Cinema A Aspectos Morais
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
-
1. Cinema explícito: representações cinematográficas do sexo
A tese investiga as representações cinematográficas do sexo, desde sua deflagração erótica no primeiro cinema, mainstream e pornográfico (os stag films), até chegar à configuração de um cinema contemporâneo que incorpora o sexo explícito em seu discurso visual. Para isso, revê criticamente os conceitos de obscenidade, pornografia e erotismo, al
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
-
2. Entre grãos e pixels, os dilemas éticos na restauração de filmes: o caso de Terra em Transe
A restauração de filmes no Brasil se tornou uma atividade mais sistemática a partir dos anos 1990, com a introdução das ferramentas digitais. Ao mesmo tempo em que trouxeram uma possibilidade quase ilimitada de intervenção nos filmes, as ferramentas digitais introduziram também um debate acerca da natureza ética envolvendo a restauração de filmes.
Publicado em: 27/04/2011
-
3. Humanismo crítico no cinema de Pedro Almodóvar: análise de linguagem e narrativa
Este estudo visa a demonstrar como Almodóvar leva o espectador a penetrar nas motivações dos comportamentos considerados marginais pela sociedade. Consiste numa tentativa de compreender a habilidade de o cineasta espanhol abordar temas polêmicos, abrindo possíveis espaços para interpretações humanísticas mais profundas, mesmo em situações radicais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/07/2010
-
4. Categorias de narratividade no cinema de animação : atualização dos valores éticos de Aristóteles segundo Edgar Morin
O potencial comunicativo das produções cinematográficas de animação incita questionamentos acerca do conteúdo vigente em suas narrativas. Apoiando-se nas contribuições de Vladimir Propp acerca da estrutura do conto, a presente pesquisa identifica e discute o discurso ético presente nas produções de animações fílmicas norte-americanas e brasilei
Publicado em: 2010
-
5. O CINEMA DISNEY AGENTE DA HISTÓRIA: A CULTURA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTRE ESTADOS UNIDOS, BRASIL E ARGENTINA (1942-1945) / DISNEY MOVIES AS HISTORYS AGENTS: CULTURE IN THE INTERNATIONAL RELATIONSHIPS AMONG THE UNITED STATES, BRAZIL AND ARGENTINA (1942-1945)
Conceber um filme como documento e instrumento da história é importante nos tempos de hoje em que as imagens são tratadas como fundamentais na aceitação e na recepção de determinados propósitos sejam eles em nível de docência ou no cotidiano das pessoas. Esta dissertação pretende estudar os vínculos representativos das políticas de aproximaçã
Publicado em: 2008
-
6. Moulin Rouge: uma representaÃÃo carinhosa da prostituiÃÃo
The present study has as its research object the film Moulin Rouge, directed by Baz Luhrmann and written by Luhrmann and Craig Pearce. Using the musical genre, the movie tells, in an unusual way, a story of passion, obsession and desire between a writer and a courtesan. However, more than telling a love story, the film favors the discussion of the theme of p
Publicado em: 2007
-
7. Discurso, silenciamento e alteração material no filme Deus e Brasileiro
Esta pesquisa, tomando como referencial teórico a Análise de Discurso de linha materialista, com o filme Deus é Brasileiro se dispôs a trazer para a prática analítica a materialidade do cinema, tendo como enfoque cenas nas quais é regular a concomitância entre intervenções divinas e alterações fílmicas atravessadas de silenciamentos. Nesses trec
Publicado em: 2005