Brazilian Popular Song
Mostrando 1-12 de 29 artigos, teses e dissertações.
-
1. Da intenção ao gesto interpretativo: análise semiótica do canto popular brasileiro / From intention to interpretative gesture: semiotics analysis of the Brazilian popular singing
A canção popular brasileira, principal produto da nossa cultura midiática, vem obtendo reconhecimento nos meios acadêmicos nesses últimos anos, justificando o desenvolvimento de uma prática descritiva que se dedica a analisá-la: a Semiótica da Canção, desenvolvida por Luiz Tatit. Curiosamente, no entanto, o canto popular, principal veículo de mani
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
2. Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem / Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
3. A canção e a cidade: estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira e seu papel na constituição do imaginário na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX / The song and the city: dialogical discursive study of brasilian popular music and its role in the constitution of the imagery of the city of São Paulo in the first half of the twentieth century
Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, esta tese apresenta um estudo dialógico-discursivo do gênero canção popular brasileira e de seu papel na formação do imaginário d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
-
4. A crônica-canção de Chico Buarque
Nosso trabalho investiga a assimilação de características das crônicas de escritores como Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, João do Rio, Carlos Heitor Cony, Machado de Assis na canção de Chico Buarque.O presente trabalho focou, portanto, os estudos literários e culturais. Esses estudos prevêem a interconexão entre mídia, literatura e socied
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
-
5. A historiografia da música popular no Brasil (1971-1999) / The historiography of popular music in Brazil (1971-1999)
Esta tese apresenta um estudo da historiografia da música popular no Brasil, realizada nos programas de pós-graduação em História, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, no período delimitado entre o início da década de 1970 até o final da década de 1990. A pesquisa identifica e analisa temáticas, conteúdos, abordagens, conceitos, fontes
Publicado em: 2010
-
6. Contradições da canção: música popular brasileira em "O Mandarim", de Julio Bressane / Contradictions of the song: Brazilian popular music in Julio Bressanes "O mandarim"
Os longas-metragens "Tabu" (1982) e "O mandarim" (1995), de Julio Bressane, reinterpretam a história da canção popular brasileira de Mario Reis até a Tropicália, usando referências do modernismo e do próprio tropicalismo e questionando as influências populares, eruditas e estrangeiras da música brasileira.
Publicado em: 2009
-
7. The popular song in the history of brazilian cinema / A canção popular na historia do cinema brasileiro
O principal foco desta pesquisa é investigar o diálogo entre a produção musical e a produção cinematográfica brasileira a partir do mapeamento da presença da canção popular na história do cinema brasileiro. A tese apresenta um levantamento historiográfico do uso da canção popular, composta para filmes ou neles inserida, nos vários períodos qu
Publicado em: 2009
-
8. Terra dos passaros : an assessment of Toninho Horta s compositions in the album "Terra dos passaros" / Terra dos passaros : uma abordagem sobre as composições de Toninho Horta
Toninho Horta is a composer, acoustic guitar and electric guitar player and arranger born in Belo Horizonte, Brazil, in 1948. In the late 1960s, Horta became famous nationwide as an instrumentalist, accompanying Brazilian artists in concerts and recordings. His music was recorded by other artists. Horta became widely known as a member of "Clube da Esquina",
Publicado em: 2009
-
9. Elis Regina: uma interpretação do Brasil / Elis Regina: an interpretation of Brazil
This masters degree dissertation, entitled Elis Regina: an interpretation of Brazil, has as object of study the lyrics chosen and sung by Elis Regina, since she was not actually the composer of these songs. The voice that speaks also denounces and interprets Brazil from a political, social, economical and cultural point of view. As a result, it reveals chara
Publicado em: 2009
-
10. The narrative role of song at the brazilian movies since Retomada / O papel narrativo da canção nos filmes brasileiros a partir da Retomada
From the analysis of sixty-two Brazilian movies released since 1995, the thesis presents a categorization of the narrative role of popular songs in these productions. The films of this period called "Retomada (National Cinema Resume) show the use of this specific musical form for the construction of meanings in scenes and, ultimately, for the making of alleg
Publicado em: 2008
-
11. Narrativas e canções: intertextualidades
This work proposes research on the process of intertextuality in the book Aquela Canção: 12 Contos para 12 Músicas, (Publifolha, 2005). It is a contemporary book; it brings a Compact Disc and presents twelve short stories, written by twelve renowned author of contemporary literature of the Portuguese language. Each author had a song of the Brazilian popul
Publicado em: 2008
-
12. "Para animar a festa" a musica de Jorge Ben Jor / "To live up the party" the music of Jorge Ben Jor
For over forty years of career, Jorge Ben Jor passed through different tendencies inside popular music. He stood near bossa-nova, Jovem Guarda, Tropicália, incorporated the 70 s funk music and the 80 s pop. In the beginning of 90 s, he resurges with "W/Brasil", reconquering the young audience, and his last CD, Recuerdos de Asunción 443 (Som Livre/2007), in
Publicado em: 2008