Choro Musica
Mostrando 13-24 de 49 artigos, teses e dissertações.
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13. Improvisação e processos de aprendizagem nas organizações: uma metáfora a partir do ritmo brasileiro choro
Considerando que a improvisação tem sido discutida na literatura internacional principalmente a partir da metáfora do jazz e do teatro, este ensaio teórico pretende lançar luzes e discutir como o fenômeno da improvisação pode contribuir para novas interpretações da Aprendizagem Organizacional. Utiliza-se a metáfora da improvisação no ritmo Choro
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2011-12
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14. O percurso histórico da improvisação no ragtime e no choro
O artigo teve como objetivo investigar em que medida a improvisação e a tradição oral permitiram a consolidação do ragtime e do choro em gêneros musicais com aceitação popular na virada do século XIX. A escolha concentrou-se nas semelhanças formais existentes entre ambos e nos caminhos percorridos por ambos para essa consolidação. A partir dos c
Per musi. Publicado em: 2011-06
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15. Horizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro
Análise sobre os procedimentos de improvisação utilizados por Pixinguinha em 1 x 0 (1947) e por K-Ximbinho em Velhos Companheiros (1981). Uma comparação das diferenças e semelhanças entre suas abordagens mostra uma preferência pelos modelos estilísticos vertical ou horizontal.
Per musi. Publicado em: 2011-06
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16. Traços do ragtime no choro Segura ele de Pixinguinha: composição, performance e iconografia após a viagem a Paris em 1922
Estudo analítico e comparativo sobre os choros Segura ele e Um a zero de Pixinguinha que, na histórica viagem do grupo de choro Oito Batutas a Paris em 1922, conviveu com músicos de jazz norte-americanos. Observam-se características do ragtime em Segura ele a partir das gravações no CD Pixinguinha 100 anos, o qual inclui performances do compositor no s
Per musi. Publicado em: 2011-06
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17. Ernesto Nazareth e a valsa da Suíte Retratos de Radamés Gnattali
Composta por Radamés Gnattali (1906-1988) em 1956 para bandolim solista, conjunto de choro e orquestra de cordas, Retratos é uma suíte em quatro movimentos onde são homenageadas algumas das mais expressivas personalidades do cenário da música popular brasileira: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. O que dá forma e
Per musi. Publicado em: 2011-06
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18. O cavaquinho na obra de Waldir Azevedo
Esse trabalho procura descrever o caminho do instrumento cavaquinho como peça fundamental na formação do choro como gênero musical; além disso, a pesquisa expõe como o compositor e instrumentista Waldir Azevedo conseguiu transformar o cavaquinho de instrumento acompanhador em instrumento solista, através da criação e execução de suas obras. Para i
Publicado em: 2011
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19. "Eu canto samba" ou "Tudo isto é fado" : uma etnografia multissituada da recriação do choro, do samba e do fado por jovens músicos / "I sing samba" or "It's all fado" : a multi-sited ethnography on the recriation of choro, samba and fado by young musicians
O choro, o samba e o fado são gêneros musicais populares e tradicionais e estão vinculados com a identidade e o imaginário dos seus países de origem, Brasil e Portugal. Na última década jovens músicos estão redescobrindo estes gêneros musicais através das suas práticas musicais, com a valorização das formas coletivas de aprendizagem e ambientes
Publicado em: 2011
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20. Nos conhecemos há anos, nunca nos vimos durante o dia! : a sociabilidade construída a partir da boemia, da dança e dos jogos de sedução : uma fotoetnografia do Clube do Choro de Porto Alegre
Este trabalho trata sobre a sociabilidade entre um grupo de pessoas que frequentam o Clube do Choro na cidade Porto Alegre, onde elementos como a música, a bebida e a dança conformam uma rede de interações e conferem um caráter singular aos jogos sociais que ali se dão. Uma das características deste grupo de frequentadores deste clube é o fato de ter
Publicado em: 2011
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21. A inteligência da música popular: a autenticidadeno samba e no choro / The intelligence of authenticity in popular music samba and choro
Starting from the intellectual, symbolic and material disputes that intertwine both muscial genres heralded as the Nations identifiers: samba and choro, I analyse the constitution and reproduction of an artistic microcosm possessor of relatively autonomous aesthetic parameters. Covering a long historical period with the intent of showing that the densificati
Publicado em: 2010
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22. O idiomático de Francisco Mignone nas 12 valsas de esquina e 12 valsas-choro / O idiomático de Francisco Mignone nas 12 valsas de esquina e 12 valsas-choro
Este trabalho tem como objetivo principal descobrir e revelar como Francisco Mignone compôs as 12 Valsas de Esquina e as 12 Valsas-Choro para piano solo, contribuindo para o estudo e a divulgação da música brasileira. Através da análise realizada nesta tese, revelou-se o idiomático de Mignone referente a essas obras. Além disso, investigaram-se os da
Publicado em: 2010
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23. Rossini Ferreira: características de um choro pernambucano
O choro pode ser considerado uma importante expressão da cultura brasileira, possuindo aspectos gerais que o constitui nos diferentes contextos em que acontece no país e características específicas determinadas pela singularidade de cada universo musical. Este trabalho apresenta um estudo específico sobre o choro de Pernambuco, tendo como foco central a
Publicado em: 2010
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24. Reflexões sobre o choro e suas manifestações em Florianópolis
Este trabalho busca construir um entendimento sobre o choro enquanto manifestação de uma musicalidade existente em solo brasileiro, além de atentar para sua presença na capital do estado de Santa Catarina. Aqui são discutidos aspectos históricos, narrativas e discursos que permeiam a historiografia da música popular brasileira, em geral, e o choro, em
Publicado em: 2009