Campo Publicitario
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. Representações Identitárias de Consumidores em Publicidade de Cerveja na TV (um estudo de caso das marcas Antarctica, Brahma e Skol)
Esta Dissertação parte de três pressupostos: da centralidade alcançada pela mídia, especialmente pela televisão, como fornecedora de modelos identitários aos sujeitos contemporâneos; das significações sociais do consumo; e da publicidade enquanto mediadora deste com a esfera da produção. Em foco está o mercado de cerveja. O objetivo geral é ana
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/07/2011
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2. Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização / Radio advertising: study of the process of realization
A compreensão dos fatores determinantes do processo de realização da propaganda radiofônica amplia o campo de experimentação e da interpretação, tanto para o produtor das mensagens publicitárias em seus diferentes formatos e estilos, quanto para o público ouvinte, e os leva a um conjunto de critérios mais sofisticados de avaliação, capazes de un
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/05/2011
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3. Vendendo modos saudáveis de alimentação e de vida: reflexões a partir de uma campanha publicitária de refrigerante / Selling healthy feeding ways and of life: reflections from a soft drink marketing campaign
Hoje, a literatura é bastante limitada no que se refere a estudos sobre a influência da mídia no consumo de alimentos, especialmente se pretendemos articular cultura e saúde. Neste estudo, buscamos compreender a prática discursiva presente na publicidade televisiva de um refrigerante a partir do olhar de diversos segmentos da sociedade. Trata-se de um e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/02/2011
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4. A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para
Publicado em: 2011
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5. MÍDIA, IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PUBLICIDADE TELEVISIVA DA CERVEJA POLAR EXPORT.
A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter os telespectadores em consumidores de seus produtos, lançando mão, muitas vezes, das culturas regionais. Partindo desta premissa
Publicado em: 2011
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6. Caracterização/escolha, presença e comunhão no anúncio publicitário: uma análise linguístico-discursiva
Por acreditarmos que a linguagem pode ser utilizada não só para convencer um interlocutor, mas para persuadi-lo, neste trabalho levantamos algumas questões relativas ao uso e aos efeitos provocados pela utilização de estratégias argumentativas no discurso. Com o objetivo de exemplificar a importância de tais estratégias para a significação no uso d
Publicado em: 2010
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7. Sedução, poder e dominação : a figura feminina na publicidade de Dolce&Gabbana
O presente trabalho tem como tema a questão da representação feminina na publicidade da marca italiana Dolce&Gabbana. Dois são seus eixos principais, a moda e a mulher. Aborda-se em um primeiro momento a noção da moda enquanto sistema calcado na lógica do efêmero e sua relação com a percepção do tempo. Dentro deste campo, são discutidas as corre
Publicado em: 2010
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8. A camiseta e a rua: processos internacionais entre sujeitos pelo vestir
A camiseta estampada expressa e representa a grande diversidade cultural exposta nas ruas, vestindo sujeitos que transitam pelo cenário vivo e dinâmico das cidades, produzindo diferentes sentidos, além de interações. Nesta investigação, a ênfase recai não apenas sobre a definição deste meio de comunicação, mas também sobre sua processualidade c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2009
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9. Propaganda de idéias e força do anúncio: confluência de linguagens no discurso publicitário
Nos últimos anos, em salas e corredores acadêmicos ou no dia-a-dia de trabalho com clientes observamos que muito tem se debitado na conta da propaganda. Mas, afinal, qual seria a essência dessa atividade? Seria a propaganda como linguagem de sedução, culpada ou inocente? Até que ponto a propaganda tem o compromisso com a educação e a formação do ca
Publicado em: 2009
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10. Ataque e contra-ataque: o jornalismo esportivo televisivo sob a perspectiva de duas trajetórias profissionais
A vinculação - ou não - do trabalho do jornalista ao merchandising, ao marketing e propaganda, tem provocado inúmeras discussões nos últimos tempos. Com o avanço da publicidade e do marketing em todas as áreas do entretenimento e de editorias do jornalismo, a TV aberta no Brasil não tem resistido aos constantes investimentos de verbas publicitárias
Publicado em: 2009
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11. Formação do Campo Publicitário Brasileiro 1930-1970
This report follows a prior one which examined the American industrialization and the constitution of a consumption society in the USA between 1870 and 1930. Once examined the panorama in the USA, here we focus the international diffusion of the American advertising in Brazil, since the implantation of the first branches of American Advertising Agencies in t
Publicado em: 25/09/2008
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12. Função musical, acertos e errância na cinematografia publicitária : entre o jugo da estrutura e a epfania pública da imagem / Musical function, hits and wanderings athwart cinema adverts : between the yoke of the structure and the public epiphany of the image
Este trabalho é, em parte, uma exploração do meio publicitário com vista aos modos como a música é empregada em sua cinematografia. Do ponto de vista conceitual, posso dizer que a obra filosófica de Deleuze e Guattari é o ponto de encontro e divergência deste ensaio, que tem, quanto às filosofias da representação, uma postura crítica. À orienta
Publicado em: 2008