Conversao Religiosa
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25. Do espaço sagrado à pista de dança: o caso das igrejas medievais de Norwich
Este texto mostra os efeitos do processo de secularização na conversão de espaços religiosos em lugares laicos. O estudo de caso foca as construções religiosas medievais da cidade de Norwich, Inglaterra, que deixaram de ser usadas para a prática religiosa. A partir de pesquisa de campo e análise documental, é possível notar três principais tipos d
História (São Paulo). Publicado em: 2010
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26. Casamento misto e ecumenismo em São Paulo - SP (1958-1978) / Mixed marriage and ecumenism in São Paulo - SP (1958-1978)
Esta tese procura compreender o casamento misto na cidade de São Paulo, SP no período compreendido entre os anos de 1958 até 1978. O casamento misto ocorre quando um dos cônjuges é cristão, mas não pertence à Igreja Católica. Para os protestantes, o equivalente seria o chamado casamento ecumênico, onde basta que um dos cônjuges pertença a mesma d
Publicado em: 2010
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27. Conversão, com versões: a respeito de modelos de conversão religiosa
Preferindo entender que não cabe ao antropólogo desautorizar os discursos nativos, quaisquer que sejam suas proposições, este trabalho pretende considerar afirmativas díspares a respeito de processos de conversão religiosa. Diferentes fenômenos de conversão são mobilizados não para serem explicados pelos modelos apresentados, mas para evidenciar qu
Religião & Sociedade. Publicado em: 2009
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28. A reconstrução psicossocial da identidade religiosa: um estudo dos conversos à Igreja Universal do Reino de Deus
Este estudo se propõe a analisar a reconstrução da identidade religiosa, a partir de um estudo do processo de conversão à Igreja Universal do Reino de Deus; enfocando os fatores psicossociais como elementos desencadeadores das crises de identidade e, consequentemente, de sua reestruturação pelo encontro com a totalidade da verdade neopentecostal da Ig
Publicado em: 2009
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29. Mercado de almas aflitas: crime, castigo e conversão religiosa.
This study concerns to a theoretical and field research to understand the symbolic and political strategies of religious conversion to evangelical churches in social subjects marked their stories of life in the practice, criminal careers and prospects. The social actors investigated here are prisoners of the Maximum Security Criminalist Penitentiary Geraldo
Publicado em: 2009
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30. Os espíritas e as letras : um estudo antropológico sobre cultura escrita e oralidade no espiritismo kardecista
O presente trabalho, feito com base em pesquisa etnográfica e análise de literatura, analisa o modo como a cultura escrita, a oralidade e narrativas relacionam-se no espiritismo kardecista no Brasil, tendo em vista a especificidade de uma religião que, ao se pretender cristã, racionalista e erudita, legitima a autoridade de seu referencial doutrinário,
Publicado em: 2009
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31. Trajetórias de homens infames : políticas públicas penais e programas de apoio a egressos do sistema penitenciário no Brasil
A tese investiga o apoio a egressos do sistema penitenciário no Brasil, a partir do estudo das produções legislativas, das políticas públicas e da criação de programas de apoio, surgidos no país, a partir da década de 1990. Seu foco principal de análise recai sobre a atuação e o papel dos programas de apoio nas trajetórias de vida de egressos. P
Publicado em: 2009
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32. Converter indivíduos, mudar culturas
Religiões diferentes concebem e tratam diversamente seus alvos: seus adeptos, antigos e novos. Procura-se neste texto analisar certas relações que distintas correntes religiosas estabelecem com as culturas e os indivíduos na América Latina, especialmente no Brasil. As religiões têm interpretações distintas do que seja a cultura, e essas definições
Tempo Social. Publicado em: 2008-11
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33. Intervenção religiosa na recuperação de dependentes de drogas
OBJETIVO: Analisar intervenções religiosas emergentes para recuperação da dependência de drogas. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo qualitativo exploratório realizado em São Paulo, SP, em 2004 e 2005. Foram conduzidas 85 entrevistas em profundidade com ex-usuários de drogas que haviam utilizado recursos religiosos não-médicos para tratar a depend
Revista de Saúde Pública. Publicado em: 2008-04
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34. PODE O NOVO CRENTE VIVER UMA AUTÊNTICA CONVERSÃO CRISTÃ? REFLEXÕES SOBRE MOBILIDADE RELIGIOSA E DESAFIOS PARA EVANGELIZAÇÃO / IS IT POSSIBLE FOR THE NEW BELIEVER TO EXPERIENCE AN AUTHENTIC CHRISTIAN CONVERSION? REFLEXIONS ON RELIGIOUS MOBILITY AND CHALLENGES FOR THE EVANGELIZATION
Essa dissertação desenvolve uma reflexão sobre a possibilidade, ou não, do novo crente realizar uma verdadeira conversão cristã. Denominamos novo crente aqueles que transitam entre as igrejas, hoje, buscando desenvolver uma religiosidade com matizes próprios. A teologia cristã percebe que o homem pósmoderno pode encontrar-se numa situação de não-
Publicado em: 2008
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35. ORLANDO COSTAS: ENSAIOS NO CAMINHO PARA UMA PASTORAL EVANGÉLICA LATINO-AMERICANA / Orlando Costas: Analysis on the Road to a Latin- American Evangelic Pastoral
Nesta pesquisa se propõe analisar a pastoral evangélica latino-americana elaborada por Orlando Costas. Teólogo pastoralista, missiólogo e de origem porto-riquenha, Costas elaborou método e metodologia de pastoral a partir de sua confissão religiosa evangelical em diálogo ecumênico e em consonância crítica com a situação política, econômica, soc
Publicado em: 2008
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36. O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA IDENTIDADE A PARTIR DA CONVERSÃO A UMA NOVA DENOMINAÇÃO RELIGIOSA: um estudo dos novos conversos ao grupo religioso das Testemunhas de Jeová em Juiz de Fora
This work aims to research the identity transformation process from the moment of the conversion to the Religious Movement of Jehovah s Witnesses: a study of converts from two Congregations in Juiz de Fora. It initially approaches theoretical reflections on the postmodernity moment, the identity and the difference as well as a brief study on the religious co
Publicado em: 2008