VisualizaÃÃo de campos vetoriais: uma aplicaÃÃo em JAVA.
AUTOR(ES)
Barbosa, Silvana Aparecida
DATA DE PUBLICAÇÃO
1997
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi o de desenvolver um software que representasse graficamente as propriedades vetoriais de um determinado campo tridimensional, utilizando a linguagem computacional JAVA. Campos vetoriais bidimensionais podem ser representados por um conjunto de flechas de proporÃÃes fixas usadas para mostrar a magnitude e direÃÃo do campo. AtenÃÃo particular tem sido dada à fÃcil interpretaÃÃo dos resultados. A habilidade do mÃtodo para gerar prontamente saÃdas interpretÃveis contendo toda a informaÃÃo do campo, torna-o atrativo para aplicaÃÃes interativas. Neste trabalho estendeu-se esse sistema para a representaÃÃo tridimensional de campos vetoriais. Inicialmente à apresentado o Modelo GeomÃtrico utilizado para a confecÃÃo dos vetores que sÃo em forma de pirÃmide. A seguir à dedicado todo um capÃtulo a linguagem utilizada: JAVA. Como grande parte do tempo dedicado a este trabalho foi na pesquisa e aprendizado desta nova forma de programaÃÃo e pela importÃncia fundamental e inovada que esta linguagem apresenta nos dias de hoje, o enfoque deste trabalho dividiu-se entre as tÃcnicas de representaÃÃo grÃfica e as caracterÃsticas e vantagens da utilizaÃÃo desta nova tecnologia em computaÃÃo. No quarto capÃtulo hà a DescriÃÃo Geral do Sistema, sua estrutura, suas funÃÃes e o tipo de equipamento utilizado. No capÃtulo de ConclusÃes hà uma anÃlise geral dos resultados obtidos com a realizaÃÃo deste trabalho, propostas para trabalhos futuros, tecendo-se tambÃm comentÃrios sobre as dificuldades encontradas. Em volume destacado estÃo os Anexos contendo a listagem dos programas, as telas exibidas pelo software com a representaÃÃo de alguns campos vetoriais cujos dados foram fornecidos pelo grupo de pesquisa em CFD (Computational Fluid Dynamics) do IAE/ASE-N e que tambÃm encontram-se no referido Anexo.
ASSUNTO(S)
java (linguagem de programaÃÃo) vetores (matemÃtica) desenvolvimento de software programaÃÃo de computadores computaÃÃo grÃfica linguagens de programaÃÃo
ACESSO AO ARTIGO
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=309Documentos Relacionados
- Application of virtual reality techniques in visualizing and cutting non-convex polyhedron
- Efeitos de visualizaÃÃo em atividades de comparaÃÃo de comprimentos de linhas abertas
- Meta3D: uma ferramenta para visualizaÃÃo de informaÃÃes em 3D
- Efeitos de visualizaÃÃo em atividades de comparaÃÃo de comprimentos de linhas abertas
- ImplementaÃÃo em Java do emparelhamento de Tate para aplicaÃÃo em criptografia de curvas elÃpticas.