Ciberespaao
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
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1. RepresentaÃÃes sociais sobre a latinidade em sites de redes sociais contemporÃneas: uma investigaÃÃo discursivo-ideolÃgica situada no Orkut. / RepresentaÃiones sociales sobre la latinidad em sitios de redes sociales contemporaneas: una investigaciÃn discursivo-ideolÃgica situada en el Orkut.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representaÃÃo social (RS) que os latinoamericanos usuÃrios do site de redes sociais Orkut constroem sobre a latinidade, tendo como foco a constituiÃÃo temÃtica desta representaÃÃo, as estruturas do discurso e as condiÃÃes de produÃÃo pelas quais se expressa tal representaÃÃo e as atitudes dos sujeitos
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/11/2011
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2. A PraÃa Portugal como lugar:negociaÃÃes de sentidos em encontros presenciais e mediados pelo computador / Square Portugal as a place: negotiations of meaning in personal meetings and computer-mediated
Esta dissertaÃÃo investiga a constituiÃÃo de sentidos para o lugar praÃa Portugal, logradouro da cidade de Fortaleza, no CearÃ, considerando as experiÃncias de jovens frequentadores do local nas noites de sÃbado, durante os anos de 2008 e 2009. A anÃlise dos usos feitos do espaÃo e dos sentidos elaborados a partir de vivÃncias individuais e coleti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2010
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3. Interpersonal exchanges on the Internet: sociability and privacy in cyberculture / As trocas interpessoais na Internet: privacidade e sociabilidade na era da cibercultura
To analyze the phenomenon of exposure of privacy and sociability forms provided by Internet is the issue of this research. This is a study of the reasons that make a lot of people post their personal characteristics on Internet. It is a qualitative research with an exploratory and comprehensive nature. Its universe is composed by individuals who participate
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2010
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4. O Fandom como sistema literÃrio: uma anÃlise crÃtica do texto na Era da ReapropriaÃÃo virtual
Este trabalho se propÃe a uma reflexÃo teÃrica sobre o fazer crÃtico literÃrio numa Ãpoca em que os espaÃos sÃcio-culturais estÃo cada vez mais integrados com as tecnologias hiperreais, ou seja, arquivadas e distribuÃdas pela Internet. Os recursos hipermidiÃticos foram disponibilizados para a sociedade e difundiu-se a forma de auto-aprendizagem e
Publicado em: 2009
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5. ConexÃes entre o Mundo On-line e a "Vida Off-Line": Otakus e Cultura de Consumo na Era da Internet / CONNECTIONS BETWEEN ONLINE WORLD AND OFF-LINE LIFE: OTAKUS AND CONSUMPTION CULTURE IN THE INTERNET AGE
Esta pesquisa teve como meta analisar questÃes relacionadas a mudanÃas na cultura de consumo contemporÃnea decorrentes da interaÃÃo entre agentes sociais e novas mÃdias eletrÃnicas nos moldes da World Wide Web Tal interaÃÃo resultou na crescente autonomia do agente perante os emissores oficiais de produtos e informaÃÃo Constatou-se que redes de co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/09/2008
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6. Cultura e colaboraÃÃo: a construÃÃo do Nordeste do Brasil na WikipÃdia
Esta pesquisa propÃe lanÃar um olhar sobre as representaÃÃes do Nordeste do Brasil na WikipÃdia, enciclopÃdia online cujo conteÃdo està sujeito a ediÃÃes por quaisquer usuÃrios, cadastrados ou nÃo. Entrecruzando caminhos teÃricos da cibercultura com correntes dos estudos culturais, buscamos entender os embates travados no Ãmbito do projeto e co
Publicado em: 2008
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7. Happiness in Cyberspace: a study with young users of virtual communities / Felicidade no CiberespaÃo: Um Estudo com Jovens UsuÃrios de Comunidades Virtuais
Pode-se observar na Internet o crescimento de diversas redes sociais e de comunidades virtuais, as quais despertam intenso interesse dos (as) jovens. Os sites e serviÃos, antes estÃticos, ganham cada vez mais dinamismo e estÃmulos visuais por meio de imagens, havendo uma Ãnfase a atributos promotores de "felicidade". A presente investigaÃÃo instaura um
Publicado em: 2007
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8. Re-meaning languages at the school space: sketching another map for reading and writing texts / Ressignificando linguagens no espaÃo escolar: esboÃando um outro mapa para leitura e escrita de textos
A dissertaÃÃo denominada Ressignificando linguagens no espaÃo escolar: esboÃando um outro mapa para leitura e escrita de textos, procura esboÃar um outro contexto para o fazer pedagÃgico no qual haja a mais profunda e possÃvel imersÃo nas Tecnologias de ComunicaÃÃo Digital, mediante as quais os educandos tenham livre acesso ao ciberespaÃo, e sejam
Publicado em: 2007
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9. Visitando o nordeste na web: Um estudo sobre a comunicaÃÃo dos portais e sites turÃsticos governamentais
O presente trabalho trata da intrÃnseca relaÃÃo existente entre a comunicaÃÃo e o turismo, mediante estudo dos portais e sites nordestinos. A motivaÃÃo se deu devido à importÃncia que o ciberespaÃo tem apresentado para o setor turÃstico e pela possibilidade de contribuir para a pesquisa acadÃmica sobre o tema. A investigaÃÃo busca entender como
Publicado em: 2006
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10. Aspectos da virtualizaÃÃo da conversaÃÃo face a face com atenÃÃo especial ao funcionamento das expressÃes indiciais
Este trabalho, situado no paradigma sociointeracionista de linguagem, Ã fundamentado por algumas teorias baseadas na anÃlise do funcionamento da lÃngua, em especial naquelas que circulam nos domÃnios da LingÃÃstica Textual. Trata-se de um estudo comparativo entre dois gÃneros textuais bastante parecidos, a conversaÃÃo face a face e a conversaÃÃo m
Publicado em: 2006
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11. A autonomia da vontade nos contratos eletrÃnicos internacionais de consumo
A regulaÃÃo das relaÃÃes jurÃdicas no ciberespaÃo deve desvincular-se dos conceitos tradicionais de territorialidade e de fronteiras, aplicÃveis ao mundo fÃsico, e buscar uma regulamentaÃÃo efetivamente transnacional. As novas tecnologias de transmissÃo e difusÃo de dados e, em especial, a contrataÃÃo eletrÃnica, exigem uma redefiniÃÃo dos c
Publicado em: 2006
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12. O ciberespaÃo pÃblico: a virtualizaÃÃo do espaÃo pÃblico nos projetos da cidade digital
A representaÃÃo de estruturas urbanas, seja por meio de metÃforas ou por analogia aos elementos e funÃÃes das cidades, tem sido a principal forma de elaboraÃÃo dos projetos de cidades digitais, caracterizadas por reunir pessoas e instituiÃÃes conectadas via rede de computadores, tendo como referÃncia uma cidade real. A partir de 1990 se verifica um
Publicado em: 2006