Desenvolvimento De Jogos
Mostrando 1-12 de 484 artigos, teses e dissertações.
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1. O PERCURSO GAMER COMO NOVO MODELO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESCRITA
RESUMO Neste artigo, buscamos refletir sobre as interfaces entre os games e o ensino de escrita, por meio do relato do desenvolvimento e da aplicação de um material didático com inspiração na lógica dos jogos eletrônicos, o qual chamamos de percurso gamer. O material criado é intitulado "Lara Croft nos templos do Camboja", em homenagem aos jogos da f
Trabalhos em Linguística Aplicada. Publicado em: 2023
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2. Serious games para educação sexual de adolescentes e jovens: revisão integrativa de literatura
Resumo Objetiva-se mapear jogos educativos relacionados à sexualidade de adolescentes/jovens, a partir de publicações ocorridas na última década (2011 a 2020). Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados Web of Science, SCOPUS, MEDLINE/PubMed e LILACS em setembro de 2020, com a inclusão final de 16 estudos. Identificaram-se jogos desenvolvi
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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3. Contexto Formativo de Invenção Robótico-Matemática: Pensamento Computacional e Matemática Crítica
Resumo Neste artigo buscamos identificar e compreender as características do contexto formativo em Matemática de estudantes quando produzem jogos digitais e dispositivos robóticos destinados ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Norteados pelas ideias da metodologia qualitativa de pesquisa, interagimos com alunos do Ensino Médio visando a co
Bolema: Boletim de Educação Matemática. Publicado em: 2022
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4. PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE ADOTADAS NOS EMPREENDIMENTOS HOTELEIROS CONSTRUÍDOS NO ÂMBITO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016
RESUMO: Este artigo objetiva analisar as práticas de sustentabilidade adotadas nos empreendimentos hoteleiros construídos no contexto dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para tanto, como procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, com base no método de estudo de casos múltiplos, contempl
Tur., Visão e Ação. Publicado em: 2020-08
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5. Criatividade e processo de projeto escolar: jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio
Resumo Refletir sobre melhorias da qualidade do edifício construído implica estudos que aprofundem as questões relacionadas ao processo de projetar. Muitas são as exigências que se aplicam ao projeto arquitetônico. Partindo dessa premissa, esta pesquisa apresenta a criação de uma ferramenta de apoio ao processo de projeto com o olhar na questão da c
Ambient. constr.. Publicado em: 2020-07
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6. “Passo a passo”: desenvolvimento de um jogo terapêutico para auxiliar no tratamento do uso de drogas
Resumo A presente pesquisa visou compreender o potencial do design de jogos na qualificação das experiências de pacientes e suas famílias com a psicoeducação. No design, o termo experiência refere-se à qualidade da interação entre as pessoas e um produto, que é, nessa pesquisa, um jogo terapêutico chamado “Passo-a-Passo”. Foram realizadas 15
Ciênc. saúde coletiva. Publicado em: 2020-06
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7. Atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down
Resumo O objetivo deste trabalho é descrever as atividades utilizadas em uma brinquedoteca terapêutica com grupos de crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down e correlacioná-las com a faixa etária. Para tanto, foi realizado um estudo analítico de 297 atividades desenvolvidas com 44 participantes com síndrome de Down de 2 a 13 anos, com base n
Cad. Bras. Ter. Ocup.. Publicado em: 2020-06
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8. Energia solar e desenvolvimento sustentável no Semiárido: o desafio da integração de políticas públicas1
resumo A organização burocrática do Estado obedece a uma lógica de fragmentação setorial, tal como na Academia o conhecimento tende a ser construído segundo recortes disciplinares. A especialização contribui para o melhor equacionamento de desafios, mas pode esbarrar no enfrentamento de problemas complexos que exijam maior integração. Políticas p
Estud. av.. Publicado em: 2020-04
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9. Recreação e vida ao ar livre em parques infantis de São Paulo na coleção de desenhos de Mário de Andrade
RESUMO O Projeto Parques Infantis, implantado na década de 1930, propôs a criação de instituições que configurassem a fusão entre o movimento pedagógico renovador e a estética modernista. Entre as atividades desenvolvidas pelas crianças estão os desenhos, que compõem uma coleção formada por Mário de Andrade. O artigo examina os itens desse ace
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 10/01/2020
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10. A LÓGICA INTERNA DO VOLEIBOL SOB AS LENTES DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ
RESUMO Como um dos esportes mais praticados no contexto brasileiro, o Voleibol configura-se como uma prática dinâmica, em que seus jogadores interagem cooperativa e opositivamente com os demais participantes. Nesse contexto, a Praxiologia Motriz surgi como uma teoria referente a jogos e esportes que objetiva desvelar a lógica interna dessas práticas motr
J. Phys. Educ.. Publicado em: 20/12/2019
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11. Apropriação Linguística e Significado em Atividades de Modelagem Matemática
Resumo Neste artigo dirigimos nossa atenção para os diferentes jogos de linguagem associados ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática e os significados constituídos pelos alunos no interior destes jogos de linguagem em relação a equações diferenciais ordinárias de primeira ordem. A pesquisa está fundamentada na Modelagem Matemática
Bolema. Publicado em: 02/12/2019
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12. Notas sobre o brinquedo: possível diálogo entre Brougère, Benjamin e Vigotski
Resumo O presente trabalho objetiva estabelecer um diálogo entre as concepções de brinquedo expressas por Benjamin, Brougère e Vigotski. Para tanto, analisamos os textos “História cultural do brinquedo” e “Brinquedos e jogos”, de Benjamin; “O brinquedo, objeto extremo” e “O papel do brinquedo na impregnação cultural da criança”, de Br
Pro-Posições. Publicado em: 02/12/2019