Computacao Grafica
Mostrando 25-36 de 436 artigos, teses e dissertações.
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25. Árvore de Características e Redes de Petri Colorida com Expressões de Lógica Proposicional: Propostas de Modelagem de Requisitos e Fluxo de Navegação
Geralmente, a análise de requisitos é feita por proposições ad hoc de especialistas. O personagem que detém o conhecimento a respeito do domínio a ser desenvolvido, normalmente, não compreende a linguagem dos especialistas. Assim, as pessoas que deveriam especificar o software são relegadas a um segundo plano, como é o caso de alunos e professores d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/08/2011
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26. Reengenharia e evolução do visualizador e modelador do sistema Freeflow3D / Reengineering and evolution of Freeflow3D viewer and modeler
Programas para simulação numérica de escoamento de fluido são inerentemente aplicações complexas que envolvem múltiplas disciplinas de ciências de computação, matemática e engenharia. Normalmente, além do simulador, faz parte do ambiente de simulação os modeladores (pré-processamento) e o visualizadores (pós-processamento). O Freeflow3D é um
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/08/2011
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27. Um estudo sobre a engenharia de ida e volta entre UML e java
No desenvolvimento de software, os modelos, dentre outros artefatos, podem facilitar o entendimento do software. Manter o código e os modelos consistentes entre si não é uma tarefa simples. Combinada com um processo iterativo e com as ferramentas adequadas, a engenharia de ida e volta permite que o código e o modelo permaneçam sincronizados. A UML torno
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/07/2011
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28. 2DMG Uma arquitetura de classes de middleware para a portabilidade de aplicativos gráficos 2D em dispositivos móveis / 2DMG A middleware class architecture for 2D graphics application portability on mobile devices
Desde o início do uso de recursos computacionais, pesquisadores, engenheiros e empresas têm se beneficiado de ferramentas científicas cada vez mais sofisticadas em relação à computação. Softwares de CAD (computer-aided design) e de cálculos estatísticos são uma pequena amostra desse vasto campo de aplicações. Os avanços recentes na área da Com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/07/2011
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29. Sistema de recuperação de imagens baseada na teoria computacional das percepções e em linguagens formais fuzzy / Image retrieval system based in computacional theory perceptions and fuzzy formal language
Neste trabalho utilizam-se as teorias de Linguagem Formal Nebulosa e da Computacional das Percepções de Zadeh para definir buscas em uma base de dados gráfica. A descrição dos elementos gráficos a serem identificados é codificada por meio de sentenças aceitas por uma gramática nebulosa e definida sobre um conjunto de símbolos gráficos terminais re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/06/2011
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30. VR-MED : linguagem de domínio específico para desenvolvimento de ambientes virtuais aplicados ao ensino de medicina de família e comunidade
Além do entretenimento, um jogo pode ser aplicado no treinamento de profissionais ou como ferramenta de auxílio para o aprendizado de alunos. Este gênero de jogo é conhecido como Jogos Sérios. Na área da Educação, tipo de ferramenta faz parte dos chamados Objetos de Aprendizagem. Atualmente, pode-se observar um aumento da quantidade de Objetos de Apr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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31. Desenvolvimento de um sistema para reabilitação de dedos / Development of a System for Finger Rehabilitation
Mãos são aptas a sofrerem diversos tipos de ferimentos em acidentes ou lesões causadas por doenças. Para recuperar a capacidade motora, a reabilitação da mão é fundamental na abordagem terapêutica. Neste sentido, o desenvolvimento de novas terapias para reabilitação dos movimentos dos dedos para indivíduos que sofreram lesões de mão é muito ú
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/04/2011
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32. SISAPC2: A STRATEGY BASED ON MOBILE COMPUTER SYSTEMS TO SUPPORT COMMAND AND CONTROL ACTIVITIES / SISAPC2: UMA ESTRATÉGIA BASEADA EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS MÓVEIS PARA APOIAR ATIVIDADES DE COMANDO E CONTROLE
A teoria do Comando e Controle estudada sobre a ótica de John Boyd, importante estrategista militar do século XX, é uma poderosa ferramenta não apenas para o escopo militar mas também para qualquer outra atividade civil que demande o monitoramento de pessoas, veículos, embarcações ou quaisquer outros elementos de interesse. Atualmente a introdução
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
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33. Comportamentos auto-organizados de multidões
Vários modelos de simulação de multidões foram propostos, muitos atingiram bom nível de realismo, mas, em nenhum deles, os agentes virtuais conseguem obter o comportamento complexo das pessoas reais. Por isso, o presente trabalho apresenta: (i) uma proposta para controlar localmente os agentes do modelo Continuum Crowds [TRE06] a partir de dados de víd
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2011
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34. TRIDIMENSIONAL COMPUTATIONAL SIMULATION OF THE FORMATION AND EVOLUTION OF CARBONATE PLATFORMS / SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL TRIDIMENSIONAL DA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DE PLATAFORMAS CARBONÁTICAS
Em geologia sedimentar estudam-se as formações e evoluções de sedimentos que formam camadas rochosas que encobrem a crosta terrestre. Diferentes processos físicos, químicos e biológicos são responsáveis pela formação e distribuição de sedimentos. Em um ambiente subaquoso são predominantes as rochas sedimentares de origem terrígena e carbonáti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/03/2011
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35. Simulação de grupos de agentes virtuais utilizando raciocínio de terrenos
A área de simulação de agentes em ambientes virtuais possui ampla aplicação, tanto na área de jogos e produções de entretenimento, bem como em aplicações de segurança. Para tanto, tais simulações devem considerar, além de percepções do agente, características do espaço que possam influenciar a evolução do movimento dos agentes no ambiente
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/03/2011
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36. Pensamento tecnológico e criatividade na comunicação : prospecções acerca do pós-humano e da prática gráfica do rafe
O pensamento tecnológico que viceja na cena contemporânea tem posto sob suspeição a atitude criativa, uma vez que hoje, e cada vez mais, nossos modos de pensar e de criar passam a ser condicionados e determinados tecnologicamente. A sedução que as tecnologias de computação gráfica exercem sobre os sujeitos envolvidos com a criação em publicidade,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011