Cinama
Mostrando 1-4 de 4 artigos, teses e dissertações.
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1. Abril despedaÃado: das montanhas albanesas ao sertÃo nordestino
O trabalho investiga as relaÃÃes entre Literatura e Cinema a partir da obra Abril despedaÃado, romance albanÃs adaptado pelo cineasta brasileiro Walter Salles JÃnior. Para tanto, analisamos como as categorias narrativas â tempo, espaÃo, personagens e foco narrativo â foram apresentadas em cada expressÃo artÃstica. Neste sentido apoiamo-nos em discu
Publicado em: 2009
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2. Dans les Ãcrans de la ville: salles de cinÃma et vie urbaine à Fortaleza des annÃes de 1920 / Nas telas da cidade: salas de cinema e vida urbana na Fortaleza dos anos de 1920
Na presente dissertaÃÃo refletimos sobre os significados das salas de exibiÃÃo cinematogrÃfica existentes na capital cearense nos anos de 1920. Buscamos perceber a relevÃncia destes espaÃos em um perÃodo em que o cinema no Ãmbito mundial passava por significativas mudanÃas com a valorizaÃÃo de um novo pÃblico abonado financeiramente. Em Fortalez
Publicado em: 2007
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3. VergÃlio Ferreira: Para sempre, Romance-sÃntese e Ãltima fronteira de um territÃrio ficcional
Analyse de lâensemble de lâoeuvre romanesque de VergÃlio Ferreira, depuis MudanÃa (1949) jusquâà Cartas a Sandra (1996), quinze romans publiÃs par lâÃcrivain.. Le noyau central de cette Ãtude se place sur Para sempre â qui occupe toute la deuxiÃme partie de notre texte. On y expose son caractÃre de synthÃse romanesque ,vers laquelle convergent
Publicado em: 2006
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4. RapsÃdia no sertÃo: Do "cÃdex" Ã tela, a trajetÃria da trupe do Auto da Compadecida.
Auto da Compadecida à uma narrativa performÃtica pelo seu carÃter cÃnico e polÃtico-social. Utiliza-se de um cenÃrio transgressor como uma pequena vila do sertÃo nordestino, TaperoÃ, esquecida pelo poder constituÃdo e, conseqÃentemente, acolhida pelo poder paralelo, o cangaÃo. As personagens suassunianas representam nÃo uma figura isoladamente, m
Publicado em: 2006