Coletivos De Arte
Mostrando 1-12 de 59 artigos, teses e dissertações.
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1. A maldição da tolerância e a arte do respeito nos encontros de saberes - 2ª. Parte
RESUMO A partir de uma retomada analítica da noção de respeito tal qual aparece principalmente nas religiões de matriz africana e em outros coletivos afroindígenas, este artigo pretende mostrar não apenas a centralidade dessa noção para as práticas vinculadas a essas tradições, como, a partir daí, conectar a noção com a própria prática da ant
Revista de Antropologia. Publicado em: 2022
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2. A maldição da tolerância e a arte do respeito nos encontros de saberes - 1ª. Parte
RESUMO A partir de uma retomada analítica da noção de respeito tal qual aparece principalmente nas religiões de matriz africana e em outros coletivos afroindígenas, este artigo pretende mostrar não apenas a centralidade dessa noção para as práticas vinculadas a essas tradições, como, a partir daí, conectar a noção com a própria prática da ant
Revista de Antropologia. Publicado em: 2022
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3. TÉCNICA, ARTE E DISPERSÃO
RESUMO Ampliada pelo desenvolvimento tecnológico, a movimentação humana na contemporaneidade tem se configurado como diversas formas de dispersão (tanto físicas quanto ideológicas). Em sua expansão centrífuga, a dispersão desconsidera aspectos coletivos da rede inter-relacional em que existimos em prol de atitudes autorreferentes, tais como o cresci
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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4. O PARADIGMA PERIÓDICO NA ARTE: A COMUNIDADE DA ESCRITURA
RESUMO O texto parte da natureza comum e contínua entre ensaios de Maurice Blanchot e Jean-Luc Nancy que, a partir da crítica ao fracasso do projeto comunitário do comunismo, conjugam-se na reelaboração de um pensamento de comunidade. Por meio da reflexão sobre o papel que esses ensaios e outras publicações e jornais tiveram na organização de proje
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-12
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5. Cidade, arte e criação social: novos diagramas de culturas juvenis da periferia
RESUMO Embora estudos apontem, cada vez mais, a ampliação de índices da denominada juventude “nem, nem, nem” (nem estuda, nem trabalha, nem pretende voltar a trabalhar e estudar) e a intensificação de sua inserção em facções e rotas do tráfico na paisagem das metrópoles, paradoxalmente observa-se um incremento de experiências juvenis criativa
Estud. av.. Publicado em: 2020-08
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6. Experiências estético-dialógicas em arte-ativismo
Embora frequentemente se entenda arte-ativismo como performances artísticas feitas por coletivos, experiências estéticas individuais, solitárias e silenciosas podem representar gestos de força criativa e contestatória. Ao tomar a arte-ativismo como objeto de estudo, o ensaio discute a potência dialógica de obras que, ocupando o espaço público, alte
ARS (São Paulo). Publicado em: 20/01/2020
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7. Quando Camponeses Entram em Cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual
Resumo: Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 31/10/2019
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8. Vida sociopolítica em mercados culturais na cidade de Porto Alegre
Resumo As possibilidades das tecnologias de informação e comunicação conjugadas com normas e regras do sistema global têm contribuído para a transformação dos mercados culturais, recriando concepções e arranjos entre arte-tecnologia-mercado. O artigo discute centralmente as implicações sociopolíticas dessas transformações nos mercados culturai
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
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9. Desempenhar um papel, causar uma impressão: vetores sociotécnicos no espaço ampliado da publicação independente
Resumo O presente artigo parte da análise das práticas e representações de publicadores que frequentam as feiras de arte impressa realizadas na cidade de São Paulo nos últimos anos para compreender os vetores sociotécnicos que organizam essas práticas e as materialidades dos objetos editoriais ali publicados e comercializados. Coloca-se, no centro da
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
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10. O que pode o corpo? Corpografias de resistência
Neste texto são apresentados os resultados de um projeto de criação fotográfica, desenvolvido pela primeira autora do trabalho, inspirado pela pergunta de Espinosa “O que pode o corpo?”, fotografando acontecimentos cotidianos relacionados ao corpo e às suas relações com os espaços públicos do centro da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Após a
Interface (Botucatu). Publicado em: 2017-09
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11. Resistência e empoderamento na literatura urbana carioca
resumo No estado do Rio de Janeiro, a ocupação do espaço público por coletivos de arte e cultura tem trazido inovadoras contribuições às linguagens artísticas. Trocas, hibridismos, experimentações de manifestações culturais variadas encontram nas ruas e praças um lugar de acolhimento. Este artigo tratará de uma forma de ocupação, a Roda Cultu
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-12
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12. MEMORY TRANSMISSION, SURVIVAL AND MULTICULTURALISM IN CONTEMPORARY CANADIAN LITERATURE
Resumo Em 2014, a escritora quebequense Catherine Mavrikakis publica Diamanda Galas, uma narrativa em homenagem à artista e musicista americana de origim grega, Diamanda Galas, pela editora Héliotrope de Montréal, inaugurando uma nova coleção intitulada “Guerrières et Gorgones”. Na mesma época e na mesma coleção, outra escritora quebequense, Mar
Alea. Publicado em: 2016-12