Computacao Afetiva
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Homo infidelis : preferências, assimetria de informação e signaling
No presente trabalho analisamos a eficácia de estratégias de signaling no contexto do relacionamento extra-diádico. Adicionalmente, mensuramos tanto as preferências declaradas quanto as reveladas pelos indivíduos em suas interações no ambiente virtual, comparando gêneros e países. Pesquisas anteriores sobre a temática extra-diádica apoiaram-se e
Publicado em: 09/01/2013
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2. Avaliação de arquitetura de agentes emocionais : uma abordagem baseada em métrica de qualidade e na influência das emoções sobre usuários
Há uma necessidade dos projetistas de sistemas multiagentes em determinar a qualidade dos sistemas logo nas fases iniciais do processo de desenvolvimento. As arquiteturas dos agentes também fazem parte do projeto desses sistemas, e por isso também precisam ter sua qualidade avaliada. Motivados pelo importante papel que as emoções desempenham em
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/09/2012
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3. UM SISTEMA DE STORYTELLING TEXTUAL PARA GERAR HISTÓRIAS QUE DESPERTEM SURPRESA, SUSPENSE E CURIOSIDADE / A WRITTEN STORYTELLING SYSTEM FOR GENERATING STORIES THAT AROUSING SURPRISE, SUSPENSE AND CURIOSITY
Escrever histórias que agradem seu público alvo não é uma tarefa fácil para os autores. Para um sistema computacional produzir histórias que agradam os leitores é uma tarefa mais complicada ainda. Esse trabalho detalha uma solução computacional que produz narrativas estruturadas para despertar três sentimentos cognitivos nos leitores: suspense, sur
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/09/2011
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4. Reconhecimento de estados afetivos do aluno em ambientes virtuais de aprendizagem / Identification of students´ emotional states in virtual Learning environments
Publicado em: 2011
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5. Mapeamento de aspectos afetivos em um ambiente virtual de aprendizagem
Esta tese apresenta mecanismos computacionais concebidos para reconhecer e inferir estados de ânimo de alunos em interação num ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A pesquisa, tendo por base investigações interdisciplinar ¿ Educação, Psicologia Cognitiva e Computação Afetiva (CA) ¿, apresenta, a título de problema central, o de como alcançar
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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6. Diferentes abordagens de computação afetiva em sistemas multiagentes e sistemas tutores inteligentes / Different affective computing approachs in multiagent and intelligent tutoring systems
Os resultados recentemente obtidos nas neurociÍncias e ciÍncias cognitivas apontam para novas explicaÁıes sobre o papel da emoÁ„o na aprendizagem e outros processos cognitivos. Esse entendimento influenciou, sobretudo a partir da dÈcada de 1990, a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas e ambientes computacionais de aprendizagem. Este artigo apresen
Publicado em: 2010
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7. Um estudo sobre os fenômenos afetivos e cognitivos em interfaces para softwares educativos
Publicado em: 2010
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8. Colaboração em ambientes inteligentes de aprendizagem mediada por um agente social probabilístico / Collaboration in intelligent learning environments supported by a probabilistic social agent
Este trabalho propõe um modelo probabilístico de conhecimento e raciocínio para um agente, denominado Agente Social, cujo principal objetivo é analisar o perfil dos alunos, usuários de um Sistema Tutor Inteligente chamado AMPLIA, e compor grupos de trabalho. Para formar estes grupos, o Agente Social considera aspectos individuais do aluno e estratégias
Publicado em: 2009
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9. Buti: um companheiro virtual baseado em computaÃÃo afetiva para auxiliar na manutenÃÃo da saÃde cardiovascular / Buti: um companheiro virtual baseado em computaÃÃo afetiva para auxiliar na manutenÃÃo da saÃde cardiovascular
Este trabalho teve como objetivo principal construir um Chatterbot Companheiro Virtual com EmoÃÃo e traÃos de Personalidade para acompanhar o tratamento de crianÃas e adolescentes na prevenÃÃo de problemas cardiovasculares. Com o uso de personalidade e sentimentos, a conversaÃÃo com o Chatterbot, denominado de Buti, se torna mais realÃstica e fluent
Publicado em: 2008
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10. Using an animated pedagogical agent to interact affectively with the student
Este trabalho propõe um agente pedagógico animado que possui o objetivo de fornecer suporte emocional ao aluno: motivando-o e encorajando-o, fazendo-o acreditar em suas próprias habilidades e promovendo um estado de espírito positivo no aluno, que é melhor para o seu aprendizado. Este suporte cuidadoso do agente, suas táticas afetivas, é expresso atra
Publicado em: 2007
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11. Computador vestível co-evolutivo: processos de comunicação entre corpos biológico e tecnológico
Essa tese tem por objetivo apresentar e discutir a proposta do "computador vestível co-evolutivo". A aplicação prática desta máquina é possibilitar processos de comunicação sensório-motora entre homem-homem e homem-máquina, especificamente a criação e execução de movimentos voluntários e involuntários.A importância dessa pesquisa reside em p
Publicado em: 2007