Censura Brasil Historia
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1. Erotismo sob censura na imprensa brasileira (1985-1990)
Neste artigo discutem-se as formas pelas quais a imprensa escrita, especialmente a revista Veja, deu visibilidade ao tema do erotismo na cultura brasileira de meados dos anos 1980. Em tempo de suspensão da censura estatal, a revista expunha reportagens sobre o erotismo nas produções culturais, com ambiguidades. O tema transbordava para o debate sobre a ab
Topoi (Rio J.). Publicado em: 2013-06
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2. Notícias do Rio\": a intervenção no jornal O Estado de S. Paulo e a autolegitimação do Estado Novo (1939-1945) / Notícias do Rio: intervention in the newspaper O Estado de S. Paulo and the self-legitimation of Estado Novo (1939-1945)
A presente pesquisa se debruça sobre a produção noticiosa do jornal O Estado de S. Paulo entre os anos de 1940 e 1945. Durante esse período, o jornal sofreu intervenção do governo (Estado Novo, 1937-1945) e passou por transformações em sua estrutura que buscavam autolegitimar o regime entre os leitores do periódico. Dentre essas transformações ope
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/01/2012
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3. Censura e imprensa na ditadura militar brasileira : o golpe de Estado chileno pelas páginas do Correio do Povo e Zero Hora (setembro de 1973)
A presente monografia aborda a questão da censura durante a ditadura militar brasileira, tendo como fonte os jornais gaúchos Correio do Povo e Zero Hora e sua cobertura jornalística a respeito do golpe de estado ocorrido no Chile em 11 de setembro de 1973. Para tanto, o recorte temporal estabelecido foi o mês de setembro de 1973, onde se busca identifica
Publicado em: 2011
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4. Entre ferro e fogo : os noticiários da imprensa sul-rio-grandense sobre o governo Agostinho Neto em Angola (1975-1979)
Este trabalho analisa o conteúdo dos jornais Zero Hora e Correio do Povo entre os anos 1975 e 1979, quando estes jornais abordaram os acontecimentos em Angola e o governo de Agostinho Neto, líder do MPLA e chefe de Estado do primeiro governo independente angolano pós independência. Procura-se identificar a metodologia, os critérios, formas de abordagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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5. Cena Teatral e Recepção Estética o olhar dos críticos para os espetáculos Trono de Sangue (1992) e Macbeth (1992)
No Brasil, a partir de 1985 após o fim da ditadura militar e o retorno às liberdades democráticas todos os segmentos sociais passaram por significativas mudanças, observadas também nos fazeres artísticos, em especial no teatro. Anteriormente grande parte as produções voltavam seus olhares majoritariamente para a composição cênica de espetáculos q
Publicado em: 2011
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6. Aberturas utópicas : singularidades da arte política nos anos 70
Esta tese centra-se nas operações artísticas dos brasileiros Cildo Meireles e Paulo Bruscky e do coletivo catalão Grup de Treball, nos anos 70. Ancorada na teoria e método da psicanálise e na história, teoria e critica de arte contemporânea, debruça-se sobre os atos de criação desses artistas, sublinhando e entrecruzando as singularidades de suas
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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7. É o meu parecer: a censura política à música de protesto nos anos de chumbo do regime militar do Brasil (1969-1974)
Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa: História Regional, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, o qual tem como Área de Concentração: História e Cultura Histórica. Nossa pesquisa teve como objetivo analisar, sobretudo, o uso da censura política sobre a música de protesto durant
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/10/2010
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8. História e desventura: o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos
Desde a Constituição de 1988 - a assim chamada "constituição cidadã" - os direitos humanos foram assumidos como política de Estado no Brasil. As reações à versão mais recente do Programa Nacional de Direitos Humanos - ampliação e aprofundamento das anteriores - no entanto, procuraram associá-lo a um instrumento de revanche ou de violação do Es
Novos Estudos - CEBRAP. Publicado em: 2010-03
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9. A ditadura militar no Brasil e o controle da informação : relatos de censura nas bibliotecas da UFRGS
A presente pesquisa investigou as estratégias de controle da informação armazenada nas bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), durante o regime militar brasileiro de 1964 a 1985. Analisou o funcionamento das bibliotecas durante esse período, a indexação dos assuntos quanto a palavras com forte sentido político ou moral e as f
Publicado em: 2010
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10. Há uma bomba no teatro : um estudo sobre o movimento teatral em Pelotas e Porto Alegre em tempo de Estado de Exceção (1964 1975)
Esta pesquisa objetiva compreender a forma como, após o golpe militar de 1964, que levou a instalação do Estado de exceção no Brasil e gerou um progressivo cerceamento da liberdade e acirramento da censura, os grupos teatrais de Pelotas e Porto Alegre posicionaram-se em relação ao Regime Militar (1964-1985), debateram e inseriram temáticas de cunho p
Publicado em: 2010
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11. Pedera na funda : a classificação indicativa contra a ditadura da indústria da comunicação
Pode-se afirmar que esta tese é apenas uma narrativa histórica (ou uma interpretação metodologicamente estruturada) do processo democrático de institucionalização da classificação indicativa que durou 40 anos, transcorridos em duas metades iguais: os primeiros vinte anos vão do surgimento da censura classificatória, em 1968, até a inserção da e
Publicado em: 2010
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12. Olha a gota que falta : um evento no campo artístico-intelectual brasileiro (1975-1980)
Gota DÁgua, texto de literatura dramática de autoria de Chico Buarque e Paulo Pontes (1975), é analisado como um evento no campo artístico-intelectual brasileiro entre os anos de 1975 e 1980, e, também, na memória social contemporânea. Inicialmente, faz-se uma análise das trajetórias dos sujeitos produtores do evento, visando a compreender as config
Publicado em: 2010