Vissi d arte por amor a uma profissão (um estudo sobre as reações de trabalho e a atividade do cantor no teatro lirico)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

O presente trabalho busca, através da pesquisa sobre o trabalho do cantor lírico no Brasil, especificamente na cidade de São Paulo, caracterizar o contexto da atividade musical erudita do teatro lírico nos dias de hoje através da apreensão da dimensão mais concreta da relação entre música e sociedade. Isto nos permite também compreender como a função social da música vem adquirindo novos sentidos no contexto das mudanças das estruturas econômicas em seu desenvolvimento histórico. Com a pesquisa objetivamos analisar a atuação profissional desses músicos no mercado de trabalho, a partir dos processos de mudanças no padrão de acumulação flexível de capital. Observa-se que, a reestruturação produtiva, que também se faz presente nos processos de produção do trabalho imaterial relacionados ao espetáculo lírico, representa ao mesmo tempo, um processo de inclusão de novas tecnologias informacionais de comunicação em seus processos produtivos e uma nova configuração do trabalho que absorve formas de contratações precárias e de relações sociais de produção fragilizadas. Por isso, compreender a dimensão social do trabalho musical sob a perspectiva de um conjunto de trabalhadores que se localiza às margens da indústria, significa também a ampliação, pela perspectiva analítica do trabalho artístico, dos limites conceituais tradicionalmente tratados e consagrados pela sociologia do trabalho

ASSUNTO(S)

opera cantores ocupações

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