Carnavalizacao Literatura
Mostrando 1-12 de 22 artigos, teses e dissertações.
-
1. CHEIAS DE GRAÇA: AS POÉTICAS MAMBEMBES DE GUIMARÃES ROSA E OSMAN LINS
Resumo Este ensaio discute a agraciada força das poéticas "menores" de dois grandes vates da literatura brasileira moderna: Guimarães Rosa e Osman Lins, através da análise do papel do riso e da comicidade na construção metalinguística de algumas de suas obras, que refletem, cada uma a seu modo, uma visão de mundo curiosamente próxima - afeita aos p
Alea. Publicado em: 2015-12
-
2. Traços de carnavalização na instauração do humor em a farsa da boa preguiça, de Ariano Suassuna
Esta dissertação investiga as formas de instauração do humor na literatura carnavalizada, de acordo com Bakhtin, em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (2008a), no intuito de desvelar sob que formas o humor emerge na obra A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna (2008), e em quais condições promove
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/12/2011
-
3. Dialogismo, polifonia e carnavalização em Dostoiévski
Dostoiévski é o criador, na literatura, de três novas formas artísticas: o dialogismo, a polifonia e a carnavalização. Dostoiévski é o artista. Bakhtin vê com clareza como esse escritor conseguiu conservar em sua criação as tendências históricas da antiga sátira menipeia e, ao mesmo tempo, renová-las. Bakhtin é o crítico. O presente artigo p
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2011-12
-
4. Do ponto do meio ao auscultar do estalo: o percurso transformativo dos gêneros do discurso no processo de criação dramática de Luís Alberto de Abreu
Edificada sob a criação colaborativa, parte da obra de Luís Alberto de Abreu torna-se fruto de um movimento dialógico que se arquiteta via discursos de diferentes sujeitos, de horizontes sociais distintos, que participam da sua concepção e da relação com outros discursos, textos e elementos transtextuais que evidenciam as vozes e o emaranhado de fios
Publicado em: 2011
-
5. Mímica, suplemento, carnavalização: uma leitura de Grande Sertão: Veredas
Esta dissertação visa a realizar uma leitura do romance Grande Sertão: Veredas (1956), escrito por João Guimarães Rosa (1908-1967), à luz dos conceitos: mímica (H. K. Bhabha), suplemento (J. Derrida) e carnavalização (M. M. Bakhtin). Nessa discussão, os três conceitos norteiam a lógica argumentativa da análise do romance com o sentido de discuti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/12/2010
-
6. A modernidade teatral em o homem e o cavalo de Oswald de Andrade
O presente estudo realiza uma análise da obra O homem e o cavalo (1934), de Oswald de Andrade, na tentativa de demonstrar a importância da dramaturgia oswaldiana no processo de modernização do teatro nacional. A peça se divide em nove quadros nos quais se constroi uma síntese do processo de formação histórica ocidental. A tônica do texto é a desco
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2010
-
7. Galvez imperador do Acre, de Márcio de Souza: um "folhetim oficial" da história do Brasil
O trabalho estuda a relação entre a História e a Literatura presente na obra Galvez imperador do Acre (1976), de Márcio Souza. A obra em questão apresenta um momento específico da História do Brasil que não é comum nos livros didáticos e, portanto, não faz parte do conhecimento de mundo de muitos brasileiros. O romance retrata o contexto político
Publicado em: 2009
-
8. Passeando entre a comicidade, a paródia e o estranhamento : o riso na série O Bairro, de Gonçalo Tavares
O presente trabalho tem por objetivo analisar as diversas concepções de comicidade e riso envolvidas nas obras da série O Bairro, de Gonçalo M. Tavares, especificamente O Senhor Henri, O Senhor Valéry e O Senhor Kraus. Tavares é um autor da nova geração da literatura portuguesa que tem intrigado a crítica por sua produção fecunda, seu estilo enxut
Publicado em: 2009
-
9. Carnavalização e paródia em Álbum de Família, de Nelson Rodrigues
O presente trabalho estuda o gênero dramático, desde suas origens, as encenações ritualísticas dos antigos, até as principais manifestações teatrais da contemporaneidade. Centra-se, a seguir, no contexto brasileiro, ao tratar da obra teatral de Nelson Rodrigues, dramaturgo que inovou a linguagem cênica e instaurou a modernidade no teatro nacional, u
Publicado em: 2008
-
10. The hybrids narrators of Memorias da Emilia / Os narradores hibridos de Memorias da Emilia de Monteiro Lobato
O livro Memórias da Emília de Monteiro Lobato, publicado pela primeira vez em 1936, e rico em questões filosóficas, destacou-se entre os demais livros do Sítio do Picapau Amarelo. Pesquisando em trabalhos (livros, teses, artigos) de especialistas em Literatura e em Monteiro Lobato, comparando diferentes edições da obra e a considerando como integrante
Publicado em: 2008
-
11. DIAS GOMES E ROQUE SANTEIRO: TELENOVELA, SATURNAIS E DESFILE DE CARNAVAL ELETRÔNICO / DIAS GOMES AND ROQUE SANTEIRO: SOAP OPERA, SATURN PARTIES AND ELECTRONIC CARNIVAL PARADE
A dissertação pretende demonstrar que a telenovela Roque Santeiro pode ser vista como uma forma eletrônica das antigas festas saturnais romanas e como um desfile de carnaval eletrônico. Roque Santeiro, escrita por Dias Gomes e apresentada pela Rede Globo de Televisão, em 1985, seria uma glorificação da vida e da morte, além de ser uma discussão sobr
Publicado em: 2008
-
12. A LITERATURA CONTRA O AUTORITARISMO: A DESORDEM SOCIAL COMO PRINCÍPIO DA FRAGMENTAÇÃO NA FICÇÃO BRASILEIRA PÓS-64 / LITERATURE AGAINST AUTHORITARIANISM: SOCIAL DISORDER AS A PRINCIPLE OF FRAGMENTATION IN POST-64 BRAZILIAN FICTION
O propósito da presente pesquisa é refletir acerca da fragmentação nas diferentes obras produzidas no curso do período ditatorial brasileiro (1964-1985): Zero, de Ignácio de Loyola Brandão; A festa, de Ivan Ângelo; Reflexos do baile, de Antonio Callado; e Quatro-olhos, de Renato Pompeu. O primeiro romance foi concluído em 1969 e editado em 1975, os
Publicado em: 2008