Composition Music
Mostrando 13-24 de 99 artigos, teses e dissertações.
-
13. Coeficiente de espalhamento sonoro de painéis perfurados / Scattering sound coefficient of perforated panels
Project studios, concert halls, theaters or places that require quality acoustics for musical activities, require studies on its volume, shape and composition of their surfaces, in order to achieve a place that fulfills its function acoustics. In cases where the volume and shape of these rooms are already defined, it is the acoustic designer to define materi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/08/2011
-
14. Trio Marítimo de Almeida Prado : subsídios para interpretação / Trio Marítimo by Almeida Prado : subsidies for performance
The main objective of this dissertation is an analytical study of the structure and forms employed in the Trio Marítimo for violin, cello and piano by Almeida Prado. Based on this study and interviews with the composer, suggestions of interpretation are presented. These suggestions are based on the composer s compositional technique called Transtonalism, th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/07/2011
-
15. Anamnesis
Este memorial consiste na reflexão estética e técnica do processo de composição musical realizado na peça Anamnesis, pertencente à área da Música Eletroacústica Mista, que configurou o trabalho artístico do curso de mestrado. O trabalho escrito está dividido em três partes: a primeira aborda a postura do compositor frente aos sons e a música, s
Publicado em: 2011
-
16. Modelagem de interações musicais com dispositivos informáticos / Musical interactions modeling with computers
Este trabalho investiga o possível papel para o compositor em uma situação de interação musical coletiva e propõe estrategias para sua atuação nesse contexto. Apresenta exemplos dessas estrategias em trabalhos composicionais e implementa um desses trabalhos na forma de uma ferramenta digital que permite ao compositor modelar contextos interativos, el
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/02/2010
-
17. The home studio as a tool for teaching musical performance / O home studio como ferramenta para o ensino da performance musical
The use of studios of recording of simple (or home-made) composition, the calls home studios, it has been growing significantly in Brazil due to the reduction in price of certain technological devices used in its context. For example, sound cards, microphones, monitors, mixes and hardware. The home studio is a music production environment that uses different
Publicado em: 2010
-
18. Hibridação cultural como horizonte metodológico para a criação de música contemporânea.
This work results from a research process in musical composition focused on the study of cultural hybridization as a methodological horizon for contemporary music creation. Aiming at the investigation of creative processes resulting from intercultural dialogues in music, it is divided in four basic parts: the first involves a considerable review of the exist
Publicado em: 2010
-
19. Música eletroacústica no estado de São Paulo : segunda geração (anos 1981-2009) / Electroacoustic music in the state of São Paulo : the second generation (years 1981-2009)
A presente pesquisa objetiva realizar um panorama da produção de música eletroacústica paulista entre as décadas de 1990 e 2000, focando-se no trabalho desenvolvido por doze compositores desta que consideramos a primeira geração a empregar o computador como ferramenta básica de suporte à composição. Foi aqui estudada a produção dos compositores
Publicado em: 2010
-
20. Contribuição da musicoterapia no fortalecimento da subjetividade de adolescentes participantes de um projeto social / Contribution of music therapy in strengthening subjectivity of adolescents participating in a social project
Adolescence is a phenomenon known by society as a period of crisis, complex and problematic, with ambiguity. Such characteristics are considered to be intrinsic at this period of life. Historic psychology itself, comprehend the adolescent as a historic person: A person influenced by the relationship that he stablishes in certain space and time as any other h
Publicado em: 2010
-
21. Música Contemporânea em Minas Gerais: os Encontros de Compositores Latino-americanos de Belo Horizonte (1986-2002)
The aim of this work is to understand the historic process which achieved the construction of the Latin American contemporary music movement in Belo Horizonte, more specifically, the Latin American Composers Gatherings of Belo Horizonte, held in the years 1986-1988-1992-2002 sponsored by the Fundação de Educação Artística. It was also possible to get kn
Publicado em: 2010
-
22. Spectral music : the musical time according to Gerard Grisey / Musica espectral : o tempo musical conforme Gerard Grisey
A música é uma arte temporal e seu principal material, o som, só pode existir e ser percebido quando a dimensão tempo é considerada. Assim, acredita-se que a discussão acerca da relação som-tempo na música é importante para o compositor contemporâneo. Gérard Grisey, compositor e cofundador de uma das mais importantes escolas de composição da se
Publicado em: 2010
-
23. O ciclo do tempo : processos de composição
Este trabalho apresenta os procedimentos composicionais das peças Murlidhar, Mahakal, Miniatura e O ciclo do tempo. Sendo esta ultima a principal, devido as ferramentas composicionais terem sido experimentadas com maior liberdade. As peças deste projeto utilizaram mitos e ritos do hinduísmo e conceitos da filosofia do Raja Yoga como motivadores para a ima
Publicado em: 2010
-
24. O compositor frente à sua peça
O presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do observador com o intuito de oferecer uma ferramenta analítica a ser utilizada pelo compositor na análise de seu próprio trabalho.
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010