Cinema Expandido
Mostrando 1-5 de 5 artigos, teses e dissertações.
-
1. O tempo do espectador: a fruição da imagem em movimento no espaço do museu
Resumo O artigo dispõe-se a refletir sobre a relação do espectador junto às obras que utilizam a imagem em movimento no espaço do museu e como tal relação gera novos modos de fruição, ressaltando a disponibilidade de tempo dedicado à apreciação das obras. Trata-se de analisar a relação entre o tempo da obra e o tempo do espectador diante de fil
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2018-04
-
2. Mas afinal, o que sobrou do cinema? A querela dos dispositivos e o eterno retorno do fim.
Resumo O que o filme faz que outras imagens móveis não fazem, quando não são filmes, é fechar-se em copas sobre a duração. Oferece ao espectador um jogo jogado. O filme é uma espécie de tanquinho que bate a matéria do tempo para poder fruí-la torcida, com emoção. Pois um filme, como uma sinfonia, passa em direção a um final que já está dado
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2016-12
-
3. Paisagens Fílmicas: Um diálogo possível entre vídeo, corpo, tempo e espaço / Filmic landscapes:a possible dialogue between video,body,time and space
A presente dissertação aborda o potencial poético da linguagem videográfica na influência das relações de visibilidade surgidas da percepção do espaço, em um contexto de intervenções mediadas por projeções de vídeo, na construção de paisagens fílmicas, tendo como suporte, três espaços específicos, na cidade de Salvador: o Museu de Arte S
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/12/2011
-
4. VÍDEO + PERFORMANCE: PROCESSOS COM O AUDIOVISUAL EM TEMPO REAL
Este trabalho apresenta uma pesquisa em artes visuais, especificamente no campo da arte e tecnologia. Baseado em uma investigação poética que envolve o audiovisual com a tecnologia computacional, está concentrado nas experiências em que o áudio e vídeo são manipulados ao vivo. Por isto, inicia-se com um levantamento histórico sobre o contexto em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
5. Narrativas interativas no audiovisual: a lÃgica do banco de dados no documentÃrio
As narrativas interativas se constituem como um dos principais vetores de desenvolvimento do audiovisual. O processo de convergÃncia de mÃdias, ocasionado pela digitalizaÃÃo de som e imagem, transformou os modos de produÃÃo e consumo do audiovisual, delineando o surgimento de formas narrativas baseadas na interatividade, entendida como a possibilidade
Publicado em: 2009