Visual Culture Through the Looking Glass: vision and re-vision of representation through genealogy and cultural translation

AUTOR(ES)
FONTE

Trab. linguist. apl.

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/12/2019

RESUMO

Resumo Baseando-se nas filosofias pós-estruturalistas foucaultiana e derridiana, nas abordagens sociológicas da linguagem de Sousa Santos e Menezes de Souza, na conceituação produtiva de cultura de Stuart Hall e nos estudos visuais de Mirzoeff, Stam e Shohat, este artigo busca relacionar cultura visual, tradução cultural e educação linguística. De natureza qualitativa e interpretativista, esta reflexão é dividida em cinco seções principais: na introdução, abordagens filosóficas e sociológicas em relação à linguagem visual e cultura são apresentadas. A seção um problematiza a cultura visual, por meio da genealogia de corpos invisíveis. A próxima seção explora a evolução do modelo de tradução gramatical para a tradução cultural na cultura visual. Em seguida, o artigo revisita e desconstrói modelos de letramento dominantes por meio da tradução cultural. Finalmente, esta perspectiva genealógica em relação ao visual mostra que as formações históricas tradicionais retornaram aos cenários políticos e educacionais em nosso país e infelizmente têm promovido uma política de manipulação e alienação.Abstract Based upon Foucauldian and Derridean post-structuralist philosophy of language, Sousa Santos and Menezes de Souza’s sociological approaches to language, Hall’s productive conceptualization of culture and on Mirzoeff, Stam and Shohat’s visual studies, this paper seeks to engage with discussions on visual culture, cultural translation and language education. Of qualitative/interpretative nature, this reflection is divided into five main sections: in the introduction, it presents philosophical and sociological approaches to (visual) language and culture. Section one problematizes visual culture by means of the genealogy of invisible bodies. Next section evolves from the grammar-translation model to cultural translation in visual culture. Then, it revisits and deconstructs dominant literacy models through cultural translation. Finally, this genealogical perspective towards the visual shows how the traditional historical formations have taken over back again the political and educational scenarios in our country, and thus sadly promoted a politics of manipulation and alienation.

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