Cidades Africanas
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. O espaço importa: poder relacional das tecnologias móveis
A ubiquidade da telefonia móvel e a proliferação das redes digitais concedem a essas tecnologias papel fundamental na superação das limitações do espaço em cidades fragmentadas. A literatura acadêmica se baseia em uma série de disciplinas, mas falha ao não abordar a importância das novas tecnologias para as cidades africanas e sul-africanas. Deba
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 2014-04
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2. Tem um queniano correndo entre nós: atletismo e migração no Brasil
O objetivo da pesquisa foi analisar a movimentação migratória de esportistas estrangeiros do atletismo, sobretudo os de nacionalidades africanas, face ao seu sucesso em corridas de rua disputadas nas grandes cidades brasileiras. Focamos nossas análises na fala dos técnicos brasileiros de nível internacional que trabalham ou não com este grupo. Os resu
Rev. bras. educ. fís. esporte. Publicado em: 2013-09
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3. O discurso sobre (i)migrantes da periferia de São Paulo e Paris : o dizer da mídia e suas representações = The discourse about (im)migrants in the suburbs of São Paulo and Paris : the media saying and its representations / The discourse about (im)migrants in the suburbs of São Paulo and Paris : the media saying and its representations
Pensando na questão da (i)migração que ocorre em grandes centros urbanos, em especial nas metrópoles de São Paulo e de Paris, buscamos averiguar, em textos veiculados na mídia digital - revistas e jornais em versão on line e sites de notícias da internet - quais são as representações construídas sobre esses "estrangeiros". No caso de São Paulo,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 02/04/2012
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4. \"Donde o ouro vem\": Uma história política do reino do Monomotapa a partir das fontes portuguesas (século XVI) / \"Where the gold comes from\": a political history of the kingdom of Monomotapa from portuguese sources (sixteenth Century)
Após a viagem inaugural de Vasco da Gama, os portugueses traçaram um projeto ambicioso de controle das rotas e dos entrepostos comerciais do oceano Índico, que previa a instalação de feitorias nas cidades africanas costeiras de Quiloa e Sofala. A importância dessa última residia na sua proximidade com os centros produtores de ouro do interior do conti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/02/2012
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5. A cidade africana contemporânea de origem portuguesa: São Tomé pré e pós-independência
A cidade de São Tomé foi território português desde as primeiras ocupações até 1975 (data de sua independência), tendo, nesse tempo, crescido segundo os princípios do urbanismo de origem portuguesa. Para além da cidade planeada e consolidada, construída no período de ocupação colonial, a cidade desenvolveu, sobretudo no período pós-independê
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 2012-12
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6. O Gabinete de Urbanização Colonial e o traçado das cidades luso-africanas na última fase do período colonial português
Em 1944, antes mesmo do fim da Segunda Grande Guerra, o regime político de António Oliveira Salazar (1889-1970) cria, por meio do Ministério das Colónias, uma estrutura oficial de projectos de arquitectura e de engenharia, sediada em Lisboa, com o objectivo de traçar novos planos urbanos para as colónias portuguesas, designada Gabinete de Urbanização
urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana. Publicado em: 2012-12
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7. Capoeiras e valentões na história de São Paulo (1830-1930) / Capoeiras and bullies in the history of São Paulo (1830-1930)
Até meados do século XX, a capoeira teve seu potencial, enquanto registro de ações e vontades de africanos escravizados e seus descendentes, ignorado pelo estudo histórico. A partir de pesquisas específicas sobre tal manifestação, a historiografia sobre o tema avançou de maneira significativa. Primeiro, mais focada em dois estados conhecidos como po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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8. Entre o corpo e a teoria: a questão étnicoracial na obra e trajetória socioespacial de Milton Santos / Between the body and the theory: the question étnicoracial at work and trajectory of socio Milton Santos
Nesta dissertação analisamos a questão étnico-racial na vida e obra do geógrafo Milton Santos. Procuramos entender esta questão a partir da produção bibliográfica e de sua trajetória socioespacial. Bem como, esses fatores se contextualizaram a quadros políticos, históricos e geográficos. Assim, observamos como a sua formação intelectual e suas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/09/2010
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9. Entre o corpo e a teoria: a questão étnicoracial na obra e trajetória socioespacial de Milton Santos / Between the body and the theory: the question étnicoracial at work and trajectory of socio Milton Santos
Nesta dissertação analisamos a questão étnico-racial na vida e obra do geógrafo Milton Santos. Procuramos entender esta questão a partir da produção bibliográfica e de sua trajetória socioespacial. Bem como, esses fatores se contextualizaram a quadros políticos, históricos e geográficos. Assim, observamos como a sua formação intelectual e suas
Publicado em: 2010
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10. Opção mágica: conversão de kardecista à umbanda na cidade de Goiânia / Magic option: converting to Umbanda Kardecist in Goiânia
A Umbanda nasce da relação de cultos populares africanos com o kardecismo e com o Candomblé, e é estabelecida no âmbito das grandes cidades. Por um lado, há a tentativa de embranquecer, ou civilizar esses cultos aproximando-os da doutrina kardecista. Por outro lado, essa mesma doutrina buscou nas fontes africanas raízes ritualísticas e de possessão,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/08/2007
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11. Opção mágica: conversão de kardecista à umbanda na cidade de Goiânia / Magic option: converting to Umbanda Kardecist in Goiânia
A Umbanda nasce da relação de cultos populares africanos com o kardecismo e com o Candomblé, e é estabelecida no âmbito das grandes cidades. Por um lado, há a tentativa de embranquecer, ou civilizar esses cultos aproximando-os da doutrina kardecista. Por outro lado, essa mesma doutrina buscou nas fontes africanas raízes ritualísticas e de possessão,
Publicado em: 2007