Colonial Music
Mostrando 1-12 de 17 artigos, teses e dissertações.
-
1. IMAGENS CROMÁTICAS E SONORIDADES CONFLITANTES EM MAPUTO, MERIDIANO NOVO (1976) DE SANTIAGO ÁLVAREZ
Resumo O presente artigo analisa como as históricas tensões sociais em Moçambique foram narradas no curta-metragem cubano Maputo, meridiano novo, dirigido por Santiago Álvarez em 1976. A obra utiliza imagens de arquivo e registros do cinegrafista Julio Simoneau, de Cuba, feitos no pós-independência. Estes últimos denunciam a continuidade da exclusão
Rev. Hist. (São Paulo). Publicado em: 09/12/2019
-
2. Batuques negros, ouvidos brancos: colonialismo e homogeneização de práticas socioculturais do sul de Moçambique (1890-1940)
RESUMO No artigo analiso como as práticas designadas genericamente como batuques passaram por um processo de homogeneização e de escrutinização por parte de diferentes agentes da ação colonial portuguesa. Por um lado, insistiu-se em unificar danças e músicas na categoria genérica de batuque; por outro, a necessidade de compreender os povos dominado
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 08/04/2019
-
3. O entretenimento noturno em São Paulo: um estudo sobre a identidade da cidade por meio de sua narrativa identitária / Night entertainment in São Paulo: a study on the citys identity through its identity narrative)
This research studies the identity of São Paulo city, assuming it is dynamic and open, not fixed and not permanent, characterized by multitude, a work in project, and assuming it cannot be studied based on stable rules. To grasp the city s multiple identities given the absence of stable references, this study analyzed its identity narrative, which can be ap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/10/2012
-
4. PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA: ASPECTOS SOCIAIS, EDUCACIONAIS E LEGAIS
A presente dissertação apresenta discussões sobre a Educação Musical no contexto das Políticas Públicas no campo da Educação. A investigação tem como objetivo o processo de institucionalização da obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas da rede pública do município de João Pessoa, com base no que versa a Lei 11.769/2008. Para tanto, s
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/08/2012
-
5. Canção de ninar brasileira: aproximações / Brazilian lullaby: approaches
A definição mais imediata para canção de ninar, uma das várias denominações brasileiras para este gênero poético-musical, é estabelecida por sua finalidade: canção feita para adormecer criança pequena; uma definição funcional,portanto. A análise do conteúdo poético e da forma destas canções permite identificar os elementos imprescindívei
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/04/2012
-
6. Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial / Atuação de músicos em associações religiosas de Desterro nos períodos colonial e imperial
Os documentos das associações religiosas são uma relevante fonte de informações acerca da prática musical e da atuação de músicos durante os séculos XVIII e XIX no Brasil. Neste trabalho são apresentadas informações obtidas em documentos de três associações religiosas existentes em Desterro (atual Florianópolis), a partir das quais é traça
Publicado em: 2010
-
7. Uma analise musical do Batuque da suite orquestral Reisado do Pastoreio de Oscar Lorenzo Fernandez
This research had the main object to present a possibility of performing the Brazilian symphonic music formed by afro-Brazilian influences, very little explorered by our performers. For that, was chosen particularly the "Batuque" from Suite "Reisado do Pastoreio" composed by Oscar Lorenzo Fernandez, one of the Brazilian woks full of musical richness and reco
Publicado em: 2009
-
8. RITMO E POESIA: A LÍRICA DA PERIFERIA URBANA
O presente trabalho analisa a produção de textos por pessoas consideradas à margem da sociedade. A dissertação se concentra nos autores de rap da periferia dos grandes centros urbanos e na noção de território ideológico estabelecido por sua escrita e canto performático. Tal análise é feita a partir de pesquisa bibliográfica e entrevista, tendo c
Publicado em: 2009
-
9. A cantora Joaquina Lapinha : sua contribuição para o repertorio de soprano coloratura no periodo colonial brasileiro / The singer Joaquina Lapinha : her contribution for the coloratura soprano repertoire in the Brazilian colonial period
Nesta pesquisa nos propomos a estudar os aspectos da prática musical dramática brasileira, principalmente no Rio de Janeiro entre o final do século XVIII e início do XIX, segundo a trajetória artística da cantora e atriz Joaquina Lapinha, que atuou tanto nos palcos cariocas quanto lusitanos. Por meio do estudo dessa intérprete brasileira, buscamos tra
Publicado em: 2009
-
10. Aspecto lírico-religioso das canções marianas: um estudo sobre as metáforas e metonímias que representam Maria
Este trabalho analisa o aspecto lírico-religioso de três canções marianas, recolhidas do Cancioneiro Popular do imigrante italiano na Região de Colonização Italiana e se propõe revelar, sob o aspecto das metáforas e das metonímias, a representação de Maria. Para tanto, este estudo dialoga com temas imprescindíveis para a obtenção de resultados
Publicado em: 2009
-
11. O regente e a construção da sonoridade coral : uma metodologia de preparo vocal para coros / The conductor and the choral tone : a methodology of voice building for choirs
Com o objetivo de prover material de pesquisa capaz de auxiliar o regente coral em sua função de preparador vocal, o presente trabalho é um amplo estudo sobre técnica vocal e práticas interpretativas no âmbito da música coral. Trata-se de um trabalho direcionado a regentes que atuam à frente de coros mistos adultos, de natureza amadora e formação d
Publicado em: 2009
-
12. Sisterhood of Good Death Celebration: ritual, music and performance / Festa da Boa Morte e Glória: ritual, música e performance
Esse trabalho discute a performance ritual e musical durante a Festa da Boa Morte e Glória realizada anualmente na segunda quinzena de agosto na cidade de Cachoeira, Recôncavo da Bahia. Elaborada através de elementos simbólicos, culturais, religiosos e de resistência política e social, a Festa da Boa Morte compreende performances musicais dentro de uma
Publicado em: 2009