Digital Learning Material
Mostrando 13-24 de 36 artigos, teses e dissertações.
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13. Explorando objetos de aprendizagem na tv digital : estudo de caso de alternativas de interação
Apesar da tecnologia digital disponível atualmente, alguns pesquisadores predizem que o papel no apoio à leitura será uma das tarefas mais difíceis de mudar no mundo digital. Entretanto, o papel se mostra estático e não oferece algumas capacidades, tais como, apresentação de conteúdo dinâmico, assim, se torna importante sua ligação com mídia dig
Publicado em: 2010
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14. Construyendo una interface para el ambiente virtual ROODA : Rede cOOperativa de Aprendizagem / Constructing a new interface for ROODA environment
El proyecto de investigaciÛn ROODA- Rede cOOperativa De Aprendizagem (en espaÒol: Red Cooperativa de Aprendizaje) - trata de un ·rea de conocimiento interdisciplinario, que integra la Tecnologia Digital con la EducaciÛn, como forma innovadora de creaciÛn de ambientes virtuales de aprendizaje. El objetivo de este, es la construcciÛn de un ambiente sobre
Publicado em: 2010
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15. Comparação entre quatro algoritmos de aprendizagem de máquina no mapeamento digital de solos no Vale dos Vinhedos, RS, Brasil / Comparison of four machine learning algorithms for digital soil mapping in the Vale dos Vinhedos, RS, Brazil
A carência de dados de solos estimulou o desenvolvimento de técnicas de modelagem digital para estimar classes ou propriedades dos solos. Este trabalho compara quatro algoritmos de aprendizagem de máquina, três redes neurais (Fuzzy ARTMap, SOM e MLP) e uma árvore de decisão (Gini), na predição de ordens de solos no Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Su
Publicado em: 2010
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16. BLOG: da Internet à sala de aula / BLOG : from the Internet to the classroom
Os diários de escrita íntima constituem tipo de texto do domínio confessional. Apresentam narrativas pessoais com características específicas ao gênero, como datação, marcas de subjetividade, escrita informal e coloquialidade. Durante muitos anos, eram escritos em cadernos e guardados a sete chaves por seus autores para que não fossem lidos por outr
Publicado em: 2010
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17. Tomada de consciência sobre o trabalho com projetos a partir da utilização de um objeto de aprendizagem integrado a um ambiente virtual de aprendizagem
Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso que tem como objetivo analisar como ocorre a tomada de consciência de professores em formação continuada sobre o trabalho com projetos educacionais através do Objeto de Aprendizagem Trabalho com Projetos integrado a plataforma ROODA. A questão central de pesquisa trata-se sobre como ocorre a tomada de
Publicado em: 2010
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18. A leitura de hipertexto: uma análise da prática pedagógica de um docente de Língua Inglesa em laboratório de multimídia em uma escola da cidade de Fortaleza-CE / Reading hypertext: an analysis of pedagogical practice a teacher of English Language Lab multimedia in a school in the city of Fortaleza-CE
The present dissertation that focus the teaching of reading comprehension through hypertext has the aim to diagnose English Language (EL) teachers perceptions about the usage of the hypertext to the reading comprehension in the multimedia laboratory and, within the same context, describes an English Language teachers pedagogical pratice from a private school
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/08/2009
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19. Design pedagógico : um olhar na construção de materiais educacionais digitais
O presente estudo tem como objetivo a elaboração de parâmetros, baseados no design pedagógico, para a construção de materiais educacionais digitais (MED's). Esse tema justifica-se na necessidade desses materiais serem elaborados a partir do concomitante planejamento técnico, gráfico e pedagógico. Para o desenvolvimento desta dissertação, primeiram
Publicado em: 2009
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20. Aplicando senso comum na edição de objetos de aprendizagem
To prepare quality learning material that can provide meaningful learning, considering the students previous knowledge, the place where they live in and the culture they acquire along their lives, i.e. their common sense, is still a great challenge for learning process. Considering the context of e-learning, focusing on Distance Learning (DL), this challenge
Publicado em: 2008
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21. Encontros no caminho : espaços de (in)formação e aprendizagem na educação à distância .
Teachers with basic formation are capable of production for distance education, however they need (in)formation for this. With the prospect of analyzing the spaces and processes of (in)formation and teacher-producer learning in the area of distance education - especially those related to the different ways of organizing and producing knowledge - this work wa
Publicado em: 2008
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22. ATLAS ELETRÔNICO E SOCIOECONÔMICO SOB A PERSPECTIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA, RS / ATLAS ELECTRONIC AND SOCIO-ECONOMIC AT THE PERSPECTIVE OF THE SCHOOL CARTOGRAPHY, IN RESTINGA SÊCA COUNTY, RS
In the education of Geography, the School Cartography is of basic importance, therefore the people, when she/he are alphabetized cartographyly, he/she has the capacity to interpret maps, images and other geographic representations. In this way, the didatic materials foreseen by the pedagogical conceptions are elaborated in analogical electronic digital means
Publicado em: 2008
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23. Histórias digitais: narrativas no século XXI. O software Movie Maker como recurso procedimental para construção de narrações / Narratives of the XXI century Study of the Movie Maker software and Procedural Appeal for Building Stories.
Considering the importance of making the education and the teaching practice nearer to the reality of the pupil and of the contemporary society and considering still the relevance what new technologies of information and media resources can add up to the educative process, this research investigated the results of the use of Movie Maker software for the cons
Publicado em: 2008
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24. A linguagem de Role Playing Games Digitais e o ensino de inglês
O trabalho aqui desenvolvido é interdisciplinar e teve como objetivo a análise dos verbos mais freqüentes no corpus de estudo, seus colocados e os padrões lexicais que aparecem nos textos de videogames, especificamente os Role Playing Games Digitais (RPGs). Propomos, com base nos resultado, um material didático para o ensino de inglês utilizando os pad
Publicado em: 2008