Brazilian Popular Music Mpb
Mostrando 1-12 de 16 artigos, teses e dissertações.
-
1. "Nuvem cigana" : a trajetória do Clube de Esquina no campo da MPB / "Gypsy cloud" : Corner Club¿s trajectory in the MPB
O trabalho aborda uma parcela da vasta e heterogênea trajetória do Clube da Esquina no campo da MPB (Música Popular Brasileira). Esse grupo de músicos, letristas e amigos, inicialmente gestado em Belo Horizonte/MG em meados dos anos 1960, atingiu o ápice fonográfico na primeira metade da década seguinte, conjugando um aguçado caráter experimental e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2012
-
2. Adoniran Barbosa : nem trabalho, nem malandragem / Adoniran Barbosa : neither work nor truancy
This dissertation proposes an extended treatment on the aesthetic and thematic features of songs by Adoniran Barbosa, mainly in his lyrics, which led to interest of cultural agents in the rescue of the "authentic" samba, throughout the process of redefinition of MPB (Brazilian Popular Music), from the 60?s to the late 70?s. In order to do so, the song lyrics
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/02/2012
-
3. Aquarelas de um país tropical : Brasil, que país é esse? / Watercolors of a tropical country : Brazil, what country is this?
A presente tese de doutorado consiste de um estudo qualitativo de natureza interdisciplinar, ancorado na teoria da Análise do Discurso Materialista e com contribuições decisivas de trabalhos das Artes e Humanidades (em especial da História, Antropologia, Sociologia da Cultura e Música). O objetivo central do trabalho foi investigar as condições de pro
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/11/2011
-
4. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
5. Aspectos semântico-discursivos no léxico da MPB: empréstimos linguísticos no percurso de Noel a Blanc / Semantical discursive aspects in the lexicon of Brazilian Popular Music - MPB: loan words in the journey from Noel to Blanc
The aim of this paper is achieving the importance of foreign expressions and their contribution to the lexical level of the language. Also, it reports the social, historical and cultural aspects and moments that those loan words have been presented in the Brazilian songbook since 1930, through a quantitative and qualitative point of view. It points out the c
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2011
-
6. The imaginary of Brazilian popular music
Na primeira metade do século XX observa-se no Brasil uma proliferação de canções que retratam o imaginário da época. As canções que compõem a MPB (Música Popular Brasileira), nome dado ao conjunto de sambas, chorinhos e marchas carnavalescas daquela época privilegiam três temas: trabalho, mulher e dinheiro. O trabalho é rejeitado, exaltando-se
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
7. Música em transe : o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968) / Music in trance : the critical moment of the emergence of MPB (1958-1968)
O trabalho analisa o processo de modernização da música popular brasileira compreendido entre 1958 e 1968, passando pelas tendências da bossa nova, da canção de protesto, da moderna música brasileira e do tropicalismo. No decorrer desse processo deflagrou-se a sigla MPB, reconhecível a partir de 1965. O objetivo do trabalho é o de compreender a
Publicado em: 2011
-
8. "Para animar a festa" a musica de Jorge Ben Jor / "To live up the party" the music of Jorge Ben Jor
For over forty years of career, Jorge Ben Jor passed through different tendencies inside popular music. He stood near bossa-nova, Jovem Guarda, Tropicália, incorporated the 70 s funk music and the 80 s pop. In the beginning of 90 s, he resurges with "W/Brasil", reconquering the young audience, and his last CD, Recuerdos de Asunción 443 (Som Livre/2007), in
Publicado em: 2008
-
9. A MPB como recipiente de protestos contra a ditadura militar: as metáforas, carregadas de vozes contra o regime autoritário. / The Brazilian popular music as a repository for protests against militar dictatorship: the metaphors full of voices against the autoritarian regime.
The Brazilian musical movement known as MPB (Música Popular Brasileira Brazilian Popular Music) has had a fundamental role in getting across messages against the oppressive political system which prevailed in Brazil between the years of 1964 and 1985. During this period, any kind of manifestation against the military regime was considered subversive and its
Publicado em: 2007
-
10. Chico Buarque : musica, povo e Brasil / Chico Buarque : music, people and Brazil
Chico Buarque de Hollanda s career as a songwriter began at the same time Brazil s concept of Música Popular Brasileira (MPB) -as we know it today - was being consolidated. Such concept arose in the mid-1960s, drawing together what was then considered representative concerning the authentic music of Brazilian culture. In this sense, MPB inherited the previo
Publicado em: 2007
-
11. A Herança estilística das cantigas de amigo na lírica de Chico Buarque / The Estilistic inheritance of cantigas of friends in the lyric one of Chico Buarque
This work presents a stylistics analysis Chico Buarques lyrics songs., objectifing show a stylistics-semantic medieval heritage present in some lyric songs. This study aims to produce a stylistics-semantic sight linguistic with semiotic inclination which steer the interpretation of the lexical choices that characterize a medieval grain in this author and his
Publicado em: 2007
-
12. MADE IN BRA(S)ZIL: UM ESTUDO DO JOGO DE FORÇAS NA MÚSICA BRASILEIRA NO TEMPO DO TROPICALISMO
O presente trabalho investiga as relações de forças entre os diversos agentes do campo musical brasileiro durante a década de sessenta, analisada a partir de observações históricas e relatos da época, em confluência com as teorias dos campos e do mercado de bens simbólicos de Pierre Bourdieu, trazendo essas teorias para o estudo de música popular
Publicado em: 2007