Cinema Experimental
Mostrando 13-24 de 34 artigos, teses e dissertações.
-
13. Inquietações do gesto : a montagem como trânsito entre meios
O objetivo deste trabalho é apontar, a partir de observações sobre minha produção artística recente, um campo experimental onde o gesto artístico acontece por operações de montagem, visando contextos de relação com o público através da passagem entre meios. Esta noção é adotada por alguns autores, como Rosalind Krauss e Raymond Bellour, que b
Publicado em: 2010
-
14. Experimental sou eu (uma proposta de des-educação do olhar
Experimental eu sou (uma proposta de des-educação do olhar). Discute de que modo o cinema experimental pode fazer parte de uma formação ético-estética no sentido de uma transformação do olhar. Através de dois exercícios, ver filmes experimentais de vanguarda e fazer um vídeo como experimento, a pesquisa quer propor uma possibilidade criativa de ve
Publicado em: 2009
-
15. Trilogia Qatsi : visões e movimentos de mundo / Qatsi trilogy : visions and movements of world
This work is a filmic analysis of the Qatsi trilogy (Koyaanisqatsi, Powaqqatsi, Naqoyqatsi), directed by Godfrey Reggio. Firstly, it is presented a bio-filmography of the director, indicating his trajectory and some comments on each of his films. Then, the analysis of the trilogy takes place, beginning with Koyaanisqatsi and focusing the acceleration movemen
Publicado em: 2009
-
16. Entre cinema e videoarte : procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais
The present research is the analysis of the procedures involved in creating video works and video installations produced between 2004 and 2008. The appreciation of sensory aspects of the image - the descriptions of space and landscape that appear in several videos of that period - transforms the relationships between space and time in these narratives, which
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2009
-
17. "A Journal for Manoel de Coco" a documentary experimentation inspired in Mário de Andrade / Um diário para Manoel de Coco- uma experimentação documentária inspirada em Mário de Andrade
Based on Mario de Andrades creation of the text "O Turista Aprendiz", whish is at the same time poetic and referential, our approach to the travel journal sees it as a hybrid genre, one which explores the boundaries between the real and the fictional, and we propose to experiment a documentary production that takes into account possibilities to intervene cre
Publicado em: 2008
-
18. Documentário-ensaio: a produção de um discurso audiovisual em documentários brasileiros contemporâneos
The present research castes some elements to map the specificities of the essay-documentary. The Brazilian documentarys production has grown progressively in the last two decades, however a part of it no longer limits itself to a reproduction of the reality, characteristic traditionally associated to that type of production. In order to study those new works
Publicado em: 2008
-
19. Making videos at the ColÃgio OttÃlia : technology and art as collective action / Fazendo vÃdeos no ColÃgio OttÃlia : tecnologia e arte como aÃÃo coletiva
Esta pesquisa trata da prÃtica de fazer vÃdeos no ColÃgio Estadual Professora OttÃlia Homero da Silva, cidade de Pinhais, regiÃo metropolitana de Curitiba; diferenciando o que se pode perceber a partir da comparaÃÃo entre dois gÃneros distinguidos como: um vÃdeo-ficÃÃo experimental e outro, um vÃdeo-documentÃrio institucional. Aborda a produÃÃ
Publicado em: 2008
-
20. Um estudo sobre limite / Um estudo sobre limite
Objeto: estudo do filme Limite, de Mário Peixoto, Brasil, 1930, tendo, como eixo norteador, suas estruturas narrativas. Metas: averiguar, no corpo-texto do filme, seus mecanismos de fatura e as questões estéticas e de linguagem decorrentes. Resultados: multiplicidade de questões do cinema, da ordem da articulação dos modos de tempo e ambigüidade da na
Publicado em: 2007
-
21. Arquiteturas fílmicas
Assim como a arquitetura, o cinema é uma das artes onde o sentido espacial é mais forte. Ao incorporar o tempo como uma de suas dimensões, o espaço fílmico permite que falemos de uma ficção arquitetônica, de uma narratividade que nos faz construir uma via subjetiva de análise que extrapola o mero papel técnico, englobando os papéis crítico e expe
Publicado em: 2007
-
22. O Bandido da Luz Vermelha: por um cinema sem limite
Este trabalho é um estudo do filme O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, tendo como base a obra crítica e literária que ele desenvolveu em duas décadas dedicadas ao jornalismo e ao estudo do cinema. Esta pesquisa dedicou-se também à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswal
Publicado em: 2006
-
23. Voices of boca / Vozes da boca
The Boca cinema of São Paulo was always distinguished as an independent production center. Its history takes impulse since the 60?s to the end of the 80?s. Two kinds of films mark this production: an experimental one and another one, more commercial. Through two criticism?s experiences, we can understand these productions: the texts of Jairo Ferreira in Sã
Publicado em: 2006
-
24. Cinema e transformação social: o Instituto de Cinematografia de Santa Fé (1956-1962)
Este artigo discute o processo de implantação do Instituto de Cinematografia de Santa Fé, na Universidade do Litoral, Argentina, em um momento de crise da cinematografia do continente latino-americano. Identifica a influência do Centro Experimental de Cinematografia de Roma, onde havia estudado seu diretor e fundador, Fernando Birri, e da Escola de docum
História (São Paulo). Publicado em: 2006