepção barthesiana de biografema, além de tecer reflexões e aproximações com os conceitos de pacto autobiográfico (Philippe Lejeune, 1975) e autoficção de Serge Doubrovsky (1977), Vincent Colonna (2004) e Philipp
Publicado em: 2010
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8. A oralidade de José Cândido de Carvalho em O coronel e o lobisomem / The orality of Jose Candido de Carvalho in O Coronel e O Lobisomem
Este trabalho tem como objetivo pesquisar de que maneira a oralidade se encontra manifestada em O coronel e o lobisomem, uma narrativa escrita literária de José Cândido de Carvalho. O romance autobiográfico é escrito em primeira pessoa, pelo próprio coronel Ponciano de Azeredo Furtado, narrador e personagem, o qual, por meio de recursos diversos, ling�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/07/2008
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9. A configuração das memórias em Solo de clarineta de Érico Verissimo
Análise do discurso autobiográfico em Solo de Clarineta (1976), de Érico Verissimo, focalizando a questão da configuração das formas confessionais e, dentre elas, a da escrita das memórias. Para tanto, utilizam-se conceitos apresentados por Lejeune (1994), Caballé (1995) e Halbwachs (1990). Após a leitura da critica sobre a obra, busca-se a singular
Publicado em: 2008
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10. Brás Cubas and the post tomb self-portrait / Brás Cubas e o auto-retrato dalém-túmulo
Este trabalho pretende examinar como Machado de Assis conseguiu, através da escrita do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, problematizar não apenas este gênero literário, como também o discurso autobiográfico e a própria ficção. Nosso objetivo, portanto, foi analisar o livro dentro do livro, aquele escrito por Brás Cubas, e demonstrar que,
Publicado em: 2008
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11. A lírica fragmentária de Ana Cristina Cesar: autobiografismo e montagem
O principal objetivo desta pesquisa é examinar, na escritura de Ana Cristina Cesar, em especial nos textos que compõem A teus pés, editado em 1982, as relações entre a tessitura do discurso autobiográfico e o método de montagem cinematográfica. Tal objetivo foi traçado, considerando-se que a obra poética de Ana Cristina Cesar revela, como métodos
Publicado em: 2008
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12. O ritmo da mistura e o compasso da história: o modernismo musical nas Bachianas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Este trabalho consiste em uma análise das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) numa perspectiva histórica. Compostas entre os anos de 1930 e 1945, estas obras apareciam no discurso de Villa-Lobos como composições que, desde sua infância, já estariam na mente predestinada do músico, como fruto de sua intuição prematura. Leitura de
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/10/2007