Artistas
Mostrando 13-24 de 964 artigos, teses e dissertações.
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13. Da oferta à recusa: sobre os desaparecimentos imaginários do Monumento às Bandeiras
Resumo Este artigo discute aspectos dos discursos que acompanharam a proposição do projeto do Monumento às Bandeiras por Victor Brecheret, em 1920, e a inauguração da obra, em 1953, destacando dois pontos: por um lado, a percepção do monumento como oferta dos paulistas à nação brasileira; por outro, a cena de sua destruição, imaginada por Oswald
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
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14. O legado modernista: recepção e desdobramentos nas décadas de 1960 e 1970
RESUMO Ao longo dos últimos 100 anos, o ideário modernista foi objeto de numerosas releituras, atualizações e revisões críticas. A partir de meados do século XX, artistas de diversos campos - literatura, teatro, cinema, artes visuais e canção popular, entre outros - tomaram as vanguardas da década de 1920 como matrizes de invenção e pensamento, q
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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15. Watú não está morto!
RESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar as obras de 11 artistas brasileiros contemporâneos que fizeram parte da mostra Watú não está morto!, apresentada no IEB/USP em 2022, na qual foram abordadas questões gerais da atualidade, a exemplo de gênero e de raça, a destruição das florestas e de seus povos, a crescente dependência do indiví
Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. Publicado em: 2022
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16. “Ibsen e o friso da vida!”, O friso da vida e A gênese do friso da vida, de Edvard Munch
RESUMO Para a história da arte, os escritos de artistas são referências documentais importantes. Em razão disso, apresenta-se uma tradução anotada de três textos de Edvard Munch (1863-1944) relativos à história da elaboração de suas obras mais conhecidas, bem como de suas respectivas exposições: o manuscrito “Ibsen e o friso da vida!” (não
Topoi (Rio de Janeiro). Publicado em: 2022
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17. O combate aos matuyús no Patriarcado de Pindorama: o movimento antropofágico na Amazônia
RESUMO O artigo discute a formação de um Clube de Antropofagia no Pará tomando como fontes a Revista de Antropofagia e o jornal O Estado do Pará. Segundo a revista, havia explícita intenção de expansão do movimento antropofágico às demais regiões do país através da criação de clubes regionais e locais autônomos. A Amazônia, considerada pelos
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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18. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE U.S. LATINX: DEMOLINDO FRONTEIRAS E DESMANCHANDO ESTEREÓTIPOS
Resumo O fato de U.S. Latinx viverem “entre dois mundos” torna a sua produção artística um elemento pujante para a obtenção de alicerces em sua busca por inclusão e igualdade. As angústias desses artistas estão relacionadas a uma vasta gama de aspectos sociais e identitários. Desejosos de realizar o American Dream, esses imigrantes e seus descen
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
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19. Towards an Alternative 1922: Popular Culture and Rio de Janeiro’s Vernacular Modernisms
RESUMO Este artigo explora as inovações culturais que ocorrem no Rio de Janeiro em 1922. Uma série de mudanças se dão na então capital ao longo do ano, as quais foram, no entanto, eclipsadas pelo enfoque dominante nas experiências vanguardistas de artistas modernistas em São Paulo. Voltando a 1922 e tomando como foco o Rio, este artigo explora as tra
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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20. DEUS HÁ DE ENCONTRAR O PADRÃO E PARTI-LO. A PRESENÇA DE DEUS COMO O GRANDE ‘DESORGANIZADOR’ NA ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA
RESUMO A noção metafísica de Deus como fundamento do ser, sumo princípio de ordem e harmonia, vetor da confluência entre filosofia grega e cristianismo como padrão cultural do Ocidente, entra em crise no século XIX, conjuntamente com a disrupção da ordem social tradicional e da “imagem do mundo” onto-teológica, sob os golpes da ciência e da cr
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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21. Batuko: alma dum povo! Vivências do batuko cabo-verdiano no período pós-independência
Resumo Batuko, gênero músico-coreográfico de Cabo Verde – país localizado na costa ocidental africana, criado pelos africanos negros escravizados, após a independência do país em 1975 – passou por um processo de revalorização e vem sendo visto pelas batukadeiras como possibilidade de se tornar um projeto profissional. Neste artigo, viso reconstr
Sociologias. Publicado em: 2022
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22. Caso Queremos! Desafios de uma startup na pandemia
Resumo Criada em 2010, no Rio de Janeiro, a Queremos! surgiu com uma proposta inovadora de aproximar fãs e artistas através de uma estrutura de financiamento coletivo, que possibilitava a viabilização de shows em localidades que normalmente não estariam contempladas nas turnês originais. Após um reposicionamento do modelo de negócios em 2013, a empre
Cadernos EBAPE.BR. Publicado em: 2022
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23. Uma sociologia do escândalo da Mostra Queermuseu: disputas de enquadramento midiático entre o jornalismo profissional e o Movimento Brasil Livre
Resumo Este artigo apresenta uma análise do escândalo em torno do fechamento da exposição Queermuseu, ocorrida no Espaço Santander Cultural, em Porto Alegre, no segundo semestre de 2017. O texto busca desvelar o processo no qual, a partir de mobilização nas plataformas digitais, uma mostra artística voltada ao tema da diversidade sexual passou a ser
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
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24. The Rusty Butler archive: revelations of cultural repression during the brazilian military dictatorship
RESUMO Os vinte e um anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) foram marcados por severa repressão, pois os censores governamentais procuravam controlar a mídia e a produção artística. Durante esses anos tensos, como tem sido bem documentado, jornalistas, acadêmicos, escritores e artistas às vezes lutaram por dar voz a sua oposição ao controle
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022