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Mostrando 13-24 de 29 artigos, teses e dissertações.
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13. Do segundo corpo: reflexões sobre os investimentos na imaterialidade / The second body: reflections on investments in the immateriality
No ato de tornar o corpo mais competitivo no mercado das aparências e mais coerente com a subjetividade dos indivíduos, duas tendências tornam-se evidentes: o dispêndio de tempo, dinheiro e dor na tentativa de aprimorar do corpo por processos como o fitness, a cosmética e as intervenções cirúrgicas; e o desejo de superação da realidade corporal por
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2010
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14. Geração de animações faciais personalizadas em avatares
Neste trabalho, é apresentado um modelo para a geração de animações faciais personalizadas em avatares. O modelo inclui duas abordagens de controle paramétrico da face do avatar: baseado em scripts de ações faciais em alto-nível ou usando a técnica de Animação Dirigida por Performance(PDA). A abordagem de controle por script permite a geração d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/03/2010
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15. The second body: reflections on investments in the immateriality / Do segundo corpo: reflexões sobre os investimentos na imaterialidade
In the act of making the body more competitive in the market for appearances and more consistent with the subjectivity of individuals, two trends are evident: the expenditure of time, money and pain in an attempt to enhance the body by processes such as fitness, cosmetics and surgical interventions, and the desire to overcome the physical reality by means of
Publicado em: 2010
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16. Técnicas de reconstrução e renderização de vídeo-avatares para educação e jogos eletrônicos. / Video-avatar reconstruction and rendering techniques for education and games.
Propiciar uma boa experiência de imersão ao usuário, quando este interage com conteúdos ou ambientes virtuais, é um dos principais desafios dos desenvolvedores e pesquisadores de tecnologias interativas, com destaque para realidade virtual e aumentada. Em especial nas áreas de educação e entretenimento, nas quais o engajamento do usuário e a signifi
Publicado em: 2010
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17. Comparação e classificação de técnicas de estereoscopia para realidade aumentada e jogos. / Comparison and classification of stereoscopy techniques for augmented reality and games.
A estereoscopia é a área do conhecimento que aborda a visão em três dimensões, mas se limita, por definição, apenas às técnicas que possibilitam a reconstituição de uma cena tridimensional observada através de pelo menos dois pontos de vista distintos, que no caso dos seres humanos é a cena reconstituída no cérebro a partir das imagens obtidas
Publicado em: 2010
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18. Iconografia como processo comunicacional da Folia de Reis: o avatar das culturas subalternas / Iconography as communicational process of Epiphany Celebration: the avatar of subaltern cultures.
This research is a study of the Epiphany Celebrations performed in the rural district Ribeirão Grande, in Ourinhos/SP, and neighboring cities. The same celebrations portrayed in the paintings of the Museu de Arte de Assis José Nazareno Mimessi collection are studied as well, as a product of subaltern cultures. It analyzes their esthetic and symbolic charac
Publicado em: 2009
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19. O Second Life na educação
A dissertação de mestrado buscou verificar se a comunicação e a ética praticada no Second Life, mundo virtual de livre acesso on-line em 3D, contribuem para a educação considerando as primeiras evidências da utilização do software, em diversas instituições de ensino no Brasil e as principais experiências sobre seu potencial pedagógico. A presen
Publicado em: 2009
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20. Under the mask of Dionysos: the philosophy of Camus in LÉtranger and La mort heureuse. / Sob a máscara de Dioniso: a filosofia de Camus em O Estrangeiro e A Morte feliz.
Just as Socrates represents the philosophy of Plato in his dialogues and Zarathustra embodies the concepts of the nietzschian philosophy, the Meursault of Albert Camus is an avatar for his philosophy. In the eternal present of Meursault, in the tendre indifférence of his love and opening towards the world and towards his destiny, the main concepts of the ca
Publicado em: 2009
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21. Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituição da noção de pessa on-line
Esta dissertação configura-se como uma busca interpretativa da constituição do "ser" on-line. Pretende-se revelar de que forma corpo e movimento, consolidados objetos de intervenção pedagógica da Educação Física, são problematizados no ciberespaço, em especial no jogo de computador Second Life. Trata-se de um percurso que busca colaborar para uma
Publicado em: 2009
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22. Vídeo-Avatar com detecção de colisão para realidade aumentada e jogos. / Video Avatar with collision detection for augmented reality and games.
A proposta deste trabalho é demonstrar a viabilidade de um sistema para inserção de um vídeo-avatar interativo em um ambiente virtual 3D, utilizando-se somente um computador pessoal e câmeras domésticas. Sua contribuição, em relação a trabalhos similares, consiste em integrar técnicas e algoritmos em uma solução inovadora de baixo custo computac
Publicado em: 2008
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23. A dimensão territorial das comunidades virtuais : o cais do porto da Ilha Brasil Porto Alegre do Second Life
Neste trabalho procuramos explorar a questão da territorialidade na plataforma de interação Second Life, dentro da cibercidade Ilha Brasil Porto Alegre, escolhendo, para tal, o ponto de referência histórico-local Cais do Porto e Armazéns. Seguindo a proposta de pesquisa participante relatada por Pedro Demo (1995), que tem por princípio incorporar o pe
Publicado em: 2008
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24. Games of (self) displaying / saying: the subject and the discourse about the English language in the social network orkut / Jogos de (se) mostrar/dizer: o sujeito e os discursos sobre a língua inglesa na rede social orkut
Social networks have become very popular. In the specific case of Brazil, this popularity has become more evident after the advent of orkut. Such networks constitute an important setting for textual production regarding diverse themes. Surfing through this social network has drawn our attention to the vast proliferation of communities whose nomenclature make
Publicado em: 2008