Centro De Danca
Mostrando 1-12 de 39 artigos, teses e dissertações.
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1. RELATIONSHIP BETWEEN UNBALANCED CORE STRENGTHENING AND INJURIES IN DANCESPORT ATHLETES
RESUMO Introdução: O conjunto de músculos no complexo quadril-pélvico-lombar é chamado de core. O core está localizado no centro de gravidade corporal. A dança esportiva exige movimentos de tronco alinhados, além da permanente estabilização entre coluna e pélvis. Apesar de haverem estudos escassos, é possível existir alguma relação entre o fo
Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Publicado em: 2022
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2. Saúde mental, arte e desinstitucionalização: um relato estético-poético-teatral de uma ocupação da cidade
Resumo Objetivou-se relatar a experiência de uma produção estética, poética e teatral de ocupação da cidade a partir de um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial, com vistas a oferecer espaço de sociabilidade, produção e intervenção cultural. Trata-se de um relato de experiência a partir do Centro de Convivência e Cultura (CECCO) de Nata
Ciência & Saúde Coletiva. Publicado em: 2022
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3. EFFECTS OF BELLY DANCING ON BODY IMAGE AND SELF-ESTEEM IN WOMEN WITH BREAST CANCER – PILOT STUDY
RESUMO Introdução O câncer de mama traz inúmeras consequências para a vida das mulheres e a atividade física pode ser benéfica neste período. Objetivos Analisar a influência da dança do ventre na imagem corporal e autoestima das mulheres durante e após o tratamento do câncer de mama. Métodos Participaram do estudo 19 mulheres, divididas em
Rev Bras Med Esporte. Publicado em: 11/11/2019
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4. Meu corpo me pertence: interfaces entre psicologia, dança e gênero
Resumo Este artigo nasce da inserção da equipe de psicologia numa oficina de dança do Centro de Referência de Mulheres da Maré - Carminha Rosa. Através da exploração e (re)conhecimento corporal proporcionado na oficina, percebemos a possibilidade de o corpo da mulher se desprender de uma identidade e se abrir para novos contornos e possibilidades de
Fractal, Rev. Psicol.. Publicado em: 23/09/2019
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5. Das inquietações ao movimento: um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a clínica e uma dança
O presente artigo discute uma experiência prática desenvolvida em um CAPS, onde buscou-se, a partir de uma intervenção grupal com os usuários, explorar a experimentação do corpo em movimento. Abordando aspectos do trabalho cotidiano de um Serviço de Saúde Mental, propõe uma estratégia de cuidado de si e do outro a partir da re-invenção da práti
Interface (Botucatu). Publicado em: 21/09/2017
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6. A dança da política: trabalhadores, associativismo recreativo e eleições no Rio de Janeiro da Primeira República
RESUMO Em janeiro de 1925 realizou-se na sede da Sociedade Dançante Carnavalesca Reinado de Siva, da Cidade Nova, a fundação de um “Centro Político Independente dos Operários do Distrito Federal”. Com objetivos claramente eleitorais, ele pretendia fomentar candidaturas ligadas ao mundo dos trabalhadores para as eleições municipais que se aproximav
Rev. Bras. Hist.. Publicado em: 27/04/2017
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7. Equilíbrio estático e dinâmico em bailarinos: revisão da literatura
A dança envolve integração de movimento, equilíbrio postural e aspectos relacionados ao controle postural. Informações sobre o equilíbrio em bailarinos são de grande importância, pois eles são considerados modelos de controle postural. O objetivo foi revisar estudos sobre equilíbrio postural estático e dinâmico em bailarinos, caracterizando o co
Fisioter. Pesqui.. Publicado em: 2013-09
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8. A midiatização das companhias oficiais de dança no Brasil: ecos de comunicação entre público e privado / Mediatization of official dance companies in Brazil: communication echoes between the public and the private
No Brasil, quando se fala sobre companhias oficiais de dança, o que primeiro aparece é a negligência do jornalismo cultural no que diz respeito à complexidade do que elas envolvem. O que se sabe sobre seu funcionamento se as mídias silenciam, sem informar sobre os comprometimentos advindos da sua forma de financiamento ser atrelada a leis e decretos que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/11/2012
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9. Uma perspectiva histórica sobre a constituição da dança em Goiânia / A historical perspective on the constitution of Dance in Goiânia (1940-1990)
Este trabalho procura estabelecer as relações entre Dança e História buscando compreender como esta prática se integra à vida cultural de Goiânia. Partindo da aparente contradição entre uma arte importada e uma cultura intimamente ligada ao universo regional do Centro-Oeste, procurou-se demonstrar como se deu o florescimento desta atividade na capit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/03/2012
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10. Danças circulares sagradas : pedagogia da presença, do ritmo, da escuta e olhar sensíveis
Este estudo busca dar visibilidade ao estar-junto-dançando nas Danças Circulares Sagradas, aos encontros e sentidos construídos pelos Corpos Dançantes na convivência do grupo e fora dele. Através dos depoimentos e falas de nove Dançantes do grupo de Danças Circulares Sagradas do Centro Comunitário George Black da Secretaria Municipal de Esportes, Re
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
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11. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011
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12. A Paixão segundo Mário de Andrade / Passion according to Mário de Andrade
Este trabalho examina a estrutura sacrificial que se encontra no centro da obra de Mário de Andrade. A primeira parte da tese é uma análise do livre de estreia de Mário, Há uma gota de sangue em cada poema, obra que se organiza como um rito sacrificial em que o próprio eu-lírico figura como vítima expiatória. A parte seguinte do trabalho se dedica a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011