Comunidades De Cinema
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cinema Perto da Gente: Arte como Estratégia de Atuação do Psicólogo no CRAS
Resumo O Projeto Cinema Perto da Gente utiliza recursos audiovisuais como disparadores de temas que buscam promover o diálogo e a reflexão, bem como fomentar a interação grupal e a troca de experiências e valores entre os profissionais, as pessoas acompanhadas e as comunidades atendidas por um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) localiza
Psicol. cienc. prof.. Publicado em: 13/12/2019
-
2. Filmar os terreiros, ontem e hoje
Resumo A partir da crítica que as lideranças políticas e religiosas das comunidades de terreiro têm endereçado às representações ficcionais e documentais em torno das religiões afro-brasileiras, este artigo discute as novas modalidades de figuração do “povo de santo” no cinema, no momento em que ele assume sua auto-representação.Abstract Bas
Perspect. ciênc. inf.. Publicado em: 05/09/2019
-
3. Rever, retorcer, reverter e retomar as imagens: comunidades de cinema e cosmopolítica
Resumo Na esteira da pesquisa que temos realizado, o artigo se propõe a observar comunidades de espectadores em sua aparição concreta em filmes realizados por (ou em coautoria com) diretores indígenas. De fato, quando se retoma essa produção (particularmente no âmbito dos quase trinta anos do projeto Vídeo nas Aldeias), nota-se como, para além de um
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
4. SAÍMOS DO CINEMA DE ALMA LAVADA: MULTILETRAMENTOS E TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA PRODUÇÃO DE CURTAS DE ACESSIBILIDADE MIDIÁTICA
RESUMO Poucas têm sido as oportunidades que o professor de educação básica tem tido para trabalhar em conjunto com seus pares de forma interdisciplinar, produzir conhecimento (e não apenas reproduzi-lo) e usar tecnologias de informação e comunicação. Esse tipo de trabalho só é possível em comunidades de prática. O objetivo deste trabalho é disc
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2016-04
-
5. Margeando artivismos globalizados: nas bordas do Mujeres Al Borde
Este ensaio aborda as produções artísticas de um coletivo colombiano chamado Mujeres Al Borde e busca descrever algumas de suas atividades e as maneiras como produzem e articulam relações entre arte, ativismo e produção audiovisual, abordando aí gênero, sexualidade e questões étnico-raciais. O trabalho trata das relações transnacionais desse col
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2015-04
-
6. Digital do oprimido: tecnologia em vida nÃo linear / Digital of the oppressed one: while still alive no linear technology
RESUMO As reflexÃes filosÃficas e estÃticas lanÃadas por Walter Benjamin no perÃodo compreendido entre as Grandes Guerras foram seminais para a interpretaÃÃo do papel das artes e da comunicaÃÃo tanto no sÃculo 20, como no atual. O carÃter prognÃstico de suas idÃias permitiu fazer uma prospecÃÃo futura do ambiente tecnolÃgico que viria a surgi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2009
-
7. Aspectos semântico-cognitivos de usos especiais das preposições para e em na fala de comunidades quilombolas / Cognitive Semantic aspects of the spatial uses of prepositions em (in) and para (to) in the speech of marron communities
Este trabalho se ocupa dos usos espaciais das preposições para e em nos contextos aqui chamados de locativos e direcionais produzidos com o verbo estar pleno de sentido de locação e o verbo ir de movimento. A análise parte dos pressupostos da Semântica Cognitiva, especificamente da teoria dos esquemas imagéticos (JOHNSON, 1987; LAKOFF, 1987) e as oper
Publicado em: 2009
-
8. CULTURE AND IMAGE: THE NEO-REALISTIC CINEMA IN THE MERCOSUL 1955 A 1962 / CULTURA E IMAGEM: O CINEMA NEO-REALISTA NO MERCOSUL 1955 A 1962
Esta dissertação do Mestrado de Integração Latino Americana abordou a construção de um imaginário regional no MERCOSUL, através dos filmes neorealistas na cinematografia do Brasil e da Argentina, no período de 1955 a 1962. A resposta que buscávamos era se a escola neo-realista tinha aproximado os cinemas do Brasil e da Argentina e sob que prisma ac
Publicado em: 2006
-
9. Palcos together lives manufacturing - a nomadic skill to learn of dramistas / Vidas juntas fabricando palcos - um jeito nômade de aprender de dramistas.
RESUMO Este trabalho relata os registros de cerca de 50 memorialistas, seja de dramistas, desde a 1 geração na década de 1940 às representantes da última geração (até 2001), de dramistas de Guriú, no litoral oeste do Ceará ou ainda de seus tocadores que acompanhavam suas famosas apresentações. Tal conjunto intenso de histórias de vidas das apren
Publicado em: 2006
-
10. ETSEDRON / ETSEDRON
Este trabalho pretende resgatar a trajetória e o pensamento do coletivo de artistas chamado Etsedron, relacionando-a as discussões e ao ambiente social, político e artístico do período, os anos da Contracultura, nas décadas de 1960 e 1970. O Etsedron um anagrama em que a palavra Nordeste é escrita ao contrário foi composto por artistas baianos e exis
Publicado em: 2005