Camilo Castelo Branco
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13. Camilo Castelo Branco: the moral in the service of the conveniences / Camilo Castelo Branco: a moral a serviço das conveniências
Camilo Castelo Brancos image is, in general, bound to sentimental and moral relating novels. It is believed, at times, that these narratives, supposedly exclusively about the love theme, do no deal with historical, political or philosophical discussions. However, if the manner that the novelist dialogues with the many philosophical and literary theories form
Publicado em: 2009
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14. Between the heart and the stomach: the Camilo Castelo Brancos distanced gaze / Entre o coração e o estômago: o olhar distanciado de Camilo Castelo Branco
O objetivo deste trabalho é questionar a imagem cristalizada da ficção de Camilo Castelo Branco, usualmente polarizada em passional-satírico, lágrima-riso, sério-cômico, ou, em termos camilianos, coração-estômago, procurando mostrar que romances de classificações distintas podem ter mais semelhanças do que aparentam. Para isso, analisaremos a ma
Publicado em: 2009
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15. Thwarted, pure and self-sacrificing love? / Amores contrariados, puros e abnegados?
Based on the big critical legacy of Camilo Castelo Brancos work, built since Teófilo Braga until the present, this study aims looking at Camilians fiction beyond its obvious contents: thwarted, pure, and self-sacrificing love stories. In order to do so, we have analyzed the novels Os brilhantes do brasileiro (1869) and Agulha em Palheiro (1863), with the ob
Publicado em: 2009
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16. A ficção camiliana: a escrita em cena / Fiction camillian: writing on the scene
A recepção à ficção camiliana se subsume fundamentalmente a dois operadores hermenêuticos consagrados por uma parcela significativa da crítica literária luso-brasileira: a conjunção vida/obra e o enquadramento da produção literária assinada por Camilo no Romantismo português. Por meio do estudo de dois romances camilianos, Amor de Perdição (1
Publicado em: 2009
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17. Capelas imperfeitas : o narrador na construção da literatura portuguesa do século XXI
O narrador e a maneira como ele é construído dentro de uma obra literária é tema constante e recorrente dentro da teoria da literatura. A percepção de uma mão por trás da história contada, ou seja, um narrador que se assume deliberadamente autor de um relato é discutido por Wayne Booth, em A Retórica da Ficção. Booth apresenta, ao longo de um pe
Publicado em: 2009
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18. Memórias Póstumas de Brás Cubasand Coração, Cabeça e Estômago- Machado de Assis and Camilo Castelo Branco: readers and critics of Romantism. / Memórias Póstumas de Brás Cubase Coração, Cabeça e Estômago- Machado de Assis e Camilo Castelo Branco: leitores e críticos do romantismo
This work aims to analyse the postures of Camilo Castelo Branco and Machado de Assis as readeres and critics of Romantism, questioning the strict application of prevailing theories and doctrines estabilished by 19th century critics like naturalism, positivism, rationalism and romantics models. We started from the studies of Coração, Cabeça e Estômago, by
Publicado em: 2007
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19. A Imagem da Nação Portuguesa em a Queda Dun Anjo, de Camilo Castelo Branco
Neste trabalho, analiso a imagem da nação portuguesa que Camilo Castelo Branco delineou em A Queda dum Anjo, romance publicado em 1865. Para tal, discuto teóricos da nação - Renan, Hobsbawn, Bhabha, por exemplo - e me baseio em informações históricas sobre o contexto de meados do século XIX, refletido pela narrativa camiliana. Calisto Elói, protago
Publicado em: 2007
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20. Brasil e Portugal: duas culturas em polêmicas
Esta dissertação situa-se no âmbito da Historiografia Lingüística e tem por tema o estudo da relação língua, história e nacionalismo lingüístico, a partir da polêmica travada entre Carlos de Laet e Camilo Castelo Branco, no último quartel do século XIX, que marcou um confronto do aspecto espaço-temporal da língua portuguesa, construindo difer
Publicado em: 2007
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21. AUTRAN DOURADO LEITOR: TEMPO DE AMAR E ÓPERA DOS FANTOCHES / AUTRAN DOURADO AS A READER: TEMPO DE AMAR AND ÓPERA DOS FANTOCHES
This thesis is an intra- and intertextual study focusing on Autran Dourado`s novels Tempo de amar and Ópera dos fantoches. On the basis of Kristeva s concept of intertextuality, Bakhtin s polyphony, Barthes`s idea that reading generates writing, the notion of open work and some of Borgess 1952 novel but also with his other works O risco do bordado and Óper
Publicado em: 2005
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22. Aquem-alem-mar : presenças portuguesas em Machado de Assis
O presente trabalho investiga as múltiplas relações do escritor brasileiro Machado de Assis e sua obra com escritores e obras portugueses. Encontra-se dividido em três partes. Na primeira delas, intitulada ?O contexto luso-brasileiro de Machado de Assis?, a partir de informações colhidas na biografia do escritor e em seus próprios escritos, procurou-s
Publicado em: 2004
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23. Amor de perdição e amor de salvação : uma análise contrastiva
O presente estudo procura evidenciar as correspondências e as divergências entre as novelas Amor de Perdição e Amor de Salvação do escritor português Camilo Castelo Branco, através de um contraste entre os elementos da narrativa, a partir dos estudos de Jacinto do Prado Coelho. Através do confronto entre as novelas, cujo tema do amor é demonstrado
Publicado em: 2003
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24. A mulher na literatura portuguesa: sua imagem e seus questionamentos através do gênero epistolar. / The woman in the portuguese literature: her image and their questions through the letter gender.
This work that has as objective to point the transformation of the womans image through the times, just as it has been represented in the literature, from their biblical origins, until the end of the century XX. The analysis of that feminine image, in his historical-literary path, leaned on in texts of several times, beginning for the Bible, going by the M
Publicado em: 2002