Ator Performer
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. Em Busca de um Ser Humano Não Programado
RESUMO Stanislavski diz a seus atores: o Estúdio é para a Vida. Meyerhold acrescenta: o Teatro é a arte do Homem. Craig prevê um novo ator: Hoje ele personifica e interpreta; amanhã ele precisará representar e interpretar, e no terceiro dia ele irá criar. Grotowski e Barba aproveitam as forças do teatro oriental na epifania do Performer. Finalmente s
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-08
-
2. Corpografias Urbanas
RESUMO O presente artigo explora um conceito de dramaturgia híbrida que se produz no fluxo intenso do corpo performativo com a/na cidade. Procura analisar, com base em algumas leituras recentes sobre o corpo e suas dramaturgias, aquelas produções cênicas que, apoiando-se nesta tríade corpo-cidade-performatividade, visam promover o encontro do ator-perfo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2014-04
-
3. O espelho mágico do cinema iraniano : uma análise das performances dos "não" atores nos filmes de arte / The magic mirror of Iranian cinema : an analysis of the performances of the "no" actors in the films of art
Esta dissertação analisa as performances dos "não" atores no cinema de arte iraniano, a partir das obras Close-up (Nema-ye Nazdik, 1990, Abbas Kiarostami), Salve o cinema (Salam cinema, 1995, Mohsen Makhmalbaf), Tartarugas podem voar (Lakposhtha parvaz mikonand, 2004, Bahman Ghobadi) e O espelho (Ayneh, 1997, Jafar Panahi). Com base na antropologia da per
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/08/2011
-
4. O ator performer
Resumo não disponível
Publicado em: 2010
-
5. Denise Stoklos : uma noção de ator: reflexões a partir do teatro essencial
A presente dissertação discute o conceito de ator no Teatro Essencial de Denise Stoklos, a partir de um mapeamento da trajetória da artista desde seu começo, no estado do Paraná, até os dias de hoje. Tal mapeamento visa apresentar as transformações dos procedimentos técnicos e poéticos que, ao estabelecer uma nova relação entre o ator e seu ofíc
Publicado em: 2007
-
6. Atuante das mídas: o ator como linguagem na comunicação mediada / Media agent: the actor as language in media communication
Esta tese trata do problema da representação como linguagem de atuação nos gêneros da comunicação mediada. Tem como objetivo principal compreender a semiose da representação que não se limita ao contexto artístico, mas que propõe uma extensão e expansão a contextos comunicativos. A investigação concentra-se nas produções que configuram apre
Publicado em: 2007
-
7. The third body : a dialogue between body and vestments / O terceiro corpo : um dialogo entre a vestimento e o corpo
A criação do figurino/vestimenta para a performance, forma de expressão escolhida para esta proposição de trabalho, foi o subsídio para esta dissertação de mestrado, tendo todo seu processo documentado. O foco está no processo de criação, o qual poderá contribuir para futuros trabalhos que envolvam a criação de figurinos, seja para o teatro, a
Publicado em: 2007
-
8. Performance e teatro : procedimentos estéticos da cena, do ator, performer e público
Esta dissertação considera os procedimentos estéticos que o teatro absorveu durante e após o surgimento de gêneros como a performance art, body art e o happening, visto que uma similaridade de procedimentos entre estes se apresenta na cena contemporânea. O texto é dividido em dois capítulos, que dialogam com as práticas da cena artística. O Capítu
Publicado em: 2005