Diretor
Mostrando 25-36 de 1078 artigos, teses e dissertações.
-
25. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
RESUMO: As Diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA (UDL na língua inglesa) começaram como um projeto do Centro Nacional de Acesso ao Currículo Geral (NCAC), um acordo de colaboração entre o Centro de Tecnologias Especiais Aplicadas (CAST) e o Escritório de Programas de Educação Especial (OSEP) do Departamento de Educação dos Estad
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2020-10
-
26. Quick beginners guide and tips on how to write a manuscript
RESUMO: As Diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem - DUA (UDL na língua inglesa) começaram como um projeto do Centro Nacional de Acesso ao Currículo Geral (NCAC), um acordo de colaboração entre o Centro de Tecnologias Especiais Aplicadas (CAST) e o Escritório de Programas de Educação Especial (OSEP) do Departamento de Educação dos Estad
Int. braz j urol.. Publicado em: 2020-10
-
27. A relação entre arte e vida no longa-metragem Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf: a perspectiva bakhtiniana em cena
RESUMO Este artigo tem como objetivo realizar um ensaio-análise do longa-metragem Gabbeh (1996), do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, promovendo reflexões que possam, em alguma medida, contribuir para o aprofundamento de questões que envolvem o campo da arte e da vida. As bases teórico-epistemológicas que sustentam esta análise são os estudos bakhti
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2020-09
-
28. O artificialismo teatral e crítico de Jean Renoir em A carruagem de ouro
Resumo O artigo investiga o filme A carruagem de ouro (1952), dirigido por Jean Renoir, buscando identificar como as escolhas estilísticas e dramatúrgicas do diretor configuram um artificialismo teatral. A partir da análise da mise-en-scène e da dramaturgia da obra, abordamos como tal artificialismo resulta em uma perspectiva lúdica e incisiva sobre as
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
29. O cinema-caracol de Luis Tróchez Tunubalá: uma câmera Misak contra o(s) colonialismo(s)
Este estudo analisa o documentário Na Misak (2018), do diretor indígena Luis Tróchez Tunubalá, do Cauca colombiano. Situando-o como filme-prismático, no marco do cinema indígena e do colonialismo reiterativo em Abya Yala, seu objetivo é investigar a tessitura fílmica a partir da perspectiva indígena sobre a construção da indianidade no contexto ur
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-08
-
30. Corrigendum
Resumo Este ensaio objetiva perscrutar o filme Eu, Daniel Blake, tendo como foco o tratamento do diretor Ken Loach acerca da particularidade do trabalho assalariado e da burocracia do Estado no capitalismo contemporâneo, apoiados na estética oferecida por Lukács, o qual aponta ser a particularidade a questão central que envolve o processo de criação ar
Trends Psychiatry Psychother.. Publicado em: 2020-06
-
31. Lukács e a particularidade estética do trabalho assalariado e da mediação da burocracia do Estado em ‘Eu, Daniel Blake'
Resumo Este ensaio objetiva perscrutar o filme Eu, Daniel Blake, tendo como foco o tratamento do diretor Ken Loach acerca da particularidade do trabalho assalariado e da burocracia do Estado no capitalismo contemporâneo, apoiados na estética oferecida por Lukács, o qual aponta ser a particularidade a questão central que envolve o processo de criação ar
Cad. EBAPE.BR. Publicado em: 2020-06
-
32. Plano Diretor Participativo, território e inundações em Rio do Sul/SC
Resumo O estudo deste artigo foi realizado com o objetivo de cruzar informações entre planejamento urbano e gestão de desastres naturais, tendo como objeto o município de Rio do Sul/SC. Foram interpoladas, utilizando SIG, camadas vetoriais de inundações ocorridas na cidade com o zoneamento do Plano Diretor Participativo. Tendo território como referenc
Cad. Metrop.. Publicado em: 2020-05
-
33. A música pop em David Lynch: canções de época em longas-metragens do diretor
Resumo Canções pop e de gêneros adjacentes dos anos 1950 e 1960 são um recurso que o diretor americano David Lynch passou a usar em seus filmes a partir de “Veludo azul” (Blue velvet, 1986) e chegou, de forma esporádica, à temporada de 2017 da série televisiva “Twin Peaks”. O objetivo deste artigo é avaliar se e o quanto tal prática reiterou
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2020-05
-
34. Experimentações Institucionais no Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) e seus diretores: entre autonomia e conflito
Neste artigo, realiza-se uma contextualização acerca da concepção do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA), enfatizando-se a gestão de Manuel Borja-Villel (1998-2008) como diretor, em que foram realizadas experimentações institucionais que visaram a aproximar o Museu, a cidade e a comunidade. Em seguida, é analisada a gestão de seu suces
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
-
35. A metodologia de Max Weber entre reconstrução e desconstrução
Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar a criação do Museu Estadual de Goiás e a sua relação com a divulgação da fronteira do Brasil Central como a região de potencialidades econômicas e de exploração dos seus recursos naturais. A pesquisa se baseou em coleta de fontes documentais e outras referências que contextualizam as exposições e o
Varia hist.. Publicado em: 2020-04
-
36. Minérios e outros objetos de história natural: Representações da fronteira no acervo e na criação do Museu Estadual de Goiás na década de 1940
Resumo Este artigo tem por objetivo apresentar a criação do Museu Estadual de Goiás e a sua relação com a divulgação da fronteira do Brasil Central como a região de potencialidades econômicas e de exploração dos seus recursos naturais. A pesquisa se baseou em coleta de fontes documentais e outras referências que contextualizam as exposições e o
Varia hist.. Publicado em: 2020-04