Comunidades Negras Rurais
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1. CARTAGO CASE STUDY: WASTE WATER MANAGEMENT IN RURAL AREAS OF COSTA RICA
Resumo Este artigo compila informações sobre a gestão de águas cinzas e negras em áreas rurais da província de Cartago na Costa Rica, durante os anos de 2014 até 2016. Foram avaliadas 21 de um total de 135 comunidades. Os dados apresentados são referentes a 614 famílias localizadas nas áreas rurais da província. Foram realizadas visitas a campo pa
Ambient. soc.. Publicado em: 26/08/2019
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2. Controle da hipertensão arterial sistêmica na população negra no Maranhão: problemas e desafios
Resumo Apresentamos e discutimos as circunstâncias da construção e uma parte do impacto entre profissionais e gestores de serviços de saúde e entre movimentos sociais, no Maranhão, de um texto elaborado por integrantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas (NuRuNI), do Programa de Pós
Saude soc.. Publicado em: 2016-09
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3. Psicologia, política pública para a população quilombola e racismo
Resumo Este artigo sintetiza parte da pesquisa de doutorado realizada em uma das primeiras comunidades negras rurais do estado de São Paulo a conquistar título de terras quilombolas, o quilombo Maria Rosa. Objetiva-se compreender se, para aquela comunidade, a política pública de titulação de terras opera como dispositivo contra o racismo. Para atingir
Psicol. USP. Publicado em: 19/04/2016
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4. Cartografia social e organização política das comunidades remanescentes de quilombos de Salvaterra, Marajó, Pará, Brasil
Resumo: As demandas das comunidades negras rurais, antes de 1988, estavam diluídas na agenda de lutas de categorias como a de trabalhadores rurais. Com a promulgação da Constituição, a emergência do termo "comunidade remanescentes de quilombos" faz também emergir uma pauta específica. Nesse quadro, o papel dos cientistas sociais na produção de laud
Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum.. Publicado em: 2015-08
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5. "O suor marca a terra": trabalho, direito e território quilombola na Ilha do Marajó, Pará
As comunidades quilombolas estão lutando arduamente pelo direito aos seus territórios tradicionais. Uma luta empreendida muito antes dos dispositivos legais que marcam os debates sobre os direitos das comunidades negras rurais brasileiras, em 1988. As lutas de tais comunidades não são por terra, para que possam fazer dela mercadoria, mas por um territór
Ambient. soc.. Publicado em: 2015-06
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6. Memória, cidadania e direitos de comunidades remanescentes (em torno de um documento da história dos quilombolas da Marambaia)
Neste artigo discutimos as conexões entre história, direitos humanos e cidadania a partir da temática das comunidades remanescentes de quilombos e as suas lutas para garantir a posse e a ocupação dos seus territórios com base nos dispositivos da Constituição de 1988 e na regulamentação complementar do século XXI. Desde a década de 1980 os remanes
Afro-Ásia. Publicado em: 2013
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7. Paisagens reveladas: o Jaó caboclo, quilombola, brasileiro / Revealed Landscapes: Jaó, Peasant, Quilombola, Brasilian
Esta pesquisa está voltada para o estudo arqueológico do Jaó, uma das áreas do Estado de São Paulo categorizada como comunidade remanescente de quilombo no ano de 2000. O sítio arqueológico histórico do Jaó está localizado na cidade de Itapeva, sudoeste do Estado. Trata-se de um bem que permaneceu indiviso entre os herdeiros, um sítio caboclo de r
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/09/2012
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8. Agricultura tradicional e agroecologia na comunidade quilombola João Surá no município de Adrianópolis-PR / Traditional agriculture and agroecology in João Surá quilombola community in Adrianópolis city-PR
A degradação dos processos que acontecem na Agricultura Tradicional, presentes nas comunidades Remanescentes de Quilombos, sua cultura e ritos etnicamente referenciados são, por si só, temas que merecem atenção. A prática desta Agricultura Tradicional sofre com a imposição da pecuária e de monoculturas que não se prestam à alimentação das comun
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/03/2011
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9. Etnoecologia e etnobotânica da palmeira juçara (Euterpe edulis Martius) em comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, São Paulo
As comunidades quilombolas são consideradas comunidades negras rurais formadas por descendentes de africanos escravizados. No Vale do Ribeira, uma das regiões mais pobres do estado de São Paulo, estas comunidades vivem da agricultura de subsistência e principalmente da coleta do palmito juçara para complemento da renda familiar. A palmeira juçara possu
Acta Botanica Brasilica. Publicado em: 2010-06
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10. Práticas produtivas e políticas públicas : uma experiência Quilombola no Vale do Ribeira/SP
Esta dissertação versa sobre a problemática das comunidades quilombolas no contexto do meio rural brasileiro, a partir de um estudo de caso junto ao Quilombo de Ivaporunduva, localizado no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. As comunidades negras rurais quilombolas estruturam-se em grande medida sob a perspectiva da autonomia, considerando a organizaç
Publicado em: 2010
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11. Conflito identidade e territorialização. Estado e comunidades remanescentes de quilombos do Vale do Ribeira de Iguape-SP / The conflict of identity and territorialization. State and remaining communities from quilombos in Vale do Ribeira de Iguape-SP
Resgatar a identidade de remanescentes de quilombos e sua ancestralidade foi a oportunidade encontrada pelas comunidades rurais negras, no Vale do Ribeira de Iguape, para superar os conflitos que emergiram na região, após a abertura política para o desenvolvimento territorial, a partir dos anos de 1950. Ao mesmo tempo, encontraram, no processo de valoriza
Publicado em: 2010
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12. Radiodifusão comunitária e inclusão dos segmentos quilombolas na Paraíba: referências e análises sobre a fala ideal
O presente trabalho tem como objetivos verificar a presença nas rádios comunitárias de Serra Redonda, Alagoa Grande e Santa Luzia de programas produzidos pelos quilombolas, identificando o tipo de influência que estas mídias exercem e, se as mesmas fortalecem ou desconstroem as identidades culturais das comunidades negras rurais. Na análise da referida
Publicado em: 2010