Desenho Animado Historia
Mostrando 1-9 de 9 artigos, teses e dissertações.
-
1. Dimensões políticas e sociais de um entretenimento audiovisual lucrativo: os Simpsons e as construções imagéticas sobre o Brasil
Embora as séries ficcionais animadas tenham sido alvo de análises pelos pesquisadores, estudos históricos sobre os desenhos animados da TV são ainda incipientes. Alem disso, se os pesquisadores investigaram os seriados animados, não foi com a intenção de discutir sua relação com as imagens de Brasil e de brasileiros veiculados na TV e na Internet. P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/07/2011
-
2. Última saída para springfield: um estudo sobre o desenho animado os Simpsons (1987-2009)
Este trabalho busca compreender a importância do desenho animado Os Simpsons, produzido no final da década de 1980 pelo cartunista Matt Groening, para se perceber a contemporaneidade e suas transformações, visto ser esta uma animação produzida e transmitida ininterruptamente há vinte anos. Dentro desse contexto, revela um aspecto global, ao trabalhar
Publicado em: 2010
-
3. Os Jetsosn como espectro da sociedade: análise crítica do desenho animado The Jetsons sob a ótica do conceito de espetáculo de Debord
A presente dissertação se propôs a analisar criticamente três episódios do desenho animado The Jetsons, de 1968, inter-relacionando seus diversos temas e imagens com os aforismos do filósofo Guy Debord, em sua obra A Sociedade do Espetáculo, de 1967. Essa análise crítica buscou refletir acerca do desenho animado como espectro da sociedade, compreend
Publicado em: 2010
-
4. Das disney s faces : representações do Pato Donald sobre a Segunda Guerra (1942-4)
This research is the result of a study of 10 Walt Disneys animated productions of the early 1940.With Donald Duck, the Disney Studios drawn forms of representations on the Second World War and some of its actors: the United States and its enemies. For the analysis of the dialogues, the lyrics, the interactions between the characters of the frame, one tries t
Publicado em: 2009
-
5. Compreendendo como as crianças significam o direito de brincar
Este estudo tem como objetivo compreender como as crianças significam o direito de brincar. Para tal, parte do pressuposto de que as crianças compõem a categoria geracional infância, vivenciando habilidades próprias, fruto de relações mediadas com o social e da sua capacidade transformadora. Somando-se a isso, são sujeitos de direitos, com capacidade
Publicado em: 2009
-
6. O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação
Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desd
Publicado em: 2007
-
7. Dos contos de fadas aos desenhos animados : a comunicação através do processo cíclico das narrativas
O presente trabalho procura compreender a ciclicidade das narrativas dos desenhos animados sob o enfoque do imaginário simbólico que constrói enredos, que contemplam o dualismo e a figura do herói, tendo como exemplo os desenhos do Pato Donald, de Walt Disney e Bob Esponja Calça Quadrada, da Nickelodeon. Como requisito básico para esta análise, entend
Publicado em: 2007
-
8. E a mídia criou a mulher: como a tv e o cinema constroem o sistema de sexo/gênero
A pesquisa tem por objetivo empreender a análise das matrizes discursivas referentes às mulheres, presentes nos filmes de animação A Bela e A Fera, A Bela e A Fera: O natal encantado, Mulan, Mulan: a saga continua, Shrek e Shrek 2 bem como nos desenhos animados Meninas Superpoderosas e Três Espiãs Demais. Parto do princípio de que os gêneros são con
Publicado em: 2006
-
9. Signos em animação: uma introdução à linguagem do desenho animado
O propósito desse trabalho é elaborar um estudo acerca da linguagem do Desenho animado. A amplitude do tema, muito genérico, levou-nos a selecionar um corpus fílmico de cunho metalinguístico que, por si, já repousa exatamente no que podemos considerar como cerne dessa linguagem. A construtividade do discurso animado, exposta nestes trabalhos que estamo
Publicado em: 1992