Cinema Direto
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. Interdição e invisibilidade nas representações cinematográficas: a geográfica doméstica das empregadas em Que horas ela volta? e Aquarius1
Resumo O emprego doméstico se configurou historicamente como um espaço de permanência de práticas coloniais, atravessado por hierarquias da ordem de gênero, classe social e identidades étnico-raciais. Produto direto da escravidão e organizado às margens das relações trabalhistas, a profissão é marcada por preconceitos sociais e econômicos. A age
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 07/11/2019
-
2. Cinema e realismo: Frederick Wiseman / Cinema and realism: Frederick Wiseman
O presente trabalho investiga, a partir da sociologia do cinema, uma seleção de filmes documentais do cineasta americano Frederick Wiseman (1930-). Trata-se de um documentarista com grande importância para o que ficou conhecido como cinema direto ou cinema vérité, uma corrente cinematográfica que, através de determinados artifícios formais ausência
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/09/2012
-
3. Parahyba masculina feminina neutra: cinema (in)direto, super 8, gÃnero e sexualidade (ParaÃba, 1979-1986) / Parahyba Masculina Feminina Neutra: (in)direct cinema, super 8 films, gender and sexuality (1979-1986)
A presente dissertaÃÃo estuda a produÃÃo cinematogrÃfica em Super 8 no estado da ParaÃba, que se deu a partir de 1979 â ano de realizaÃÃo do documentÃrio Gadanho, de Pedro Nunes e JoÃo de Lima â e estendeu-se atà 1986. O estudo empreende a anÃlise das experiÃncias cinematogrÃficas superoitistas no estado a partir de seus diÃlogos com a cinem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
-
4. Perfil dos frequentadores de atividades culturais: o caso nas metrópoles brasileiras
Este artigo investiga os fatores associados à frequência de indivíduos em eventos culturais com desembolso direto, ou seja, pagamento de ingressos de sessões de cinema, peças de teatro, concertos musicais, shows e exposições artísticas. Por meio de um modelo Probit estima-se, para os anos de 2002-2003 e 2008-2009, a probabilidade de ocorrência desse
Estud. Econ.. Publicado em: 2012-12
-
5. Formas de produção da \"Realidade\" no modo de representação observacional: uma análise do cinema direto norte-americano dos anos 1960 e de filmes brasileiros dos anos 2000 / Methods of production of reality in mode of representation: an analisys of american cinema of the 1960\ s and brazilians films of 2000\ s
O presente trabalho busca analisar como certos filmes do modo de representação observacional são capazes de incitar no espectador a impressão de vislumbrar a própria realidade na tela, dividindo-se a pesquisa em dois períodos e contextos particulares: nos anos 60, quando surgiu o Cinema Direto nos Estados Unidos em torno da Drew Associates, e nos anos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/11/2011
-
6. Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo / Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.
This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011
-
7. Arquitetura, cidade e cinema: vanguardas e imaginário / Architecture, city and cinema: avant-Gardes and imaginary
Nas primeiras décadas do século XX, em um contexto cultural caracterizado por experimentações, redefinições e rupturas, no qual se desenvolveram as chamadas vanguardas artísticas européias, arquitetura, cidade e cinema estabeleceram entre si diferentes formas de interlocução, inclusive a criação de arquiteturas e cidades destinadas exclusivamente
Publicado em: 2010
-
8. Verdades inventadas - Pinturas de cenas / Verdades inventadas - pinturas de cenas
Esta dissertação tem como objeto de estudo a minha produção de pintura entre os anos de 2006 e 2008 e as relações que esta estabelece com as séries produzidas anteriormente durante minha permanência na Alemanha. O vínculo entre estes trabalhos dá-se principalmente através do uso da fotografia - da sua manipulação e posterior releitura através d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/06/2009
-
9. PERSONAGENS INFANTIS DO CINEMA NA PROPAGANDA: UMA ESTRATÉGIA NA COMUNICAÇÃO AO PEQUENO CONSUMIDOR
Esta pesquisa tem como foco o varejo de produtos alimentícios que estão em amplo crescimento comercial com o uso de imagens de personagens de cinema infantil na propaganda para potencializar as marcas no mercado. O objetivo é conhecer e interpretar de forma científica, como o uso de imagens de personagens de cinema infantil na publicidade pode resultar n
Publicado em: 2009
-
10. A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960 / The introduction of the direct sound in the Brazilian documentary cinema in the 1960 decade.
Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entre
Publicado em: 2008
-
11. Cabra marcado para morrer: mosaico de fragmentos no documentário de Eduardo Coutinho
O objeto deste estudo é o documentário brasileiro "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho, do qual serão analisados os elementos constitutivos, que se apresentam em forma de fragmentos recuperação da memória dos personagens, cenas remanescentes do primeiro projeto que fora interrompido pela Ditadura Militar, depoimentos, imagens de arquivo, ma
Publicado em: 2008
-
12. Technology and meaning: a study of three technological innovations influence in the brazilian documentary / Documentario : tecnologia e sentido : um estudo da influencia de tres inovações tecnologicas no documentario brasileiro
Este trabalho tem como proposta investigar a relação entre o desenvolvimento tecnológico e a renovação de linguagens no Documentário Brasileiro. Para tanto pontua três instantes técnicos: o som direto, a popularização do vídeo e a digitalização, apontando os diferentes usos da técnica e o reflexo dessa utilização nas narrativas. Assim, analis
Publicado em: 2005