Criacao Coreografica
Mostrando 1-12 de 32 artigos, teses e dissertações.
-
1. Dança, Música e Dramaturgia: plano de colaboração e dispositivo dramatúrgico
Resumo: Os desdobramentos do conceito de dramaturgia e as problematizações da criação coreográfica contemporânea são hoje um vasto e diversificado campo de pesquisa, tecido por inúmeras linhas de fuga que orientam a sua recíproca implicação. Além disso, a dança e a música partilham laços de complementaridade expressiva que propiciam a pondera�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
-
2. Vestígios: conversas entre o teórico e o artístico
This thesis is a written actualization of the stages of research, artistic creation process, and installation of Vestígios, as well as its subsequent public presentations. A work created at the intersection between the languages of dance, of video installation and of performance. Vestígios resulted from a research and creative experience developed over mor
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/09/2012
-
3. A Influência do Pensamento de François Delsarte sobre a Modernidade da Dança
RESUMO Estudo que se refere à influência que o pensamento de François Delsarte exerceu sobre os pioneiros da modernidade da dança. Tendo rejeitado os manuais da retórica gestual de sua época para realizar um estudo rigoroso do comportamento humano em situações de limite emocional, Delsarte estabeleceu princípios e sistematizou exercícios que permit
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
4. O corpo conectado : a poética do in(di)visível na construção da dramturgia corporal / The connected body : the poetics of the in(di)visible in the construction of the corporal dramaturgy
Esta pesquisa apresenta uma reflexão e articulação teórico-prática sobre a poética e construção da dramaturgia corporal a partir dos conceitos pneuma, qi e prana, os quais foram indagados em laboratórios práticos de treinamento, exploração coreográfica e criação cênica. O Corpo Conectado apresenta-se como um termo que condensa a idéia de um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2011
-
5. Texto para prosa, dança e verso : traços de discursos coreógraficos / Texts for prose, dance and verse : traces of choreografic discourses
A presente tese dedica-se a uma reflexão sobre conceitos que foram se tornando fundamentais em meus processos de criação coreográfica. Ao invés de formalizar uma estética da memória fixa, o processo de escrita se permitiu ser um devir, reunindo experiências do passado, do presente, e expectativas futuras. Trançando as palavras, construiu-se uma core
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/02/2011
-
6. Momento de transição : em busca de uma nova eu dança / Transition point : in search of a new I dance
Este texto apresenta o desenvolvimento de uma investigação teórico-prática sobre a técnica clássica (ballet), visando uma reflexão acerca de sua utilização nos processos de interpretação e criação em dança contemporânea. Esta pesquisa inclui a trajetória do ensino do ballet no século XX, em Porto Alegre, e sua relação com o desenvolvimento
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/06/2010
-
7. Corpos urbanos : Cena 11 Cia. de Dança [ou] vinculações entre dança, corpo e cidade / Urban bodies : Cena 11 Cia. de Dança [or] the connections between dance, body and city
Este trabalho teve por finalidade identificar possíveis relações entre corpo e cidade, e como tais relações podem revelar-se através da linguagem da dança. Interessou perceber de que maneira o espaço urbano torna-se um constituidor de referências do corpo contemporâneo, e como tais referências passam a dialogar com o resultado estético de criaç�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
8. De que são feitos os dançarinos de "aquilo..." criação coreográfica e formação de intérpretes em dança contemporânea
Este artigo propõe-se a discutir a formação do intérprete em dança contemporânea, com o objetivo de compreender como a sua participação na criação de obras coreográficas pode constituir-se um dos elementos centrais na formação desse dançarino. Para tanto, realizou-se um estudo predominantemente etnográfico, tendo-se como elemento central de co
Publicado em: 2010
-
9. Expressividade cênica pelo fluxo percepção/ação : o sistema Laban/Bartenieff no desenvolviemtno somático e na criação em dança / Scenic expressivity through perception/aaction : Laban/Bartenieff s system for somatic development and creation in dance
Abrangendo as vias da prática artística e reflexão teórica, esta pesquisa propõe-se a investigar a construção do saber expressivo do artista da dança. Avalia brevemente modos de se ensinar e criar a dança cênica, para reconhecer as necessidades de o artista ser, hoje, um intérprete-criador da sua linguagem expressiva. Ressalta a importância, para
Publicado em: 2010
-
10. Metamorfoses: uma performance de dança - teatro inspirada nos rituais sagrados de candomblé.
Esta dissertação tem o objetivo de demonstrar o processo e os resultados da criação de uma performance de dança teatro, inspirada nos rituais sagrados do Candomblé, assim como investigar as possíveis relações estéticas entre as danças dos rituais do Candomblé e as artes cênicas, com enfoque especifico na dança teatro. A pesquisa coreográfica f
Publicado em: 2010
-
11. THE BODY¿S RUSTLE IN THE WORDS FLOW: A REFLECTION UPON THE RELATIONS BETWEEN BODY AND WRITING SUGGESTED BY JUAN DOMÍNGUEZ S WORK / O RUMOR DO CORPO NA DERIVA DAS PALAVRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O CORPO E A ESCRITA A PARTIR DO TRABALHO DE JUAN DOMINGUEZ
Este estudo propõe uma reflexão acerca das relações entre o corpo e a escrita na coreografia contemporânea a partir dos desdobramentos críticos sugeridos pela obra do artista espanhol Juan Domínguez. Os trabalhos intitulados Todos os bons espiões têm minha idade (2003) e The Application (2005) servem de ignição para esquadrinhar e problematizar es
Publicado em: 2010
-
12. Processo de criação : improvisação como caminho para a composição coreográfica / Creative process : improvisation as a path to coreographic composition
Esta dissertação observa, descreve e analisa o processo de criação do espetáculo Acasos e suas transformações no período entre os anos de 2004 e 2009. A estratégia para a criação deste trabalho foi a improvisação como exercício de articulação de idéias-movimento, quebra de padrões mecânicos, re-locação de idéias em outros contextos. Um
Publicado em: 2009