Conto Moderno
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. O MUNDO DE OZ DE L. FRANK BAUM: CONTO DE FADAS MODERNIZADO, UTOPIA NORTE-AMERICANA OU ALTA FANTASIA AVANT LA LETTRE?
Resumo Na introdução de O Maravilhoso Mágico de Oz (1900), L. Frank Baum declara sua intenção de inaugurar um novo tipo de conto de fadas, ao mesmo tempo mais moderno e mais americano. O resultado de seu projeto se traduz pela criação de um universo complexo, que se expande ao longo de treze sequências e obras derivadas, alcançando imenso sucesso mi
Ilha Desterro. Publicado em: 2021-04
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2. AFFECTIVE (MIS) ENCOUNTERS IN A DOLL'S HOUSE
O conto de Katherine Mansfield "The doll's house" (2000) constitui o objeto da presente discussão, cujo propósito é trilhar as relações entre as personagens, tomando como foco as ações afetivas - tanto aquelas vinculadas a afecções negativas (frieza, senso de superioridade, orgulho, violência, crueldade) quanto a afecções positivas (gentileza, pa
Ilha Desterro. Publicado em: 2013-12
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3. Cristianismo e modernidade: o cristianismo moderno e a modernidade cristã de Vladimir Soloviev
O propósito desta dissertação é contribuir para os estudos que visam investigar as relações entre a tradição cristã e a cultura moderna, e assim trazer elementos para responder duas questões fundamentais: (1) o que é vivo e o que é morto no cristianismo e na modernidade, e (2) o que deve viver e o que deve morrer no cristianismo e na modernidade.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/11/2012
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4. A identidade do contador de história na contemporaneidade conto de tradição de transmissão oral como mediador para ações emancipatórias do homem contemporâneo
Este trabalho tem por objetivo estudar os contos de tradição oral e sua influência na identidade do contador de histórias moderno à luz do sintagma: identidade-metamorfose-emancipação do psicólogo social Antonio da Costa Ciampa, para quem a noção de identidade permite ao homem conhecer como os processos influenciam a formação dos indivíduos e co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2012
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5. Um ser tão misturado: estudo sobre o filme Sagarana, o Duelo / A being so mixed: study of the movie Sagarana, o Duelo
A dissertação objetiva aprofundar os estudos sobre o filme Sagarana, o Duelo, do cineasta mineiro Paulo Thiago, por meio de aproximações e rupturas com a matriz literária, o conto Duelo, do livro Sagarana, contribuindo para a reflexão da obra de Guimarães Rosa em outras linguagens. Preterindo a concepção de fidelidade da adaptação, a pesquisa most
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/05/2012
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6. Trouxeste a chave? Embarcando na fantasia da casa da madrinha / "Have you brought the key?" Going aboard the enchanted world of godmother s house
É da natureza do ser humano encantar-se, ao menos em determinada fase da vida, pela narrativa de um conto de fadas, deixando-se levar pela fantasia da Literatura, acreditando que nas páginas de um livro tudo é possível. Essa crença na fantasia, no entanto, pode não lhes acompanhar a vida toda, uma vez que a passagem da infância para a adolescência e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/10/2011
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7. Natsume Sôseki - o olhar felino sobre as múltiplas faces do homem de Meiji / Natsume Sôseki: feline \ slook about the multiple of the man of the Meiji period
O romance Eu sou um Gato, do escritor japonês Natsume Sôseki, publicado entre 1906 e 1907, é marcado basicamente pela critica ao regime em voga, período Meiji (18681912) no Japão e seus costumes sociais. Entretanto, sua construção baseia-se em técnicas pouco utilizadas na época, pois o autor mescla influências dos romances naturalistas ocidentais �
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/03/2011
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8. Flaubert e o crepúsculo do sujeito: uma análise do conto "Um coração simples"
A literatura francesa e mundial passaram por uma enorme transformação ao longo do século XIX. A primorosa escrita de Flaubert é, para além de sua importância estética, reveladora de um novo modo de se escrever, ler e representar o homem no mundo moderno. O cuidado na construção do texto, a utilização de imagens plásticas e figuras de linguagem, a
Psicologia USP. Publicado em: 2011-09
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9. A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil
A partir da ideia de pós-modernidade como grande desestabilizadora dos discursos modernos como condição contemporânea e modificada sob a qual adquirimos conhecimento , o trabalho que desenvolvemos tem o objetivo debater a situação do conto hoje. Tomando o gênero no Brasil como foco de estudo e pensando a escrita literária como um jogo de apropriaçã
Publicado em: 2011
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10. O leitor e a identidade nacional na contística de Mário de Andrade
Mário de Andrade foi um dos ícones do Movimento Modernista, um autor de fundamental importância para a consolidação do conto moderno na Literatura Brasileira. Seus escritos reúnem vários gêneros. Nosso foco de estudo será a sua contística: suas três obras de contos Primeiro Andar (1926), Contos de Belazarte (1934) e Contos Novos (1947). Sabe-se da
Publicado em: 2011
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11. El Túnel, orientación de los gatos : duas janelas para...
Ernesto Sábato é o escritor argentino de maior representatividade da atualidade. Ex-físico, exmilitante do partido comunista, participante do movimento surrealista e crítico do mesmo, escritor que problematiza a questão do homem moderno, da condição humana. Julio Cortázar, por sua vez, também argentino e contemporâneo de Sábato, é o contista que
Publicado em: 2011
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12. Contos novos, de Mário de Andrade: matrizes hipertextuais de uma célula dramática
O objetivo desta dissertação está centrado na leitura estrutural da antologia de Mário de Andrade, CONTOS NOVOS e seu processo discursivo descontínuo inovador do gênero conto. O corpus escolhido, os contos: Vestida de Preto, O Peru de Natal e O Poço apresenta objetivos específicos: evidenciar a genialidade do autor em relação à proposta estética
Publicado em: 2010