Carnavalizaaao
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
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1. As charges do Diario de Pernambuco no governo Lula: crÃtica e resistÃncia ao discurso econÃmico neoliberal
A partir do marco teÃrico da AnÃlise do Discurso francesa, analisamos o discurso das charges publicadas no Diario de Pernambuco em 2004 sobre os topoi econÃmicos. Partindo do pressuposto que os jornais veiculam a ideologia neoliberal, buscamos entender como as charges se colocaram, discursivamente, perante esse discurso hegemÃnico. Delimitamos como marco
Publicado em: 2008
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2. Cordel informativo: tecendo a trama entre cultura popular e cultura midiÃtica
A afirmaÃÃo de que o cordel, visto como âvoz do povoâ, à um mediador entre cultura popular e cultura hegemÃnica nÃo à nova. Esta dissertaÃÃo, no entanto, investiga os fios desta mediaÃÃo. Para tal recupera, inicialmente, a construÃÃo do complexo e contraditÃrio conceito de cultura popular, examina as estratÃgias do cordel em luta por sua sobr
Publicado em: 2007
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3. O Teatro de PlÃnio Marcos: Linguagem e Mascaramento Social.
Os anos 60 e 70 do sÃculo XX representam um perÃodo de vasta produÃÃo artÃstica e cultural no Brasil, contudo a censura foi o maior dilema encontrado pelos artistas, escritores e dramaturgos, que acabavam tendo suas produÃÃes proibidas. No teatro, grandes escritores produzem nessa Ãpoca, como Nelson Rodrigues (1912-1980), Jorge Andrade (1922-1994), e
Publicado em: 2007
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4. O teatro de PlÃnio Marcos: linguagem e mascaramento social
Os anos 60 e 70 do sÃculo XX representam um perÃodo de vasta produÃÃo artÃstica e cultural no Brasil, contudo a censura foi o maior dilema encontrado pelos artistas, escritores e dramaturgos, que acabavam tendo suas produÃÃes proibidas. No teatro, grandes escritores produzem nessa Ãpoca, como Nelson Rodrigues (1912-1980), Jorge Andrade (1922-1994), e
Publicado em: 2007
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5. Entre a galhofa e a melancolia: Machado de Assis e a tradiÃÃo herÃi-cÃmica
Da dÃcada de 1970 atà os dias de hoje, a crÃtica especializada tem mostrado que o discurso parÃdico e a aproximaÃÃo carnavalesca do alto e do baixo, do sublime e do grotesco, do Ãpico e do cÃmico, caracteriza a âsegunda faseâ romanesca da obra de Machado de Assis, ignorando-se que a poÃtica hÃbrida desejada pelo autor nÃo se limitou à seara da
Publicado em: 2006
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6. A desconstruÃÃo da histÃria de Portugal em As Naus
Portugal conseguiu, no perÃodo das NavegaÃÃes, ampliar o seu ImpÃrio, difundir a sua cultura e conquistar novos adeptos para a sua religiÃo. Obteve vÃrias colÃnias e durante anos lucrou com as mesmas. Esses acontecimentos foram sendo propagados ao longo da histÃria e reforÃados pela literatura nacional, fato que resultou no surgimento de uma atmosfe
Publicado em: 2006
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7. Dialogos que perpassam o tempo e o espaÃo: Shakespeare e Suassuna
Este trabalho visa a propiciar, a partir de uma reflexÃo sobre a evoluÃÃo da literatura dramÃtica, uma anÃlise sobre os possÃveis diÃlogos que podem existir entre as obras e destas com seus contextos histÃricos e sociais, investigando em que medida essa arte contribui para refratar as relaÃÃes de poder presentes na histÃria da humanidade, que est�
Publicado em: 2005
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8. Superpoderes, malandros e herÃis : o discurso da identidade nacional nos quadrinhos brasileiros de super-herÃis
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar o herÃi presente na cultura midiÃtica brasileira como uma representaÃÃo do nosso carÃter nacional, com Ãnfase nos super-herÃis brasileiros das histÃrias em quadrinhos. A presenÃa massiva da produÃÃo do quadrinho norte-americano no mercado de paÃses perifÃricos como o Brasil criou barreiras que impedi
Publicado em: 2003