Composicao Musical Crianca
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1. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
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2. Processos intersubjetivos na composição musical de crianças : um estudo sobre a aprendizagem criativa / Intersubjective processes in children's music composition: a study about creative learning
A presente pesquisa está situada no campo das pesquisas sobre a aprendizagem criativa, conceito emergente nas áreas de Educação e de Educação Musical que focaliza o desenvolvimento da criatividade de crianças e jovens em situação de aprendizagem. O objetivo da pesquisa foi investigar como as dimensões da aprendizagem criativa se articulam em ativid
Publicado em: 2009
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3. Clara Schumann: compositora x mulher de compositor / Woman Composer x Composers Wife
Clara Josephine Wieck, Clara Schumann após o casamento com o compositor Robert Schumann, foi das poucas crianças-prodígio que asseguraram sua fama e reconhecimento como virtuosas do piano por toda a vida. A história de sua longa carreira como concertista (63 anos), reflete a história da vida musical do século XIX. E seu nome aparece como grande influê
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2008
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4. A paisagem sonora, a criança e a cidade : exercicios de escuta e de composição para uma ampliação da ideia de musica / The soundscape, the child and the city : listening and composition exercises for the enlargement of the idea music
Ao longo do século XX, elementos como o ruído e o silêncio vêm reformular e colocar em questão a noção de música, revelando uma realidade musical cada vez mais aberta a sonoridades até então consideradas não-musicais. Tal realidade opera um alto grau de mobilidade, na qual os limites entre música e não-música tornam-se cada vez mais indiscerní
Publicado em: 2006
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5. Gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante de piano: um estudo de aspectos motivacionais, técnicos e estilísticos em oito peças de Ricardo Nakamura
O presente estudo investiga a aplicabilidade de oito peças inéditas para piano a quatro mãos, escritas nos seguintes gêneros: choro, samba, baião e bossa nova. Os preceitos do modelo C(L)A(S)P nortearam a pesquisa, que contemplou as modalidades de comportamento musical propostas por Keith Swanwick (1979), com exceção da composição, que fugia ao esco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2005
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6. Ensino elementar de piano: princípios didáticos, objetivos e escolha de repertório na perspectiva do professor de piano
O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/11/2003
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7. A utilização de músicas infantis na terapia fonoaudiológica da criança deficiente auditiva
Este estudo teve como objetivo caracterizar e analisar situações em que músicas infantis foram utilizadas no processo terapêutico fonoaudiológico de uma criança deficiente auditiva, na terapia de linguagem com ênfase na audição residual. O caso apresentado foi de uma criança deficiente auditiva com perda moderada. Foram então caracterizadas treze
Publicado em: 2001