Destrutividade Psiquica
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1. A agressividade na psicanálise winnicottiana
O objetivo deste trabalho é apresentar de maneira organizada o conceito de agressividade e de destrutividade na natureza humana, da perspectiva da psicanálise winnicottiana. Inicialmente, partindo-se de críticas explícitas relativas ao tema, feitas por Winnicott tanto à psicanálise freudiana quanto à kleiniana, é apresentado um contraponto com esses
Publicado em: 2009
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2. A banalização da mentira como uma das perversões da sociedade contemporânea e sua internalização como destrutividade psíquica
Na contemporaneidade, a mentira constitui um dos principais atributos das relações sociais, instituindo-se como valor eticamente perverso; manifesta-se como ideologia ou é expressa cinicamente como "mentira manifesta"; a lei é a da hipocrisia normatizada entre os sujeitos; revela-se sob as sutilezas enganosas e opressivas da burocracia, em certas justifi
Psicologia & Sociedade. Publicado em: 2007-12
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3. Adolescência, violência e sociedade
Partindo da expressão da violência no palco social, o autor interroga a resiliência psíquica dessa violência no adolescente. O adolescente violento muitas vezes é uma pessoa desamparada. A violência precisa ser contida, canalizada e dominada. Para conseguir isso o adolescente precisa encontrar em si mesmo recursos e um poderoso apoio narcísico proven
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Publicado em: 2006-06
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4. O conceito de pulsão de morte na obra de Freud
O autor postula que o conceito de "pulsão de morte" na obra de Freud suscita confusão dentro do pensamento psicanalítico porque, embora encadeado com a descoberta original freudiana de uma psicossexualidade inconsciente, vinculada à fantasia, auto-erótica e anárquica, por outro lado favorece a idéia de uma dinâmica psíquica de tipo biológico e inat
Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. Publicado em: 2002-06
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5. Estudo sobre o significado da experiencia musical na escola
Esse trabalho aborda a experiência musical dentro da Escola a partir de duas perspectivas diferentes: na primeira a pesquisadora observa e escreve situações de ensino onde algumas vezes aparece a música (canto manuseio de instrumentos audição de fitas); na segunda a pesquisadora descreve aulas de Iniciação Musical onde atua como professora. Ressalta
Publicado em: 1993