Brazilian Vocal Music
Mostrando 1-12 de 13 artigos, teses e dissertações.
-
1. De Petrópolis a Pasárgada : o cancioneiro de Guerra-Peixe : contextualização, processo criativo e análise / Petrópolis to Pasárgada : the songbook of Guerra-Peixe : constextualization, creative process and analysis
A obra de César Guerra-Peixe cumpriu notável trajetória dentro da história da música brasileira contemporânea. Nascida à luz de uma educação musical variada incluindo o convívio com a festa popular, ela cortejou o dodecafonismo, refutou-o num segundo momento e terminou entregando-se a uma das pesquisas folclóricas mais densas e sérias feitas sobr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/07/2012
-
2. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro / From intention to interpretative gesture: semiotics analysis of the Brazilian popular singing
A canção popular brasileira, principal produto da nossa cultura midiática, vem obtendo reconhecimento nos meios acadêmicos nesses últimos anos, justificando o desenvolvimento de uma prática descritiva que se dedica a analisá-la: a Semiótica da Canção, desenvolvida por Luiz Tatit. Curiosamente, no entanto, o canto popular, principal veículo de mani
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
3. Adolescente e Canto - definição de repertório e técnica vocal adequados à fase de mudança vocal / Adolescent and sing: definition of repertory and vocal technique in phase of changing voice
No Brasil há uma grande demanda por pesquisas que tenham como principal objeto o estudo sobre o adolescente em fase de mudança vocal. Com relação ao estudo do canto destes jovens, tanto solo, como em corais, o que se observa é a utilização de práticas pedagógicas apropriadas para as vozes maduras dos adultos. O professor de canto, assim como o regen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 28/04/2011
-
4. Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial / Administrando a festa: música e iluminismo no Brasil colonial
The thesis is based on the idea of innate idiosyncrasy of Illuminism and its relation to the changes in the meaning of music, not only in relation to the language structures, but also in the processes of its reception in the 18th century. In Brazil, the process was increased as the intense social movement concealed a complex field of conflict which did not u
Publicado em: 2008
-
5. LOUVAI CANTANDO: THE SONG BOOK THAT (EN)CHANTED THE MUSIC AND ITS PRATICES IN THE PROTESTANT GERMAN-BRAZILIAN SCHOOL IN IVOTI RS / LOUVAI CANTANDO: O CANCIONEIRO QUE (EN)CANTOU A MÚSICA E SUAS PRÁTICAS NA ESCOLA TEUTO-BRASILEIRA PROTESTANTE DE IVOTI-RS
The present dissertation is linked to the research line of Education and Arts from the PPGE/UFSM and to the group of studies and research Training, Action and Research in Musical Education FAPEM. Aimed to the analysis of the Musical Education practices that results from the Louvai Cantando song book utilization context in the German Brazilian school in Ivoti
Publicado em: 2008
-
6. The "Modinhas of Good Taste Collection" by João Francisco Leal : an interpretative study through its historical-aesthetic-musical context / A "Collecção de Modinhas de Bom Gosto" de João Francisco Leal : um estudo interpretativo por meio de sua contextualização historico-estetico-musical
Esta pesquisa teve por finalidade tornar acessível ao público a Collecção de modinhas de bom gosto (1830) de João F. Leal, por meio de um estudo histórico-estético-musical da obra; uma nova editoração das partituras originais com sugestões de como distribuir na melodia o texto das estrofes não musicadas; uma apresentação pública da coleçã
Publicado em: 2008
-
7. Arranjos de música regional do sertão caipira e sua inserção no repertório de coros amadores / Choral arrangement, choral singing, amateur choir, Brazilian regional music, "sertão caipira".
This article proposes a reflection about the repertoire sung by amateur choirs, focusing on the process of elaboration of vocal arrangements based upon Brazilian regional music, especially country-hick songs (música caipira). The songs discussed here and their arrangements unfold a very particular thematic world, that of the music from one of Brazils variou
Publicado em: 2007
-
8. Cinco canções sinfonicas de Alberto Nepomuceno : um olhar interpretativo / Five symphonic songs by Alberto Nepomuceno : a performatic view
Neste trabalho apresentamos uma visão interpretativa das canções sinfônicas de Alberto Nepomuceno, da primeira década do séc. XX (1901 a 1910): Despedida, Turquesa, Trovas, Ao amanhecer e Sempre. Para tanto, realizamos uma busca aos manuscritos originais, uma macroanálise das obras e a inter-relação composicional entre texto e música
Publicado em: 2007
-
9. The voice in brazilian popular song : studying about Vanguarda Paulista / A voz na canção popular brasileira : um estudo sobre a Vanguarda Paulista
Através da pesquisa de fonogramas é possível estudar o desenvolvimento técnico e estético ocorrido na voz dentro do universo da canção popular urbana no Brasil. Particularmente ao observar o comportamento vocal no início dos anos 1980, na cidade de São Paulo, dentro do movimento intitulado Vanguarda Paulista, foi possível constatar que a elucidaç�
Publicado em: 2007
-
10. A opera "Abul", de Alberto Nepucemo, e sua contribuição para o patrimonio musical brasileiro na primeira Republica / Opera "Abul", by Alberto Nepomuceno, and its contribuition for the brazilian musical patrimony in the first Republic
In this thesis we present a study of the opera "Abul", composed by the Brazilian composer Alberto Nepomuceno, analyzing its insertion in the universe of Brazilian musical nationalism during the period of the First Republic. To do so, we investigated the history of the composition and production of the work in Argentina, Uruguay, Brazil and Italy, and its rec
Publicado em: 2005
-
11. Villa-Lobos compositional processes, a theoretic guide / Processos composicionais de Villa-Lobos : um guia teorico
This work aims to explore the compositional aspects of Villa-Lobos music, searching his process, techinics and procedures. A great deal of importance was given to the points of contact between Villa-Lobos and his contemporaries as Debussy, Stravinsky, Schoenberg, Varèse and Bartók. Therefore, a huge amount of works was analysed, written for several instr
Publicado em: 2005
-
12. Oswaldo de Souza : uma analise poetico-musical de suas canções para canto e piano / Oswaldo de Souza
This work presents possibi1ities of perfonnance for the songs by Oswa1do de Souza (1904-1995), composer born in Rio Grande do Norte, Brazil. It inc1udes the ana1ysis of 18 songs (original melodies), containing various musical and poetic aspects, such as: meter and tempo, key, vocal range, fonn and phrase structure, rhythm structure, texture, harmony, dynamic
Publicado em: 2005