Bondade Original
Mostrando 1-7 de 7 artigos, teses e dissertações.
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1. A busca da perfeição: o ideário eugenista em pauta
A imagem que ilustra a capa deste livro apresenta a escultura intitulada ‘Apolo Belvedere’. , em exposição no Museu Pio-Clementino, no Vaticano. A data de sua origem e autoria são controversas, mas considera-se que seja uma cópia romana, em mármore, de um original grego perdido. Representando o deus grego Apolo, tal escultura se tornou a expressão do ideal da perfeição, característico da civilização helênica. Note-se que esse ideal, embora remetendo à beleza, não se restringia ao aspecto estético, pois o belo era associada, pelos gregos, ao amor, à sabedoria, à justiça, à virtude, à bondade e à coragem. Nessa associação está implícita a ideia de um homem superior, perfeito, como modelo cultural, orientado por valores maiores, que geraria os melhores cidadãos. Tal concepção tem suas raízes no período homérico e se consolida no auge da democracia ateniense. Apolo, filho de Zeus e Leto, é o deus da música, das artes, das profecias, da purificação, da cura, da luminosidade solar, da justa medida, da juventude. Ele sintetiza os princípios da ordem, da harmonia, da razão, do equilíbrio e da moderação. Por ser uma divindade multifacetada, por vezes paradoxal, pois também apresenta aspectos antagônicos às suas próprias qualidades, ele harmoniza em si as polaridades, direcionando-as para o ideal da cultura e da sabedoria. Por isso, tornou-se para o povo grego a expressão do ideal da perfeição, sendo considerado uma autêntica personificação do espírito helênico.
Autor(es):
EDUEM. Publicado em: 2019
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2. Adaptação e evidências de validade da Bateria de Personalidade Prosocial no Brasil
O interesse da psicologia social e da personalidade pela disposição duradoura a agir prosocialmente resultou no desenvolvimento de instrumentos capazes de medir tal "bondade." O objetivo do presente estudo foi traduzir para o português, adaptar e avaliar as propriedades psicométricas da Bateria de Personalidade Prosocial (Prosocial Personality Battery),
Psico-USF. Publicado em: 2013-12
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3. Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê?
Falar de qualidade em educação é inscrever o discurso numa questão central nas políticas públicas de educação. Todavia, nem sempre lembramos que a avaliação da qualidade é um processo que migrou da esfera económica para a educativa e não tomamos as cautelas epistemológicas necessárias na avaliação da educação. Quando cedemos à tentação
Cadernos CEDES. Publicado em: 2009-08
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4. Princípios éticos da pedagogia rousseauniana
A educação é, ao mesmo tempo, um árduo e privilegiado problema que o Ser Humano se põe pois, trata de como ele se faz e se desfaz. Jean-Jacques Rousseau reconhece o grau de importância desse problema e transforma-o em uma das bases fundamentais de seu sistema filosófico. Ele elabora toda uma teoria sobre o Ser Humano a partir de uma proposta pedagógi
Publicado em: 2008
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5. Desnaturação em Rousseau: corrupção ou aperfeiçoamento?
O problema da desnaturação é um tema recorrente na obra de Rousseau e o exame das noções de homem e cidadão mostra-se indispensável para a compreensão desse conceito tão decisivo na sua antropologia política. No Discurso sobre a Origem da Desigualdade, Rousseau desenvolve metaforicamente o percurso de como se deu a desnaturação do homem indo desd
Publicado em: 2008
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6. Winnicott e as raízes da moralidade / Winnicott psychoanalyic theory of moral development
Este trabalho consiste em uma aoresentação unificada dos conceitos que constituem a teoria do amadurecimento moral de D.W. Winnicott. Centra-se o estudo nas raízes da moralidade. Analisam-se cronologicamente os conceitos relacionados à moralidade na psicanálise freudiana, kleiniana e winnicottiana para situar a história do conceito nestas teorias e tam
Publicado em: 2006
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7. Rousseau e a origem do mal:o sentido da religiosidade na obra de Jean-Jacques Rousseau.
O mal é assunto privilegiado das investigações de Jean-Jacques Rousseau e o exame desse tema é crucial para a compreensão do caráter revolucionário de suas idéias sobre religião. Como atestam Cassirer e Starobinski, no bojo das considerações sobre a questão da origem do mal, Rousseau entra em conflito com os defensores dos dogmas da tradição re
Publicado em: 2005